segunda-feira, 19 de março de 2012

PRESIDENTE EPITÁCIO SENTE REFLEXOS DO JBS
Desde que o JBS - Frigorífico que funcionava em Presidente Epitácio - encerrou suas atividades, que os reflexos desta paralisação começaram a aparecer no cortidiano da Estância Turísitica.
O fechamento de 1.300 postos de trabalho, gerou uma profunda lacuna na economia do municipio, que a exemplo de Presidente Venceslau, quando o mesmo aconteceu com o Kaiowa, viu a sua economia sofrer um profundo abalo.
Uma unidade de abate bovino do porte destas industrias da carne, gera milhares de empregos diretos e indiretos, no caso cerca de 5 mil, se contarmos que há toda uma cadeia de atividades que gira em torno, como caminhões boiadeiros, auto peças, oficinas, postos de gasolina, empresas de suporte industrial, enfim, um processo contínuo de apoio ao setor. Isto sem contar, o aumento populacional que é praticamente duplicado se contarmos que cada família sempre tem filhos.
É um duro baque para a arrecadação municipal que vai se refletir no ano seguinte com a queda de repasses do FPM e do ICMs, com a consequente queda do índice.
Presidente Epitácio, sente neste momento este drama que é retratado em reportagem deste domingo pelo jornal "Integração" que aborda um empresário da cidade dizendo que "o comércio não está bem".
Devemos atentar para o fato de que nossa região, que passa por grandes transformações no setor rural, com a saída do boi e entrada da cana de açucar para a produção do alcool, precisa encontrar a sua identidade econômica e fixar parâmetros para que possa garantir a estabilidade econômica dos municipios que a compõem.
Este é um trabalho que precisa da união dos poderes publicos e da iniciativa privada em um grande esforço de planejamento para que a vocação regional, seja equacionada de maneira a garantir a estabilidade de emprego e de qualidade de vida para todos.
Sabemos que é dificil, mas o mundo passa por um processo terrível no setor economico com abalos em países que sempre foram considerados "primeiro mundo - exemplos Europa e EUA.
Sempre fomos favoráveis a união entre as comunidades regionais e nos ultimos anos sentimos o esvaziamento da UMAS e UNIPONTAL, entidades que congregavam em torno de sí, os municipios regionais e por várias vezes foram porta vozes de reinvidicações regionais às instâncias superiores.
Poderiam ressurgir e dentro de uma dinâmica diferente das reuniões que terminavam em lautos churrascos, estabelecer uma equipe de estudo e planejamento, talvez em conjunto com univerdades e escolas da região, estabelecendo um plano conjunto de desenvolvimento regional.
Agora está sendo Presidente Epitáciol, amanhã será outro municipio e assim sucessivamente colaborando para que nossa região seja sub-desenvolvida em relação a outras do estado de São Paulo.

Nenhum comentário: