sábado, 17 de março de 2012

SANTAS CASAS ESTÃO 11 ANOS SEM REAJUSTE DO SUS
Dados estarrecedores foram revelados pelo provedor da Santa Casa, Antonio José Aldrighs dos Santos, na audiência pública realizada na sexta-feira à tarde no plenário Joaquim Gorgulho da Câmara Municipal. Referem-se ao SUS - Sistema Unico de Saúde - do governo federal.
Disse o provedor, que há 11 anos, não existe reajuste no pagamento da prestação de serviços feitos pelas Santas Casas de todo o país e que os hospitais estão iniciando uma mobilização nacional para a coleta de assinaturas em um abaixo assinado que pretende conseguir mais de um milhão de pessoas que apoiem a iniciativa de solicitar aumento nos valores pagos pelo governo federal. A
A denuncia feita pelo diretor assinala valores absurdos da tabela, citando alguns exemplos -
uma operação de apendicite tem repasse de 253 reais -
86,70 - vejam que absurdo - são pagos ao médico
26,00 - para o médico auxiliar - outro dado estarrecedor
48,00 - para o anestesista
Total do dispêndio para a a execução de uma operação cheia de risco de 160,70 reais, sobrando para o hospital 93 reais.
Um parto com cesariana é pago pelo SUS - 395,60 reais
101 reais são pagos ao médico - notem bem leitores 101 reais
43 reais para o auxiliar
61 reais para o anestesista, perfazendo no total 205 reais.
A Santa Casa recebe 395,60 - restando 90,60 reais para o hospital.
Ninguém ignora que os hospitais têm despesas muito grandes para se manetr funcionando. São funcionários, remédios, alimentação para os pacientes, lavanderia, energia, enfim é fácil imaginar o volume destes gastos.
Há 11 anos, exatamente o período do atual partido - PT - que está no comando do governo federal que não tem reajuste para os hospitais, que estão sobrevivendo às custas do sacrificio de abnegados como os atuais diretores do hospital em Presidente Venceslau.
Não vamos comentar o teor do restante da reunião no qual a atual diretoria mostrou por fotos e filmagens o estado em que encontrou o nosocômio depois da intervenção do PT. nos anos anteriores.
Este é um fato real, do descaso com que está sendo tratada a Saude Pública em nosso país,prejudicando a toda população que utiliza os serviços do SUS. Como pode um médico que estuda mais de 20 anos ganhar valores tão irrisórios para executar uma operação, que é um risco à vida do ser humano ? Uma pergunta que todos devem fazer antes de criticar....
A provedoria da Santa Casa agiu de forma correta ao demonstrar tal situação. O prefeito, que segundo as palavras ditas por Antonio José, tem ajudado a Santa Casa estava presente, mas nem todos os vereadores que são bem melhor remunerados que os médicos compareceram à audiência.
OBS DO EDITOR -Às vezes nos textos escritos existem erros de grafia, mas que são cometidos pela falta de conhecimento do computador. Estamos procurando melhorar...

Nenhum comentário: