De tempos a esta parte, Presidente Venceslau, convive com a falta de líderes, principalmente no setor político.
Passamos mais de duas décadas, sem que, houvesse o aparecimento de alguém que pudesse aglutinar em torno de sí, os diversos setores da comunidade.
Oportunidades srgiram ao longo deste período, mas aqueles que poderiam galvanizar o apoio de todos, não souberam aproveitar os momentos oportunos.
Uns por "orgulho" apesar de terem espaldo popular, outros por falta de "senso político e jogo de cintura" e mais recentemente, os que exreceram e exercem o poder pela " omissão, inacapacidade administrativa e o uso de expedientes politicos nada recomendáveis, que se aproximam do que aconteceu com o malfadado mensalão".
Presidente Venceslau, que no século passado teve líderes históricos, sofre, hoje de uma asfixia em busca de uma liderança que possa, reafirmar os valores que somente os que sabem "politicar e governar" podem conseguir.
Estamos em uma época inosonssa, na qual o pagamento em dia dos funcionários é trombeteado aos quatro cantos como se fosse uma virtude e não uma obrigação.
Passados 10 meses da atual administração, nada de novo aconteceu a não ser a continuidade das mazelas de sempre - buracos, cidade suja, câmara municipal submissa e uma política de perseguição a quem manifesta sua opinião, sem precedentes na história do municipio.
PROCURA-SE UM LÍDER - que possa retirar -PRESIDENTE VENCESLAU - desta letargia, deste marasmo, desta falta de criatividade, que caracteriza os que foram eleitos pelo povo, tanto prefeito como vereadores.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
sábado, 12 de outubro de 2013
E A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA FAIVE 2013 ?
Até que enfim, alguém ligado ao grupo ue apóia o prefeito Jorge Duran na Câmara Municipal, cobrou da Associação que promoveu a Faive 2013, o balancete com os numeros que possam provar que houve o " superavit", anunciado.
O vereador Tufy Nicolau Jr., fez m pronunciamento na ultima sessão da Câmara Municipal, que cobra do prefeito, que nomeou a comissão, estes numeros e in-daga sobre outros procedimentos relacionados com apoio financeiro ao evento.
Merece o vereador o reconhecimento da população, eis que o povo precisa saber sobre a realidade dos fatos, e uma das funções primordiais dos vereadores é a de ajudar na informação sobre a administração municipal.
Muita gente na cidade, tem colocado em dúvida se realmente houve este valor positivo em dinheiro e alguns m ais maldosos, chegam a dizer ' o valor pode ser até maior", tanto é os segredo que fazem sobre o mesmo.
Sobre a Faive de 2.012,. sabemos que foi feito o inquérito policial e que tudo está no Ministério Publico para ser analisado, partindo daí o andamento juridico do caso.
O vereador Tufy Nicolau Jr., fez m pronunciamento na ultima sessão da Câmara Municipal, que cobra do prefeito, que nomeou a comissão, estes numeros e in-daga sobre outros procedimentos relacionados com apoio financeiro ao evento.
Merece o vereador o reconhecimento da população, eis que o povo precisa saber sobre a realidade dos fatos, e uma das funções primordiais dos vereadores é a de ajudar na informação sobre a administração municipal.
Muita gente na cidade, tem colocado em dúvida se realmente houve este valor positivo em dinheiro e alguns m ais maldosos, chegam a dizer ' o valor pode ser até maior", tanto é os segredo que fazem sobre o mesmo.
Sobre a Faive de 2.012,. sabemos que foi feito o inquérito policial e que tudo está no Ministério Publico para ser analisado, partindo daí o andamento juridico do caso.
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
ADMINISTRAÇÃO DURAN EM DESTAQUE NA TV FRONTEIRA
Desde o "affaire", TV Fronteira com o "censor-assessor de imprensa' do Prefeito Jorge Duran, que a TVafiliada da Globo, tem, sistemáticamente, efetuado reportagens sobre a administração municipal.
O governo Jorge Duran, tem sido destaque na programação noticiosa da lider em audiência no oeste paulista.
Entretanto, um destaque negativo visto que veiculadas são todas mostrando deficiências do atual governo municipal, - e quantas reportagens " que demonstram a ineficiência com que Presidente Venceslau está sendo guiada.
Sabe-se por fontes dignas de crédito que muito ainda está por vir, e que "as chacotas" do "censor assessor de imprensa" devem ter alguma relação com os fatos apontados no trabalho jornalístico colhido em nossa cidade.
Desde a instalação da emissora em P.Prudente, que nossa cidade não ganha tanto destaque no noticiário regional, diga-se a de forma negativa, o que é uma proeza.
O que o ' Diário Oficial do Municipio" traz com ufanismo sem limites e sem corar. a emissora de TV tem mostrado, com reportagens, imagens e depoimentos dos municipes.
Nesta terça-feira, no SP-TV do meio dia, a tv fronteira demonstrou a ineficiência do governo Duran em um dos bairros da cidade. Foi lamentável.
Muito se fala, que o atual prefeito e seu vice, apesar das aparências, já não falam a mesma língua.
Osvaldo Mello, a quem se atribuem os votos necessários para a vitória eleitoral, não estaría nada satisfeito com o que vem sendo feito pelo prefeito Duran.
De uns tempos a esta parte, já não aparecem juntos em fotos no " Diário Oficial". Ser´simples coincidência ?
A nota do diretório municipal do PT, que foi divulgada pela imprensa, com críticas aos diretores do IPREVEN, é uma demonstração do descontentamento.
O que se vê, é que o governo Duran, vai decepcionando a cada dia que passa, e tendo agora a assessoria competente da TV Fronteira, que demonstra que está assumindo o posto do 'censor-assessor de imprensa" exibindo com muita eficiência o que acontece na cidade. Qual será o próximo capítulo ?
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
SOLIDARIEDADE A UM COLEGA DE PROFISSÃO
Desde a assunção ao poder da nova administração - poderes executivo e legislativo - que fatos incompatíveis com a história de Presidente Venceslau vêm ocorrendo.
Desvirtuam o carater democrático que sempre foi um dos orgulhos da atividade política venceslauense.
Por várias vezes, denunciamos aquí - o patrulhamento ideológico - a que são submetidos os que lidam diretamente com a informação oriunda destes dois poderes.
Não bastasse a atuação deletéria da assessoria do poder executivo municipal em episódios recentes, que envolveram a mídia regional, mais uma "mancha" aconteceu na tarde de ontem em uma das salas da Câmara Municipal.
Numa sala do legislativo, estavam o Presidente Nilson Scalon, o vereador Vandeir, o vereador Ezequias Dassie, o assessor de imprensa do Legilstaivo, há cerca de 4 anos, radialista Milvaldo Rodrigues.
Abruptamente, o vereador Ezequias Dassie uma das lideranças do prefeito Jorge Duran, começou a criticar o assessor dizendo " você é assessor da Câmara Municipal, que apóia o prefeito Jorge Duran e não tem direito de criticar a administração municipal, dizendo que as ruas estão esburacadas'.
Mivaldo Rodrigues, se disse surpreso, pois não fez publicamente nenhuma crítica neste sentido e retrucou se defendendo, quando Ezequias Dassie, lhe dissse: "Você é desonesto".
Tal frase feriu os brios do radialista que pediu ao vereador Ezequias Dassie, que lhe desse provas do que o estava acusando e novamente foi chamado de "desonesto".
Diante do Presidente da Casa Nilson e do vereador Vandeir que não defenderam o assessor, só restou a Mivaldo diante de tal grave acusação pedir "demissão em carater irrevogável" do cargo de assessor de imprensa da Câmara Municipal.
Um fato lamentável, pois representa um atentado às liberdades individuais, à democracia, cometido por uma autoridade municipal, eleita pelo povo e que deve representar os interesses deste povo.
Não sei, e talvez nunca saiba, de algum cidadão no pleno gozo dos seus direitos que não possa expressar verbalmente a sua opinião. Será que porque está em uma Câmara Municipal, onde o prefeito não tem maioria absoluta, porque o vereador Raphael do Forum é o unico oposicionista, mas a sua individualidade, não dá unanimidade ao prefeito - pode o vereador Ezequias Dassie, se arvorar deste direito de dizer que o apoio é irrestrito e total dos vereadores.
Devo dizer que o vereador Ezequias Dassie, teve o voto do vereador Raphael do Forum para Presidente quando foi contra Nilson Scalon e depois não se sabe o porquê, está ao lado de Nilson Scalon a quem criticava.
Escrevo estas palavras e conto este episódio para demonstrar a minha irrestrita solidariedade ao colega Mivaldo Rodrigues, que ao pedir demissão, agiu como deve agir um cidadão que vê a sua honra atacada, por aqueles que se dizem defensores do povo.
Tenho nos últimos meses, depois de perceber que o atual governo municipal, é dirigido por títeres, que não admitem críticas., nem que sejam construtivas, colocado minhas opiniões pelo "blog" já que não tenho espaço que antes tinha no Jornal Diário Oficial do Municipio.
Infelizmente, existem elementos na imprensa, que sempre têm que estar com a cultura do "chapéu na mão", pois não conseguem se livrar das verbas oficiais.
Sei, caro amigo Mivaldo Rodrigues, que aos homens que têm e defendem suas opiniões, os poderosos do "momento" sentem-se incomodados.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
NOSSAS RUAS
Final de semana passada, depois de muito tempo, fomos a Ribeirão dos Indios e passamos por Santo Anastácio.
Uma surpresa agradável... As ruas da simpática cidade vizinha todas limpas e nas pistas de transito, asfalto de primeira qualidade, com o carro deslizando, de forma suave, sem solavancos.
Semáforos com luz led, funcionando o tempo necessário demonstrando que o atual prefeito, nem sei quem é, ou o seu antecessor, cuidam das ruas que são os cartões postais de uma cidade.
A pista de rolamento sem buracos e plana traz conforto ao carro que parece ser novo, ao motorista que sente prazer em guiar e segurança aos passageiros.
Mas,.... - A COMPARAÇÃO É INEVITAVEL - Porque aquí é assim e em Presidente Venceslau, as ruas estão mal cuidadas, esburacadas ?
Ésta é a pergunta que todos nós fazemos, quando chegamos em uma cidade em que a administração municipal faz o seu papel e cumpre as suas obrigações.
E
Uma surpresa agradável... As ruas da simpática cidade vizinha todas limpas e nas pistas de transito, asfalto de primeira qualidade, com o carro deslizando, de forma suave, sem solavancos.
Semáforos com luz led, funcionando o tempo necessário demonstrando que o atual prefeito, nem sei quem é, ou o seu antecessor, cuidam das ruas que são os cartões postais de uma cidade.
A pista de rolamento sem buracos e plana traz conforto ao carro que parece ser novo, ao motorista que sente prazer em guiar e segurança aos passageiros.
Mas,.... - A COMPARAÇÃO É INEVITAVEL - Porque aquí é assim e em Presidente Venceslau, as ruas estão mal cuidadas, esburacadas ?
Ésta é a pergunta que todos nós fazemos, quando chegamos em uma cidade em que a administração municipal faz o seu papel e cumpre as suas obrigações.
E
domingo, 29 de setembro de 2013
FAIVE XXXVI - E O BALANCETE ?
O Presidente da Associação que foi montada pela administração municipal para a realização da FAIVE de 2.013, acreditamos, deu um tiro no pé quando divulgou na semana um relatório, que não conten informações financeiras sobre o que aconteceu com "as verbas " - " com o dinheiro"- " com as receitas e gastos ", que foram movimentadas durante o evento.
Afinal, se a citada associação e seus integrantes não entendem ou fazem que não entendem " quanto de dinheiro foi arrecadado e quanto foi gasto", é isto, que a população governada pelo insigne prefeito Jorge Duran, quer saber.
É a única forma de ser demonstrado contábil e financeiramente, porque houve o lucro de mais de R$ 94 mil, que foi alardeado pela Associação e pelo prefeito.
Não existe na história de nenhuma atividade economica e social, outra forma de apuração de resultados (lucro- superavit - ou prejuízo - déficit).
Palavras, apenas palavras, como mostra o relatório, não esclarecem de onde veio o dinheiro e nem onde foi gasto. Há um "montante de receitas e despesas", e se o erário público contribuiu com pessoal, limpesa e preparação do recinto, máquinas, ajuda de divulgação na mídia, verbas para para pagamento de shows ou eventos, enfim, qual a ajuda oficial com o dinheiro do povo, pois o evento é gratuíto.
No final de qualquer promoção, seja ela publica ou particular há a necessidade de - DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA - DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Será que o dignissimo Presidente da Associação e sua diretoria, não entendem que isto é necessário?
Foi desta forma, com a apresentação do Balancete Financeiro, que se apurou o "déficit" da Feira de 2.012, que foi investigado pela polícia e está no MP.
Se, os numeros não forem discriminados para a população, poderá haver sérias suspeições de que o resultado que está sendo anunciado não passa de um engodo, de uma manipulação, cujas palavras doces de um Relatório podem ser tendenciosas e enganosas.
Vamos, senhor Presidente - mostrar os numeros reais - que o povo e a imprensa querem saber de onde vem o " superavit" porque eventos não dão lucro e sim " superavit" para que a mesma ASSOCIAÇÃO, que já foi anunciada pelo prefeito para continuar em 2.014, possa começar a realizar com o dinheiro que diz que sobrou, as obras necessárias no Parque, para um maior exito no ano que vem.
Afinal, se a citada associação e seus integrantes não entendem ou fazem que não entendem " quanto de dinheiro foi arrecadado e quanto foi gasto", é isto, que a população governada pelo insigne prefeito Jorge Duran, quer saber.
É a única forma de ser demonstrado contábil e financeiramente, porque houve o lucro de mais de R$ 94 mil, que foi alardeado pela Associação e pelo prefeito.
Não existe na história de nenhuma atividade economica e social, outra forma de apuração de resultados (lucro- superavit - ou prejuízo - déficit).
Palavras, apenas palavras, como mostra o relatório, não esclarecem de onde veio o dinheiro e nem onde foi gasto. Há um "montante de receitas e despesas", e se o erário público contribuiu com pessoal, limpesa e preparação do recinto, máquinas, ajuda de divulgação na mídia, verbas para para pagamento de shows ou eventos, enfim, qual a ajuda oficial com o dinheiro do povo, pois o evento é gratuíto.
No final de qualquer promoção, seja ela publica ou particular há a necessidade de - DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA - DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Será que o dignissimo Presidente da Associação e sua diretoria, não entendem que isto é necessário?
Foi desta forma, com a apresentação do Balancete Financeiro, que se apurou o "déficit" da Feira de 2.012, que foi investigado pela polícia e está no MP.
Se, os numeros não forem discriminados para a população, poderá haver sérias suspeições de que o resultado que está sendo anunciado não passa de um engodo, de uma manipulação, cujas palavras doces de um Relatório podem ser tendenciosas e enganosas.
Vamos, senhor Presidente - mostrar os numeros reais - que o povo e a imprensa querem saber de onde vem o " superavit" porque eventos não dão lucro e sim " superavit" para que a mesma ASSOCIAÇÃO, que já foi anunciada pelo prefeito para continuar em 2.014, possa começar a realizar com o dinheiro que diz que sobrou, as obras necessárias no Parque, para um maior exito no ano que vem.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
ANONIMATO A ARMA DOS QUE SE ESCONDEM
Nunca destaquei em meu "blog" os comentários anônimos.
Aliás, nem os leio. Sejam elogiosos ou críticos. Os críticos em sua maioria de pessoas contrariadas e cheias de ódio, contem palavreado "chulo" proprio dos desequilibrados e que não merecem nenhuma atenção.Os elogiosos, por uma questão de foro íntimo, porque quando escrevo estou emitindo a minha opinião sobre fatos verdadeiros e quer queiram ou não os atingidos são na sua maioria do conhecimento publico.
Existem pela cidade, "rumores" que se foram confirmados, farão estremecer as estruturas do poder, como também investigações sigilosas, que não podemos revelar pois "são segredos de justiça", que, fatalmente virão à tona e queimam as "massas encefálicas' de muitos que se julgam "poderosos".
No dia a dia e na hora de dormir, quando os fatos são relembrados, talvez a "consciência" de algum, se é que as têm, possam em alguma futurologia, antever o que poderá acontecer.
Mas, deixemos as preoupações para quem são os seus donos.
O anonimato, é e será sempre execrado em qualquer atividade que o ser humano exerce.
No meu entendimento é uma forma covarde, para o bem ou para o mal, dos individuos se manifestarem, negando sua condição de ser humano e o dom maior que Deus lhe deu que é a capacidade de pensar e colocar a sua posição perante um ato, uma notícia, que lhe diz respeito.
Não é porque me elogiam anonimanente, que estão aplaudindo o que estou fazendo ou escrevendo. Pelos anos de jornalismo, desconfio até do anonimato elogioso, que pode estar sendo um interesse ilegítimo, mas que vai servir para o autor atingir seu objetivo.
Daí, a preferencia pelos que inserem seus nomes e RGs., assumindo publicamente o que sentem e o que pensam.
O anonimato no meu entendimento é uma traição, à propria consciência de quem o exerce e um NEGAÇÃO ao dom maior que DEUS nos deu e que nos faz
diferença dos outros seres. A capacidade de raciocinar e se comunicar.......
Por várias vêzes,. disse e a reafirmo.... que não sou o dono da verdade e como todo ser humano, cheio de erros e imperfeições.
Mas, tenho a plena convicção de que nunca usarei o anonimato.
Podemos pensar que enganamos ao próximo, mas à nossa consciência nunca conseguiremos. Ela é um dos dons que Deus nos legou e nos fez diferentes.
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
XXXVIa. FAIVE E O RELATÓRIO ECONôMICO ?
Era esperado...
Não poderia ser de outra maneira, segundo a ótica oficial.
O "resultado" econômico da XXXVI a FAIVE, foi positivo.
Na propalada e divulgada "coletiva à imprensa", - quanta pretensão - foi divulgado "o resultado", sem o devido acompanhamento do balanço econômico, dos créditos e débitos das atividades desenvolvidas.
É comum nestas ocasiões ser apresentada uma "demonstração financeira" de cada item e obviamente se houve lucro ou prejuízo.
Também os recursos públicos que foram destinados devem ser colocados neste balancete.
Não poderia ser de outra maneira, segundo a ótica oficial.
O "resultado" econômico da XXXVI a FAIVE, foi positivo.
Na propalada e divulgada "coletiva à imprensa", - quanta pretensão - foi divulgado "o resultado", sem o devido acompanhamento do balanço econômico, dos créditos e débitos das atividades desenvolvidas.
É comum nestas ocasiões ser apresentada uma "demonstração financeira" de cada item e obviamente se houve lucro ou prejuízo.
Também os recursos públicos que foram destinados devem ser colocados neste balancete.
Pelo que sabemos nada foi apresentado - "só foi dito que houve lucro de mais de 90 mil reais".
A Prefeitura pagou quase 50 mil em um dos shows. Os leilões que foram realizados às expensas dos organizadores-expositores, renderam mais de 60 mil reais.
A Prefeitura pagou quase 50 mil em um dos shows. Os leilões que foram realizados às expensas dos organizadores-expositores, renderam mais de 60 mil reais.
Há uma informação prestada pelo próprio Presidente da Associação criada para tal fim, nos meses que antecederam a Feira, que o poder público repassaria um valor considerável para a promoção.
Há informações de outros repasses, como do Sindicato Rural, Sebrae, cujos valores não são conhecidos.
Não estamos duvidando de ninguém.
Mas, para que não pairem dúvidas o "Balancete Econômico" deverá ser exposto à analise publica, como prova cabal, do que foi divulgado de que a promoção deu um "lucro razoável", e que as verbas públicas sejam descontadas, pois são dinheiro do povo que foi injetado na promoção.
É o mínimo que se espera......
Há informações de outros repasses, como do Sindicato Rural, Sebrae, cujos valores não são conhecidos.
Não estamos duvidando de ninguém.
Mas, para que não pairem dúvidas o "Balancete Econômico" deverá ser exposto à analise publica, como prova cabal, do que foi divulgado de que a promoção deu um "lucro razoável", e que as verbas públicas sejam descontadas, pois são dinheiro do povo que foi injetado na promoção.
É o mínimo que se espera......
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
TREM DA ALEGRIA.....MENSALINHO.....PREMIO AOS APOIADORES ?
A administração Jorge Duran tem um mérito inquestionável.
Toda semana, presenteia a mídia, com um fato. Nos primeiros meses parecia que tudo ia bem, com a formação do governo, sendo feita dentro dos moldes de composições políticas sérias e confiáveisf. Dizer que agradaram, não é verdade. Mas, nem sempre é possível contentar a todos.
Transcorridos alguns mêses, começaram a "pipocar" na imprensa local, alimentados pelo " censor ou assessor" de imprensa, os fatos que fazem levar ao descrédito a atual administração.
A cada semana, surge uma notícia, que desagrada a parcelas da população, que olha com extrema desonfiança até onde vai chegar este governo (ou desgoverno).
Duran e a maioria conseguida na Câmara Municipal, com a troca de cargos e favores, vão despejando semanalmente notícias, que deixam atônitos os venceslauenses.
As trapalhadas de sua assessoria, a falta de liderança do prefeito, que até agora não saiu em defesa de nenhum dos seus companheiros, a excessiva preocupação com apoios que começam a lhe trazer problemas no legislativo, o não cumprimento de promessas de campanha, estão criando uma atmosfera de desconfiança.
O reflexo destas ações estão nas ruas da cidade, sujas, abandonadas, nas praças publicas, nas calçadas deterioradas, nos buracos no asfalto, no salario das professoras da rede municipal, nas reclamações de "horas extras" trabalhadas e não recebidas do funcionalismo e na forma autoritária com que Duran e sua equipe tratam os servidores e funcionários que contrariem a adminisração.
Episódios de "patrulhamento" feito por pessoa intimamente ligada ao prefeito, dão uma clara demonstração de que "democracia e direitos afins" não são aceitos no governo municipal.
Nesta semana, o fato político-administrativo com que o prefeito e a Cãmara Municipal, com ampla maioria, pois alí não se pode ser contra, foi o projeto do executivo criando 41 ou 45 cargos,(sic), com 12 comissionados e 33 efetivos.
Estrabhamente, este projeto não foi alardeado pelo "censor-assessor" nem mesmo no Diário Oficial do municipio e veio à publico pelo interesse do editor do Tribuna Livre, Jamil Tannous, que "desencalhou a notícia".
Duran, deve saber que ninguém é tolo ao ponto de acreditar que cargos efetivos que constam do projeto, são um escudo para os comissionados que fazem parte de um dos títulos deste comentário " TREM DE ALEGRIA-MENSALINHO-ou OU APOIADORES "- de campanha - é claro.
Vou neste meu comentário, fazer um repto ao prefeito Duran e duvido que êle aceite - a cada nomeação de um dos comissionados, que seu -censor ou assessor de imeprensa - tão zeloso de sua divulgação, mande para todas as redações de radios, jornais e revistas da cidade, os nomes dos indicados, os partidos a que pertencem e se realmente têm qualificação técnica e profissional para o cargo.
Se assim fizer, talvez comece a melhorar a sua aceitação administrativa que está bastante baixa, segundo pesquisa que está sendo feita na cidade e que poderá ser divulgada em breve.
Toda semana, presenteia a mídia, com um fato. Nos primeiros meses parecia que tudo ia bem, com a formação do governo, sendo feita dentro dos moldes de composições políticas sérias e confiáveisf. Dizer que agradaram, não é verdade. Mas, nem sempre é possível contentar a todos.
Transcorridos alguns mêses, começaram a "pipocar" na imprensa local, alimentados pelo " censor ou assessor" de imprensa, os fatos que fazem levar ao descrédito a atual administração.
A cada semana, surge uma notícia, que desagrada a parcelas da população, que olha com extrema desonfiança até onde vai chegar este governo (ou desgoverno).
Duran e a maioria conseguida na Câmara Municipal, com a troca de cargos e favores, vão despejando semanalmente notícias, que deixam atônitos os venceslauenses.
As trapalhadas de sua assessoria, a falta de liderança do prefeito, que até agora não saiu em defesa de nenhum dos seus companheiros, a excessiva preocupação com apoios que começam a lhe trazer problemas no legislativo, o não cumprimento de promessas de campanha, estão criando uma atmosfera de desconfiança.
O reflexo destas ações estão nas ruas da cidade, sujas, abandonadas, nas praças publicas, nas calçadas deterioradas, nos buracos no asfalto, no salario das professoras da rede municipal, nas reclamações de "horas extras" trabalhadas e não recebidas do funcionalismo e na forma autoritária com que Duran e sua equipe tratam os servidores e funcionários que contrariem a adminisração.
Episódios de "patrulhamento" feito por pessoa intimamente ligada ao prefeito, dão uma clara demonstração de que "democracia e direitos afins" não são aceitos no governo municipal.
Nesta semana, o fato político-administrativo com que o prefeito e a Cãmara Municipal, com ampla maioria, pois alí não se pode ser contra, foi o projeto do executivo criando 41 ou 45 cargos,(sic), com 12 comissionados e 33 efetivos.
Estrabhamente, este projeto não foi alardeado pelo "censor-assessor" nem mesmo no Diário Oficial do municipio e veio à publico pelo interesse do editor do Tribuna Livre, Jamil Tannous, que "desencalhou a notícia".
Duran, deve saber que ninguém é tolo ao ponto de acreditar que cargos efetivos que constam do projeto, são um escudo para os comissionados que fazem parte de um dos títulos deste comentário " TREM DE ALEGRIA-MENSALINHO-ou OU APOIADORES "- de campanha - é claro.
Vou neste meu comentário, fazer um repto ao prefeito Duran e duvido que êle aceite - a cada nomeação de um dos comissionados, que seu -censor ou assessor de imeprensa - tão zeloso de sua divulgação, mande para todas as redações de radios, jornais e revistas da cidade, os nomes dos indicados, os partidos a que pertencem e se realmente têm qualificação técnica e profissional para o cargo.
Se assim fizer, talvez comece a melhorar a sua aceitação administrativa que está bastante baixa, segundo pesquisa que está sendo feita na cidade e que poderá ser divulgada em breve.
terça-feira, 10 de setembro de 2013
ASSESSOR CENSOR DEBOCHA DA TV FRONTEIRA
Com um ciminismo impressionante, que as próprias cameras da TV Fronteira mostraram, o assessor-censor de imprensa do prefeito Jorge Duran, fez um comentário debochado sobre a matéria que a emissora exibiu hoje por volta do meio dia no seu telejornal.....
São textuais suas palavras "Blitz da Saude, vai resolver o problema do mundo.....ah...ah....ah.... ( sonora gargalhada)"
A TV Fronteira, atendendo pedidos da população, fez uma reportagem nos PSFs. da periferia e no proprio Centro de Saude, constatado que não havia médicos.
O censor-assessor de imprensa, como sempre faz, estava lá, já se imagina para que, e foi "desclassificado" pelo reporter por não ser médico e reagiu irônicamente.
A frase de efeito, vai render certamente muita audiência para a Globo, e colocar Presidente Venceslau mais uma vez no "ridiculo". A imprensa tem que ser tratada a sério e não de forma debochada como foi pelo representante da gestão Duran (PDT).
sábado, 7 de setembro de 2013
FAIVE
F A I VE - EDIÇÃO XXXVII
A primeira semana após as 37 edições da FAIVE, sempre teve a questão : “O que você achou da Faive?” - As perguntas se repetem amiúde entre a população. Cada um quer saber a “opinião “ do interlocutor e depois colocar a sua.
Para quem já viu passar 37 destas edições, é natural que não existe comparações a ser feitas, de qual teria sido a melhor.
De uma certeza que mesmo os nascidos após 1975, ano da primeira, a de 2.013, não foi a melhor. Nem a gratuidade da entrada em um local público, como é o Parque de Exposições Alfredo Ellis, prometida em palanque, significou que a deste ano foi a melhor.
Nós, que de uma forma ou de outra sempre participamos desta promoção desde o seu primeiro evento, sentimos que a de 2.013, continuou com a sina do “desboroamento” da Festa que já foi chamada de “a maior do oeste paulista”.
Basta atentarmos para o nome da promoção – FAIVE – que significa Feira-Agropecuária e Industrial de Pres. Venceslau.
A pecuária e o agro-negócio, símbolos maiores do nascimento do evento, minguaram nos dois últimos, em números reduzidíssimos de exemplares. Bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos e aves, que faziam a alegria da garotada e eram as grandes atrações.
Foram poucos demais para a dimensão de uma exposição que nasceu sob o espectro destes exemplares que além da beleza nos pavilhões representam a nossa maior atividade comercial.
A indústria com os que a representam também foi reduzida. O verdadeiro comércio, aquele que paga impostos, foi substituído pelos “explorados barraqueiros” – que reclamavam das altas taxas cobradas pelo uso do local público. O parque Alfredo Ellis, um dos mais elogiados do interior pela sua amplitude e localização plana, mostrou que faltava algo mais.
Não vou criticar os que “toparam a parada” de organizar o evento. Foram corajosos e audaciosos, merecem estes adjetivos.
Mas, devemos ter a coragem também de dizer, que a FAIVE a nossa maior festa, vai aos poucos perdendo o encanto e a ansiedade pela sua realização.
A partir de agora, as especulações se voltam para o resultado financeiro, tendo em vista o que aconteceu na edição anterior. Com a mudança do CNPJ que deixou de ser o da Prefeitura Municipal, mas, nem por isso livre da curiosidade popular o chamado “Balanço” que contabiliza o resultado monetário do evento é a grande pergunta que ressoa pela cidade.
sábado, 24 de agosto de 2013
ASSESSOR OU CENSOR DE IMPRENSA?
O Português, a nossa língua, é uma das mais difíceis em sua ortografia, no significado das palavras.
São muitos os pronomes, a conjugação de verbos, os adjetivos, os substantivos e as formas de escrever, falar e se comunicar.
O título deste comentário sugere uma cacofonia com a aplicação de um cacófato - que é um vício de linguagem que gera sons desagradáveis numa oração por sílabas ou na fonética.
Vamos aos fatos: - durante a semana, mais propriamente na sessão da
Câmara Municipal, os vereadores do PSDB, pediram explicações ao prefeito municipal sobre as "horas extras", que foram amplamente comentadas na cidade, com a publicação do "holerith" de um funcionário municipal, que tem ligações de parentesco com um importante político da cidade e do estado.
O caso repercutiu de forma intensa, e a bancada do PSDB, através dos vereadores que a compõem solicitou ao prefeito Duran informações se é do conhecimento do mesmo o pagamento destas horas extras ao servidor, e ainda pediram para que sejam encaminhados os extratos de pagamento do servidor dos últimos 12 meses de agosto de 2012 a agosto de 2013.
Daí o surgimento do cacófato - "assessor de imprensa ou censor de imprensa”?
È obvio que tal pedido dos vereadores tem que ser divulgado pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal que é exercida por Mivaldo Rodrigues, radialista de nossa cidade e que exerce este cargo desde a legislatura passada, sem nada que o desabone. Pelo menos é o nosso conhecimento.
Bastou que a informação chegasse ao conhecimento do assessor de imprensa da Prefeitura Municipal, que ele começasse a procurar os órgãos de imprensa para que a notícia não fosse veiculada - uma autentica censura - nos termos em que era colocada a interpelação.
O Tribuna Livre divulgou a notícia e o jornal oficial dos atos da prefeitura municipal não divulgou..
Daí a colocação "temos um assessor de imprensa ou um censor de imprensa a serviço da administração Duran”?
Ontem este mesmo assessor (sic) foi flagrado na Rodovia Raposo Tavares, efetuando provavelmente uma reportagem, não se sabe para quem, em horário de expediente, da Prefeitura Municipal.. Vários fotos mostram a presença física do referido indivíduo, no local. Será que foi lá para depois correr as redações para pedir que a notícia do acidente não fosse divulgada, devido ao lastimável estado em que se encontra o piso da rodovia mantida pela CART, que não atende ao povo de nossa cidade com a implantação da Marginal da Raposo Tavares.
Pelos nossos parcos conhecimentos, "acidente na Raposo Tavares" não é matéria de assessoria de imprensa, eis que a Prefeitura Municipal não tem esta finalidade e não paga salários a alguém com este fim. Para tanto existe a mídia local e regional, que presta informações de graça.
Pelo exposto nota-se que tipo de comunicação é praticado pela administração Duran, que a tudo quer cercar e censurar, quando não é do seu interesse e não se peja de chamar de "mentiroso" quem não aceita os métodos anti-democráticos que estão sendo praticados.
Na abertura da Faive, hoje pela manhã o prefeito aproveitou a chance "para fazer uma defesa pífia dos que estão contra, segundo ele” (sic) - Será que ele não viu quantas pessoas espontaneamente sem ajuda da Prefeitura Municipal, participaram da cavalgada?
O que causou estranheza foi o fato do vice-prefeito, Osvaldo Melo não estar presente e Duran, na sua fala, dizer que nos últimos 10 anos tempo em que Osvaldo foi prefeito, a finalidade da feira foi “desvirtuada”.
O prefeito ainda vai ter que responder muitas perguntas. É só aguardar, que o tempo é o senhor da razão. Um cacófato - " um mamão " - não é " uma mão " sr. Prefeito.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
BLOGGANDO - COMENTANDO
Alguns assuntos que vamos colocar para os nossos leitores.....
- A direção da Santa Casa, tendo como provedor Antonio José Alçdrighs dos Santos, com o apoio do presidente do Conselho Deliberativo José Luiz Oberlaender e demais diretores, vem desenvolvendo uma veradeira revolução tanto no aspécto físsico do hospiatl como no atendimento.
São visiveis as mudanças, com as reformas e incrementação de serviços que estão resgatando a credibilidade do nossocmio em toda região. Há uma super-procura pelo Pronto Socorro, o que causa problemas não só para o atendimento médico, mas para a parte administrativa. Apesar do cansaço que o cargo proporciona a quem vive 24 horas por dia a Santa Casa sem remuneração, Antonio José está levando à frente o seu compromisso de reerguer o hospital. As novidades aparecem todos os dias e apesar "daqueles" que são maledizentes e contra tudo, a Santa Casa está no caminho certo.
PREÇO DA CERVEJA - Na cidade circula a informação de que no recinto Alfredo Elis Neto, que vai abrigar a Faive a partir de sabado, a cerveja vai custar 4 reais.
Dizem também que quem fará o repasse será a Associação criada para organizar a Faive, ao preço de 3 reais permitindo um lucro de 1 real aos comerciantes. Nos supermercados o produto custa a média de R$ 1,50, e no varejo R$ 2,20. Nada a comentar de nossa parte que não cosumimos bebida alcoolica, mas algums pessoas vieram reclamar sobre o assunto. Fica o registro.
PERICIAS AUTOMOTIVAS - As empresas que se estabeleceram para realizar as perícias automotivas e com isto garantir a autenticidade dos documentos dos veículos que são transacionados,. estão reclamando que o DETRAN está efetuando a perícia, e muitos veículos poderão ter os documentos transferidos sem a devida avaliação técnica. É arriscado para os compradores que poderão adquirir os chamados" cabritos" carros roubados em outras cidades e que são despejados no interior paulista. O que não se compreende é o porque do Estado exigir, outorgando a autorização às empresas, que tiveram gastos para se instalar e de repente mudar a regra do jogo. Este é o Brasil, como dizia o Presidente francês De Gaulle " não é um país sério ".
CÃMARA MUNICIPAL - Os vereadores assinaram requerimento ao prefeito Duran, pedindo explicações sobre o "hollerith", cuja cópia circulou de mãos em mãos na cidade, a respeito das horas extras pagas a um funcionário municipal.O requerimento votado na sessão de segunda feira, 19, péde também os valores de pagamentos anteriores feitos ao funcionário. Vamos aguardar a resposta, se é que será respondido, pela administração municipal, eis que os autores do documento são todos da bancada majoritária que apóia o prefeito Jorge Duran.
- A direção da Santa Casa, tendo como provedor Antonio José Alçdrighs dos Santos, com o apoio do presidente do Conselho Deliberativo José Luiz Oberlaender e demais diretores, vem desenvolvendo uma veradeira revolução tanto no aspécto físsico do hospiatl como no atendimento.
São visiveis as mudanças, com as reformas e incrementação de serviços que estão resgatando a credibilidade do nossocmio em toda região. Há uma super-procura pelo Pronto Socorro, o que causa problemas não só para o atendimento médico, mas para a parte administrativa. Apesar do cansaço que o cargo proporciona a quem vive 24 horas por dia a Santa Casa sem remuneração, Antonio José está levando à frente o seu compromisso de reerguer o hospital. As novidades aparecem todos os dias e apesar "daqueles" que são maledizentes e contra tudo, a Santa Casa está no caminho certo.
PREÇO DA CERVEJA - Na cidade circula a informação de que no recinto Alfredo Elis Neto, que vai abrigar a Faive a partir de sabado, a cerveja vai custar 4 reais.
Dizem também que quem fará o repasse será a Associação criada para organizar a Faive, ao preço de 3 reais permitindo um lucro de 1 real aos comerciantes. Nos supermercados o produto custa a média de R$ 1,50, e no varejo R$ 2,20. Nada a comentar de nossa parte que não cosumimos bebida alcoolica, mas algums pessoas vieram reclamar sobre o assunto. Fica o registro.
PERICIAS AUTOMOTIVAS - As empresas que se estabeleceram para realizar as perícias automotivas e com isto garantir a autenticidade dos documentos dos veículos que são transacionados,. estão reclamando que o DETRAN está efetuando a perícia, e muitos veículos poderão ter os documentos transferidos sem a devida avaliação técnica. É arriscado para os compradores que poderão adquirir os chamados" cabritos" carros roubados em outras cidades e que são despejados no interior paulista. O que não se compreende é o porque do Estado exigir, outorgando a autorização às empresas, que tiveram gastos para se instalar e de repente mudar a regra do jogo. Este é o Brasil, como dizia o Presidente francês De Gaulle " não é um país sério ".
CÃMARA MUNICIPAL - Os vereadores assinaram requerimento ao prefeito Duran, pedindo explicações sobre o "hollerith", cuja cópia circulou de mãos em mãos na cidade, a respeito das horas extras pagas a um funcionário municipal.O requerimento votado na sessão de segunda feira, 19, péde também os valores de pagamentos anteriores feitos ao funcionário. Vamos aguardar a resposta, se é que será respondido, pela administração municipal, eis que os autores do documento são todos da bancada majoritária que apóia o prefeito Jorge Duran.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
PRESIDIOS NA REGIÃO - QUAL A DIFERENÇA ?
O vereador e Presidente do PPS local, Raphael do Forum, estava satisfeito com o anuncio feito pelo governador Geraldo Alckmin, de que a micro-região de Presidente Venceslau, mais propriamente Caiuá, irá receber um CDP, ao lado do existente, com capacidade para mais de 700 detentos.
Raphael, externava seu contentamento, por ter liderado durante campanha eleitoral , a instalação de 1 Hospital, 1 presídio masculino e 1 feminino junto à Penitenciária Zwinglio Ferreira, em Presidente Venceslau.
Pregava que além do aumento da oferta de trabalho com a contratação de mais agentes, poderão retornar às suas cidades de origem, os agentes que trabalham em cidades distantes de Presidente Venceslau. Demonstrou por numeros que os presídios injetam uma soma maior de dinheiro no comércio local, que o orçamento municipal, aumentando a massa de pessoas que compram no comércio local.
Outra referencia do vereador é a provável criação do Fundo Penitenciário que vai contemplar municipios com recursos para infra-estrutura.
Raphael afirmava " estive reinvidicando várias vezes com o governador Geraldo Alckmin e Secretario de Assuntos Penitenciários e obtive sinal verde para que Presidente Venceslau, pudesse ter os presídios. Faltou apenas o "sim" do prefeito Duran, que até hoje não se manifestou, ficando tergiversando que queria compensações do governo estadual, quando sabia que isto não acontecería.
O vereador que tem todos os seus projetos rejeitados pelo plenário da Câmara Municipal e sofre uma perseguição política sem precedentes na história do legislativo, concluiu -
" Mesmo assim estou satisfeito e valeu a luta, porque os agentes da micro região, terão oportunidade de retornar aos seus lares, o novo CDP, distante apenas 15 kilometros de Pres. Venceslau pela Raposo Tavares, trará benefícios para o comércio local e o prefeito Cicero Sobrinho está de parabéns, pois soube aproveitar a chance e certamente a arrecadação melhorá e o seu municipio será beneficiado".
Aproveitando a informação e justificando o título - QUAL A DIFERENÇA ? - queremos acrescentar.
Por que tanta resistência à instalação de presídios em Presidente Venceslau, com a justificativa de que " a marginalidade vai aumentar, porque na PII estão presos de alta periculosidade e se chefiam de lá, ações criminosas a culpa não é da população e êles estão DETIDOS".
Qual a diferença que existe entre estes detentos chefes de organização criminosa que age nos presídios do estado de São Paulo, e aqueles que "SOLTOS" estão surgindo no noticiário local, com apadrinhamentos, nepotismo, fraudes, altos salários recriando os Marajás, perseguições, mensalinhos, prejuízos na Faive e outras mazelas de autêntica corrupção.
Como disse o Papa Francisco, não devemos deixar que o dinheiro seja o nosso objetivo maior.
Raphael, externava seu contentamento, por ter liderado durante campanha eleitoral , a instalação de 1 Hospital, 1 presídio masculino e 1 feminino junto à Penitenciária Zwinglio Ferreira, em Presidente Venceslau.
Pregava que além do aumento da oferta de trabalho com a contratação de mais agentes, poderão retornar às suas cidades de origem, os agentes que trabalham em cidades distantes de Presidente Venceslau. Demonstrou por numeros que os presídios injetam uma soma maior de dinheiro no comércio local, que o orçamento municipal, aumentando a massa de pessoas que compram no comércio local.
Outra referencia do vereador é a provável criação do Fundo Penitenciário que vai contemplar municipios com recursos para infra-estrutura.
Raphael afirmava " estive reinvidicando várias vezes com o governador Geraldo Alckmin e Secretario de Assuntos Penitenciários e obtive sinal verde para que Presidente Venceslau, pudesse ter os presídios. Faltou apenas o "sim" do prefeito Duran, que até hoje não se manifestou, ficando tergiversando que queria compensações do governo estadual, quando sabia que isto não acontecería.
O vereador que tem todos os seus projetos rejeitados pelo plenário da Câmara Municipal e sofre uma perseguição política sem precedentes na história do legislativo, concluiu -
" Mesmo assim estou satisfeito e valeu a luta, porque os agentes da micro região, terão oportunidade de retornar aos seus lares, o novo CDP, distante apenas 15 kilometros de Pres. Venceslau pela Raposo Tavares, trará benefícios para o comércio local e o prefeito Cicero Sobrinho está de parabéns, pois soube aproveitar a chance e certamente a arrecadação melhorá e o seu municipio será beneficiado".
Aproveitando a informação e justificando o título - QUAL A DIFERENÇA ? - queremos acrescentar.
Por que tanta resistência à instalação de presídios em Presidente Venceslau, com a justificativa de que " a marginalidade vai aumentar, porque na PII estão presos de alta periculosidade e se chefiam de lá, ações criminosas a culpa não é da população e êles estão DETIDOS".
Qual a diferença que existe entre estes detentos chefes de organização criminosa que age nos presídios do estado de São Paulo, e aqueles que "SOLTOS" estão surgindo no noticiário local, com apadrinhamentos, nepotismo, fraudes, altos salários recriando os Marajás, perseguições, mensalinhos, prejuízos na Faive e outras mazelas de autêntica corrupção.
Como disse o Papa Francisco, não devemos deixar que o dinheiro seja o nosso objetivo maior.
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
DENÚNCIAS COMEÇAM A APARECER CONTRA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Ontem, as 19 27 hs. quando terminamos de postar no Blog o comentário " Pobre Venceslau" o qual encerramos com parte da frase - Vamos rezar pela nossa " Pobre Venceslau " e pedir que uma outra mazela tão combatida pelo Santo Padre, não apareça que é a da " corrupção". - recebemos em nossa residência uma correspondencia com o "holerith" abaixo.
Incrédulos, hoje pela manhã buscamos informações junto a fontes dignas de crédito que confoirmaram a existência deste documento, que o mesmo é verdadeiro, daí estarmos publicando o mesmo a seguir, para conhecimento da população:
Vejam, bem o nome do funcionário beneficiado, quem é seu parente, o porque de quanto recebeu e a que nível está caminhando a administração municipal.
O beneficiário é irmão de um dos mais importantes politicos da atualidade do cenário estadual e que lançou recentemente sua candidatura a governador do Estado.
Antes de emitirmos uma opinião vamos esperar um esclarecimento da administração municipal e daqueles que são responsáveis pelo pagamento.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
POBRE VENCESLAU
O papa Francisco, “um homem
enviado por Deus” passou pelo Brasil e a todos conquistou pela sua
simplicidade.
Uma das grandes locutoras da
Rede Globo, afirmou –“ Chic é ser simples”- expressando nestas palavras a sua
admiração pelo santo homem, que Deus tirou da Argentina para revigorar a
palavra de Cristo e mostrar que o amor aos pobres e a simplicidade são “ainda”
os exemplos.
Desde o ano passado, quando
nesta época foram escolhidos os candidatos para governar a cidade, tinha
vontade de escrever um artigo com o
título acima.
A motivação se devia ao conhecimento
que tinha dos perfis políticos dos que pleiteavam os cargos colocados em
disputa, principalmente para prefeito.
Voltando ao Papa Francisco, que
em sua peregrinação e sermões pelo Brasil, afirmou por várias vezes, que “ os
pobres “ devem ser o objetivo da Igreja, sentimos como católicos e seguidores
de São Judas Tadeu, que Presidente Venceslau, precisa muito de orações e que os
que estão no poder sejam sensíveis à pregação papal.
Na época subjetivamente pensava
que os dois jovens “advogados” tinham perfis semelhantes, daí o meu voto em
branco, somada a uma grande decepção com o então prefeito.
Mas, era muito cedo para
comparações, eis que um tentava a
reeleição e o outro buscava um cargo pela segunda vez, eis que já havia sido
terceiro colocado em pleito passado.
Terminado o mandato do que
buscava a reeleição, e depois de 7 mêses do novo governo notamos que “os perfis,
se não são idênticos, em gênero, numero e grau, o são uma hora em gênero, em
outra em grau e em outro em numero”.
Vamos traçar algumas linhas e
ver se os leitores concordam.
Ambos escolheram equipes de
governo que não agradaram aos seus seguidores, falando em capacidade técnica,
mas escolhendo por critérios obtusos, que indicam mais apadrinhamento do que competência.
Ambos são orgulhosos e teimam
em não ouvir os que estão à sua volta, aja visto a recente manifestação do
diretório do PT, sobre o governo Duran.
Ambos gostam de parecer nas
fotos com os seus vice-prefeitos, como que a demonstrar que há união, quando
todos sabem dos ressentimentos.
Ambos procuram exercer sobre os
vereadores, não importa de que partido sejam, um domínio com a troca de
favores. Existe até um chamado “mensalinho” nesta gestão, continuidade da outra
e que certamente me cobrarão para apontá-lo e eu vou fazê-lo, envolvendo o
IPREVEN.
Quem não entra neste esquema é
chamado de “rebelde” e “ mentiroso”.
Ambos não admitem ou não
admitiram, que alguém contrariasse suas posições, com ameaças em reuniões de equipe e que aqueles que não obedecessem
seriam demitidos de suas funções. Até gente que não mora por aqui, mas que tem
parente na Prefeitura recebeu ameaça e teve que se retratar pela rede social.
Ambos com assessorias de imprensa,
que se preocupam em mostrar que o prefeito visitou uma obra, nem que ela seja
do governo do estado, mantendo-as de forma irregular e usando um jornal da
cidade, cujo proprietário está comprometido ou esteve, com os ocupantes do
poder.
Gostam muito de viajar para as
capitais e têm uma característica em comum...”
a cidade continua suja, sem varredores nas ruas e praticamente abandonada”. Nada mudou.
O planejamento tão necessário em
qualquer atividade, não existiu e continua ausente, com o governo municipal
parecendo uma nau sem rumo, que não tem uma rota a ser seguida. Não há programa
de governo a ser seguido como antes não houve.
Ambos indecisos, sem
experiência administrativa, nunca gerenciaram nem mesmo um armazém, não apresentam soluções imediatas, usando
sempre a expressão “ depois vou ver, vou conversar com meus companheiros e
assim por diante “.
A ousadia e força de vontade de
“transformar, de mudar, de criar, de construir, de fazer acontecer” não foi do
anterior e parece que não será do atual.
Não vou me alongar na descrição
deste perfil de “ irmãos siameses”.
O que resta é pedir, como fez o Papa Francisco, quando chegou e quando foi embora –
“Rezem por mim “ – Vamos rezar pela nossa “Pobre Venceslau “ e pedir que uma
outra mazela tão combatida pelo Santo Padre, não apareça, que é a da “
corrupção”.
sábado, 10 de agosto de 2013
BASTIDORES DA POLITICA PRATICADA NA CÃMARA MUNICIPAL
Nas duas ultimas semanas estive cuidando de minha saúde, com idas a São Paulo para novos exames e reavaliações sobre o estádio dao câncer neuro-endócrino que me acomete.
Foi constatado, que rotineiramente nesta doença, há ancessidade da continuidade do tratamento, pois a melhora foi significativa e a minha permanência neste mundo "é um milagre" o qual agradeço à Deus, a São Judas Tadeu, ao meu indio protetor, e aos familiares e amigos.
Desde antes destas idas, sabia que nos bastidores da Câmara Municipal, havia uma insatisfação dos vereadores com a "Carla Ziper" que em um programa na Radio FM dos evangélicos, havia chamado os vereadores da Câmara Municipal, "seus pares" de " Canalhas".
Me socorrí do Dicionário que diz " Canalha -subst.fem. - gente vil - Diz-se de individuo sem pudor - infame - velhaco".
Sei tmbém que os vereadores que integram o "bloco majoritario" que segue o prefeito Jorge Duran Gonsalez, exigiu uma retratação da vereadora, que àquela altura desandava críticas ao executivo, em reuniões que falavam de falta de "decoro ´parlamentar" e quie podería terminar em cassação.
É óbvio, que pela inexperiência no cargo, pela primeira vez como vereadora Carla Ziper se´propôs ao retratamento, mas, a representação que estava pronta para pressionar a autora da infeliz denominação, ficou guardada como uma "arma ameaçadora" contra qualquer deslize da polêmica vereadora.
Tudo articulado pelo Presidete da Câmara Municipal, Nilson Scalon Branquinho,que se posta como um autêntico defensor da moralidade do Legislativo, e que o futuro dirá, se isto é verdadeiro. Há muitos rumores sobre um "dinheiro" que foi emprestado ao Presidente da Comissão Executiva da Faive de 2012 , com a taxa de 4% ao mês, que consta até no relatório do ex-Presidente Roberto Rodrigues, cuja origem ninguém sabe de onde vem.
Talvez esteja aí, um dos motivos sobre o qual o requerimento do veredor Raphael do Forum, pedindo investigação sobre a FAIVE 2.012, foi reprovado pelos vereadores.
Aliás, este domínio pelo poder econômico de empréstimos em horas de "sufoco" é muito comentado em todas as esferas da sociedade, de um modo geral.
Mas, voltando ao assunto principal, sobre a palavra "canalhas" proferida pela vereadora, acredito que a população deve saber o que se passa a Câmara Municipal e se a vereadora fez este desabafo público por uma emissora de rádio, deve ter motivos muitos fortes para tanto.
Outro dia fui procurado pelo Clair Defendi , que demonstarava indignaçãopelo fato de que sua esposa, Célia Pacito, filha do inesquecível Osmar Pacito, havia sido "apeada" de um cargo comissionado, porque foi nomeada para o mesmo uma pessoa indicada pela Carla Ziper.
Me acordando pela manhã, bradava em alto e bom som, que "este era o pagamento que recebía do novo prefeito - ele tem um carro de propaganda volante que trabalhou para a coligação - e sorte que sua esposa era efetiva".
Aliás, não tenho receio nenhum em dizer que este expediente vem sendo utilizado pelo prefeito municipal, principalmente quando envolve apoio de vereadores à sua gestão.
Ainda vamos falar muito sobre tal assunto .
Os vereadores adotam uma posição coerente com a definição "individuo sem pudor" quando um deles durante a semana não se pejou de dizer que "tudo que fora apresentado pelo Raphael do Forumn será rejeitado, mesmo sem ter sido lido pelos edís, pois esta é a orientação dada pelos "caciques" da Câmara Municipal.
E ainda mais - dizem que se o assnto for de interesse - como era o da semana passada tratando de recursos da saúde - um dos integrantes da banda majoritária vai reapresentá-lo e ele será aprovado
Um procedimento vil, e que a população venceslauense precisa saber e que tenho a coragem de denunciar, não como um paladino,mas sim, por ser um venceslauense que quer o bem de nossa cidade. Sei, que pensarão da´possibilidade aventada como contra a Cara Ziper, mas, se assim o fizerem ficarei satisfeito, porque confio na Justiça e está na hora do povo saber o que acontece em todos os níveis da administração pública de nossa cidade.
Foi constatado, que rotineiramente nesta doença, há ancessidade da continuidade do tratamento, pois a melhora foi significativa e a minha permanência neste mundo "é um milagre" o qual agradeço à Deus, a São Judas Tadeu, ao meu indio protetor, e aos familiares e amigos.
Desde antes destas idas, sabia que nos bastidores da Câmara Municipal, havia uma insatisfação dos vereadores com a "Carla Ziper" que em um programa na Radio FM dos evangélicos, havia chamado os vereadores da Câmara Municipal, "seus pares" de " Canalhas".
Me socorrí do Dicionário que diz " Canalha -subst.fem. - gente vil - Diz-se de individuo sem pudor - infame - velhaco".
Sei tmbém que os vereadores que integram o "bloco majoritario" que segue o prefeito Jorge Duran Gonsalez, exigiu uma retratação da vereadora, que àquela altura desandava críticas ao executivo, em reuniões que falavam de falta de "decoro ´parlamentar" e quie podería terminar em cassação.
É óbvio, que pela inexperiência no cargo, pela primeira vez como vereadora Carla Ziper se´propôs ao retratamento, mas, a representação que estava pronta para pressionar a autora da infeliz denominação, ficou guardada como uma "arma ameaçadora" contra qualquer deslize da polêmica vereadora.
Tudo articulado pelo Presidete da Câmara Municipal, Nilson Scalon Branquinho,que se posta como um autêntico defensor da moralidade do Legislativo, e que o futuro dirá, se isto é verdadeiro. Há muitos rumores sobre um "dinheiro" que foi emprestado ao Presidente da Comissão Executiva da Faive de 2012 , com a taxa de 4% ao mês, que consta até no relatório do ex-Presidente Roberto Rodrigues, cuja origem ninguém sabe de onde vem.
Talvez esteja aí, um dos motivos sobre o qual o requerimento do veredor Raphael do Forum, pedindo investigação sobre a FAIVE 2.012, foi reprovado pelos vereadores.
Aliás, este domínio pelo poder econômico de empréstimos em horas de "sufoco" é muito comentado em todas as esferas da sociedade, de um modo geral.
Mas, voltando ao assunto principal, sobre a palavra "canalhas" proferida pela vereadora, acredito que a população deve saber o que se passa a Câmara Municipal e se a vereadora fez este desabafo público por uma emissora de rádio, deve ter motivos muitos fortes para tanto.
Outro dia fui procurado pelo Clair Defendi , que demonstarava indignaçãopelo fato de que sua esposa, Célia Pacito, filha do inesquecível Osmar Pacito, havia sido "apeada" de um cargo comissionado, porque foi nomeada para o mesmo uma pessoa indicada pela Carla Ziper.
Me acordando pela manhã, bradava em alto e bom som, que "este era o pagamento que recebía do novo prefeito - ele tem um carro de propaganda volante que trabalhou para a coligação - e sorte que sua esposa era efetiva".
Aliás, não tenho receio nenhum em dizer que este expediente vem sendo utilizado pelo prefeito municipal, principalmente quando envolve apoio de vereadores à sua gestão.
Ainda vamos falar muito sobre tal assunto .
Os vereadores adotam uma posição coerente com a definição "individuo sem pudor" quando um deles durante a semana não se pejou de dizer que "tudo que fora apresentado pelo Raphael do Forumn será rejeitado, mesmo sem ter sido lido pelos edís, pois esta é a orientação dada pelos "caciques" da Câmara Municipal.
E ainda mais - dizem que se o assnto for de interesse - como era o da semana passada tratando de recursos da saúde - um dos integrantes da banda majoritária vai reapresentá-lo e ele será aprovado
Um procedimento vil, e que a população venceslauense precisa saber e que tenho a coragem de denunciar, não como um paladino,mas sim, por ser um venceslauense que quer o bem de nossa cidade. Sei, que pensarão da´possibilidade aventada como contra a Cara Ziper, mas, se assim o fizerem ficarei satisfeito, porque confio na Justiça e está na hora do povo saber o que acontece em todos os níveis da administração pública de nossa cidade.
CONTRATO ENTRE PREFEITUA DE CAIUÁ E ADRIANA DA SILVA PEREIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS GERA DÚVIDASOBRE SUA REGULARIDADE
No nosso "Blog" do dia 05-07-2013, publicamos para conhecimento de nossos leitores a matéria com o Título " LEMBRANDO PUBLICAÇÃO DE - O INTEGRAÇÃO - ", ao qual temos chamado Jornal Oficial do Municipio de Presidente Venceslua, e agora também do municipio de Caiuá, já que foi o vencedor das licitações para " Publicação dos Atos Oficiais" destes municipios.
Há anos,o Integraçao é o vencedor das licitações e gerou inclusive inquéritos politicias, devido a denuncias de outro jornal da cidade, apontando supostas irregularidades e que estão tramitando nos Foruns Regionais Um assuno que não foi ventilado, porque não interessa a sua divulgação nem ao autor do feito como ao possivel réu.
Este procedimento de "engavetar as notcias que não interssam" é costumeiro em certo órgão de imprensa escrita local.
Mas, a sentença será proferida e certamente será divulgada.
Reproduzimos na íntegra a publilação na íntegra do Ato Oficial, -( acima) - e nos interessamos em investigação jornalística para relatr à população.
Não vamos emitir juízo de valor, nete momento, apenas mostrar o que foi feito, deixando para os leitores um julgamento nesta primeira hora.
Fomos até a OAB e conforme Certidão em anéxo, conseguimos a seguinte informação:
Pelo que se pode observar " Adriana da Silva Pereira Sociedade de Advogados" - atual primeira dama do municipio de Presidente Venceslau compôs sociedade com Tufy Nicolau Junior, vereador da Câmara Municipal de Presidente, conforme a Cridão que estamos exibindo abaixo.
Nota do Jornalista - " Como o assunto é polêmico e requer pareceres, de renomados e competentes juristas, fomos buscar na Internet um destes pareceres que reproduzimos agora :
"Na seara de licitações e contratos administrativos, a garantia de que todos são iguais sofre restrições constitucionais (art. 37, XXI), com suporte na premissa de que a Administração deve fazer exigências indispensáveis à garantia de execução do contrato. Desta forma, com autorização constitucional a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 10.520/2002, estabelecem condições e restrições para licitar e contratar com a Administração Pública quanto à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e proteção ao trabalho do menor.
Em sede constitucional, as proibições e impedimentos de licitar com a Administração Pública abrangem senadores, deputados e vereadores, face ao disposto no art. 54, inciso I, a e II, a, combinado com o inciso IX do art. 29.
Com efeito, a alínea "a" do inciso I do artigo invocado, impede os deputados e senadores, desde a expedição do diploma, de firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes, vedações essas extensivas aos vereadores, em decorrência do inciso IX do art. 29 da Constituição Federal.
Por outro lado, desde a posse, por força do disposto na alínea "a" do inciso II do art. 54, ficará impedido de licitar e de contratar com a Administração Pública, quando for proprietário, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.
Em geral, os textos constitucionais dos estados e as leis orgânicas dos municípios repetem essas vedações.
A Lei nº 8.666/93, por seu turno, inclui, por seu art. 9º,vedações de licitar ou de contratar com a Administração Pública de duas naturezas:
- em razão da condição das pessoas; e
- em razão de sanções aplicadas aos licitantes e contratados.
No primeiro caso, em razão da condição pessoal, o impedimento decorre principalmente em atendimento aos princípios de impessoalidade e de moralidade.
Em razão do princípio de impessoalidade, por deter informações privilegiadas, a vedação de participação, direta ou indiretamente, atinge:
- o autor do projeto básico ou executivo, tanto a pessoa física, como a pessoa jurídica;
- empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de cinco por cento do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado.
Em razão do princípio da moralidade estão impedidos de participar:
- servidor ou dirigente, mesmo que sem remuneração, de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação, inclusive no caso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, os Governadores e Prefeitos;
- membros da Comissão de Licitações, Pregoeiros e Membros da Equipe de Apoio."
TOLOSA FILHO, Benedicto de. Impedimento para licitar ou contratar com a administração pública. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2293, 11out. 2009 . Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/13651>. Acesso em: 10 ago. 2013.
NOTA DO REDATOR - Com a leitura atenta destes tópicos, uma série de dúvidas são suscitadas e que podem culminar com o envio da matéria para a Promotoria Publica, o que deve ser providenciado em breve, para que a Justiça se pronuncie sobre o caso, que pode se for o ato considerado irregular gerar uma série de problemas para os participantes do contrato . Nós que levantamos a notícia vamos perseverar e certamente vamos procurar saber o final do que está ocorrendo. Representações serão feitas no Fórum da Comarca de Presidente Venceslau, onde está o escritório de Adriana da Silva Pereira Sociedade de Advogados e em Presidente Epitácio, comarca que pertence o município de Caiuá.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
POSSIVEIS FRAUDES CONTRA INSS CAUSAM INDIGNAÇÃO
Várias pessoas que leram neste blog que " possiveis fraudes contra INSS em Presidente Venceslau" estaríam ocorrendo nos telefonaram ou em contatos pessoais, queriam saber do que realmente se trata e quais os beneficiários que recebem um salario mínimo do Instituto, sem merecer e se locupletando.
Diante da gravidade da denuncia, procuramos pessoas ligadas ao setor que "em off" confirmaram que existiu um esquema, mas não sabem se está em andamento, envolvendo individuos conhecidos na política local, que se associaram para efetuar o trabalho junto a um "escritório" na capital paulista.
As informações dão conta de que "todo trabalho" era feito em São Paulo por este escritório em conluio com funcionários do Instituto que inseriam os nomes dos beneficiários na lista que temos em mãos.
Sem ter conhecimento pleno das pessoas relacionadas, - com certeza algumas são merecedoras do recebimento do benefício - procuramos quem tem maior conhecimento dos nomes, que ficaram estarrecidos diante dos que constam na lista - alguns, segundo esta mesma fonte podem até preencher os requisitos para receber os benefícios, mas a maioria é de pessoas de famílias que têm renda suficiente e que não precisam de tais vencimentos para sobreviver.
Nomes de familiares de importantes politicos do passado e da atualidade estão na relação e a denuncia vai mais longe dizendo que " tais procedimentos já vem sendo investigados pela Polícia Federal, que podería ter desencadeado a ação, mas que trabalha na coleta de provas irrefutáveis que comprometem tanto os autores da coleta de dados com a respectiva cobrança, como os que aceitaram".
Os investigados poderão ser inidiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e corrupção passiva.
Soubemos que uma pessoa bastante humilde e que recebe o benefício hálonga data e quando o conseguiu não participou de nenhum esquema fraudulento, foi visitado por homens que se identificaram como "agentes federais" em uma prova evidente que a investigação está sendo feita e poderá ter o mesmo desfecho da que ocorreu em Mato Grosso e foi por nós denunciada.
Estamos atentos aos acontecimentos e se o resultado das investgações chegar ao nosso conhecimento, de maneira oficial, não vamos ficar "com medo " de divulgá-lo pois sempre combatemos a corrupção e o anonimato daqueles que dão o tapa e escondem as mãos.
Estamos vivendo em uma época de manifestações do povo, contra os corruptos e sentimos que tudo pode ser passado a limpo a partir de agora, porque a prática do político, que foi eleito para combater a corrupção e os desmandos, não condiz com o discurso que fez nos palanques. Muito pelo contrário.
Dá condições e cargos para que continuem solapando e dilapidando o patrimonio publico.
Diante da gravidade da denuncia, procuramos pessoas ligadas ao setor que "em off" confirmaram que existiu um esquema, mas não sabem se está em andamento, envolvendo individuos conhecidos na política local, que se associaram para efetuar o trabalho junto a um "escritório" na capital paulista.
As informações dão conta de que "todo trabalho" era feito em São Paulo por este escritório em conluio com funcionários do Instituto que inseriam os nomes dos beneficiários na lista que temos em mãos.
Sem ter conhecimento pleno das pessoas relacionadas, - com certeza algumas são merecedoras do recebimento do benefício - procuramos quem tem maior conhecimento dos nomes, que ficaram estarrecidos diante dos que constam na lista - alguns, segundo esta mesma fonte podem até preencher os requisitos para receber os benefícios, mas a maioria é de pessoas de famílias que têm renda suficiente e que não precisam de tais vencimentos para sobreviver.
Nomes de familiares de importantes politicos do passado e da atualidade estão na relação e a denuncia vai mais longe dizendo que " tais procedimentos já vem sendo investigados pela Polícia Federal, que podería ter desencadeado a ação, mas que trabalha na coleta de provas irrefutáveis que comprometem tanto os autores da coleta de dados com a respectiva cobrança, como os que aceitaram".
Os investigados poderão ser inidiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e corrupção passiva.
Soubemos que uma pessoa bastante humilde e que recebe o benefício hálonga data e quando o conseguiu não participou de nenhum esquema fraudulento, foi visitado por homens que se identificaram como "agentes federais" em uma prova evidente que a investigação está sendo feita e poderá ter o mesmo desfecho da que ocorreu em Mato Grosso e foi por nós denunciada.
Estamos atentos aos acontecimentos e se o resultado das investgações chegar ao nosso conhecimento, de maneira oficial, não vamos ficar "com medo " de divulgá-lo pois sempre combatemos a corrupção e o anonimato daqueles que dão o tapa e escondem as mãos.
Estamos vivendo em uma época de manifestações do povo, contra os corruptos e sentimos que tudo pode ser passado a limpo a partir de agora, porque a prática do político, que foi eleito para combater a corrupção e os desmandos, não condiz com o discurso que fez nos palanques. Muito pelo contrário.
Dá condições e cargos para que continuem solapando e dilapidando o patrimonio publico.
terça-feira, 23 de julho de 2013
POSSIVEIS FRAUDES CONTRA INSS EM PRESIDENTE VENCESLAU
Nos últimos dias, circulam em Presidente
Venceslau que importantes figuras da nossa sociedade estariam envolvidas em uma
série de atos fraudulentos contra o INSS na concessão de benefícios previdenciários,
como em declarações inverídicas dos segurados, em relação à composição da renda
familiar.
As fraudes,
para conseguir um benefício assistencial, gerariam o pagamento ao intermediário
– suposto advogado – da importância de R$ 3 mil reais, em dez parcelas mensais.
A inserção de dados
falsos nos sistemas da Previdência Social, para serem utilizados nas concessões
dos benefícios teria a conivência e participação de funcionários do próprio órgão,
principalmente em São Paulo.
Em Presidente Venceslau são
mais de 200 (duzentas) pessoas que recebem Benefícios de Prestação Continuada –
Amparo Social ao Idoso, segundo uma listagem que obtivemos e várias concessões
estão sendo investigadas por agentes federais para saber a forma como foram
conseguidas, se houve legalidade ou ilegalidade na concessão.
Este mesmo trabalho foi
feito por uma Força Tarefa Previdenciária no Estado de Mato Grosso, composta
pela Policia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público
Federal, para expedição de mandados judiciais requeridos pela Policia Federal para
busca e apreensão de documentos e conduções coercitivas.
A listagem que temos em
mãos, tem nomes importantes ligados a políticos e famílias abastadas da cidade,
que se forem divulgados serão uma
autêntica “bomba”.
As investigações no Mato
Grosso duraram 14 meses e revelaram a
atuação de um esquema voltado para a obtenção fraudulenta de Benefícios de
Prestação Continuada – Amparo Social ao Idoso. Os investigados poderão ser indiciados
pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e corrupção passiva.
O
Benefício de Prestação Continuada de
Assistência Social - BPC –LOAS, trata-se
de benefício de assistência social -
integrante do Sistema Único de Assistência Social - SUAS –destinado aos idosos
e pessoas com deficiência e sem condições mínimas de sobrevivência.
Para o recebimento desse benefício o
requerente deve comprovar que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de
outro regime de previdência e que a renda mensal familiar “per capita” é
inferior a ¼ do salário mínimo no país.
A relação dos beneficiários
de Presidente Venceslau é bastante extensa e segundo comentários que circulam
pela cidade, alguns teriam conseguido os benefícios através de agências da
cidade de São Paulo, eis que ocupam posição sócio-econômica superiores a estas
exigências em nossa cidade.
A relação de beneficiários é
surpreendente.
É um assunto tratado com
muita reserva e a boca pequena nas rodas de conversa, mas, que deve vir à tona
em breve, pois sabemos que as investigações estão adiantadas.
domingo, 21 de julho de 2013
IPREVEN ' A CAIXA PRETA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL '
Resguardei o meu posicionamento, durante um longo tempo sobre o IPREVEN - Instituto de Previdência Municipal de Presidente Venceslau.
Explico esta posição - minha filha Bel.Luzia Scarcelli Moré Borges, foi escolhida através de licitação com a participação de outros advogados interessados como uma das assessoras jurídicas do órgão na gestão Ernane Erbella.
Fui contra a sua escolha, porque não concordava com o estilo administrativo, - diga-se escolha dos seus auxiliares - que o então prefeito adotava e que não cumpria o que durante a campanha eleitoral - Ernane e João Monteiro - prometeram. " Mudar para melhorar ". Nunca escondí de ninguém que me empenhei pessoalmente, profissionalmente até a exaustão para que Ernane, fosse eleito. Fiz isto, em gratidão ao seu pai Inocencio Erbela, que sempre reputei como um dos maiores políticos de Presidente Venceslau. Achava que com Ernane na Prefeitura, seu pai lhe auxiliaria com seus amigos, e me coloco entre êles e Presidente Venceslau poderia ocupar novamente a pósição de liderança que teve outrora no Pontal do Paranapananema. Hoje, posso dizer, que já não penso mais assim....fruto do que passei,logo após a vitória do Ernane.
Este desabafo vem depois de muito tempo, mas,como diz o ditado, "o tempo é o senhor da razão" e, é sempre bom tirar as mágoas subjetivas "pois nunca é tarde para recomeçar".
Continuando com esta explicação, tenho a a dizer que " a minha filha Luzia ao assumir a asses-soria jurídica do IPREVEN, deparou com um " esquema " montado dentro do órgão, que privilegiava pessoas que dele se utilizavam para tirar proveitos pecuniários do Instituto e consequentemente do erário público.
Apesar das relações um tanto estremecidas por ter assumido o cargo contrariando a minha vontade, minha filha acabou trazendo os fatos ao meu conhecimento, pois ficou estarrecida com o que conseguiu apurar.
Ao ser informado, disse a ela que levasse estes mesmos fatos ao prefeito Ernane e também ao Ministério Publico, sob pena de que, no futuro a culpa podería recair sobre seus ombros por ter "prevaricado".
Foi o que fez. No Fórum da Comarca local existe em um as Promotorias, a quem não nos cabe jugar os atos, tal expediente.
Foi aberto na Prefeitura Municipal um concurso para Orientador Jurídico do CREAS, órgão de assistencia social e a Luzia passou em primeiro lugar, tornando-se efetiva no funcionalismo público municipal.
Vieram as ultimas eleições e como já declarei publicamente, votei em" branco" contrariando meus princípios democráticos.
Com a eleição de Jorge Duran, jovem, entusiasta, mas ao qual já fazia algumas ressalvas quando o ajudei em campanha anterior, a "esperança " voltou e com a eleição do meu genro Raphael do Forum, com maior votação para a Câmara Municipal, achei que devia ajudar.
Fui várias vezes procurado durante as eleições para ajudar à coligação liderada pelo PT, mas sempre me neguei, por achar que "alí não era meu lugar" pois sempre fiz oposição ao partido quando esteve no governo.
No primeiro episódio político, a eleição do Presidente da Câmara Municipal, notei, eu e o Raphael, que havia "algo de estranho" pois o novo prefeito se omitia quando indagado sobre suas preferencias para a Presidencia da Câmara Municipal.
Diante deste quadro " tivemos um encontro, eu, o Rapahael, o Elcio Junior, já então indicado Chefe de gabinete, a filha Luzia e o prefeito Jorge Duran no Escritorio de Advocacia do Elcio, a quem sempre tive grandes afinidades, pois êle iniciou sua carreira profissional na Radio AM, da qual eu era o Gerente".
A Luzia, surpreendendo a mim e ao Rapahael e talvez ao Elcio e ao prefeito, deu uma autentica aula sobre o IPREVEN, demonstrando que estava apta a ser a Diretora Presidente do Instituto.
Notamos que o prefeito Duran, se impressionou e foi claro, dizendo que "ainda não havia decidido quem sería o Presidente do IPREVEN, e que em reunião que mantería com sua equipe podería sugerir o nome da Luzia".
E isto acabou acontecendo. A Luzia foi nomeada Diretora Presidente com a ordem expressa do Prefeito Duran de apurar tudo que havia acontecido e o que pudesse acontecer no Instituto levando até êle os acontecimentos.
Talvez, na minha ótica, o unico procedimento que podería ser adotado tendo em vista o que vinha acontecendo anteriormente no Instituto. O prefeito havia prometido transparência em seu governo nos pronunciamentos pós eleições.
O assunto é longo, e nos dias subsequentes, vou contar toda a história, pois o Diretorio do PT local, fez um importante comunicado pelos dois jornais da cidade, o oficial da prefeitura entre êles, e vou se Deus quiser, tirar esta angústia que me atormentou durante estes quase 7 mêses com o que se passa na autêntica " CAIXA PRETA' chamada IPREVEN.
Explico esta posição - minha filha Bel.Luzia Scarcelli Moré Borges, foi escolhida através de licitação com a participação de outros advogados interessados como uma das assessoras jurídicas do órgão na gestão Ernane Erbella.
Fui contra a sua escolha, porque não concordava com o estilo administrativo, - diga-se escolha dos seus auxiliares - que o então prefeito adotava e que não cumpria o que durante a campanha eleitoral - Ernane e João Monteiro - prometeram. " Mudar para melhorar ". Nunca escondí de ninguém que me empenhei pessoalmente, profissionalmente até a exaustão para que Ernane, fosse eleito. Fiz isto, em gratidão ao seu pai Inocencio Erbela, que sempre reputei como um dos maiores políticos de Presidente Venceslau. Achava que com Ernane na Prefeitura, seu pai lhe auxiliaria com seus amigos, e me coloco entre êles e Presidente Venceslau poderia ocupar novamente a pósição de liderança que teve outrora no Pontal do Paranapananema. Hoje, posso dizer, que já não penso mais assim....fruto do que passei,logo após a vitória do Ernane.
Este desabafo vem depois de muito tempo, mas,como diz o ditado, "o tempo é o senhor da razão" e, é sempre bom tirar as mágoas subjetivas "pois nunca é tarde para recomeçar".
Continuando com esta explicação, tenho a a dizer que " a minha filha Luzia ao assumir a asses-soria jurídica do IPREVEN, deparou com um " esquema " montado dentro do órgão, que privilegiava pessoas que dele se utilizavam para tirar proveitos pecuniários do Instituto e consequentemente do erário público.
Apesar das relações um tanto estremecidas por ter assumido o cargo contrariando a minha vontade, minha filha acabou trazendo os fatos ao meu conhecimento, pois ficou estarrecida com o que conseguiu apurar.
Ao ser informado, disse a ela que levasse estes mesmos fatos ao prefeito Ernane e também ao Ministério Publico, sob pena de que, no futuro a culpa podería recair sobre seus ombros por ter "prevaricado".
Foi o que fez. No Fórum da Comarca local existe em um as Promotorias, a quem não nos cabe jugar os atos, tal expediente.
Foi aberto na Prefeitura Municipal um concurso para Orientador Jurídico do CREAS, órgão de assistencia social e a Luzia passou em primeiro lugar, tornando-se efetiva no funcionalismo público municipal.
Vieram as ultimas eleições e como já declarei publicamente, votei em" branco" contrariando meus princípios democráticos.
Com a eleição de Jorge Duran, jovem, entusiasta, mas ao qual já fazia algumas ressalvas quando o ajudei em campanha anterior, a "esperança " voltou e com a eleição do meu genro Raphael do Forum, com maior votação para a Câmara Municipal, achei que devia ajudar.
Fui várias vezes procurado durante as eleições para ajudar à coligação liderada pelo PT, mas sempre me neguei, por achar que "alí não era meu lugar" pois sempre fiz oposição ao partido quando esteve no governo.
No primeiro episódio político, a eleição do Presidente da Câmara Municipal, notei, eu e o Raphael, que havia "algo de estranho" pois o novo prefeito se omitia quando indagado sobre suas preferencias para a Presidencia da Câmara Municipal.
Diante deste quadro " tivemos um encontro, eu, o Rapahael, o Elcio Junior, já então indicado Chefe de gabinete, a filha Luzia e o prefeito Jorge Duran no Escritorio de Advocacia do Elcio, a quem sempre tive grandes afinidades, pois êle iniciou sua carreira profissional na Radio AM, da qual eu era o Gerente".
A Luzia, surpreendendo a mim e ao Rapahael e talvez ao Elcio e ao prefeito, deu uma autentica aula sobre o IPREVEN, demonstrando que estava apta a ser a Diretora Presidente do Instituto.
Notamos que o prefeito Duran, se impressionou e foi claro, dizendo que "ainda não havia decidido quem sería o Presidente do IPREVEN, e que em reunião que mantería com sua equipe podería sugerir o nome da Luzia".
E isto acabou acontecendo. A Luzia foi nomeada Diretora Presidente com a ordem expressa do Prefeito Duran de apurar tudo que havia acontecido e o que pudesse acontecer no Instituto levando até êle os acontecimentos.
Talvez, na minha ótica, o unico procedimento que podería ser adotado tendo em vista o que vinha acontecendo anteriormente no Instituto. O prefeito havia prometido transparência em seu governo nos pronunciamentos pós eleições.
O assunto é longo, e nos dias subsequentes, vou contar toda a história, pois o Diretorio do PT local, fez um importante comunicado pelos dois jornais da cidade, o oficial da prefeitura entre êles, e vou se Deus quiser, tirar esta angústia que me atormentou durante estes quase 7 mêses com o que se passa na autêntica " CAIXA PRETA' chamada IPREVEN.
sexta-feira, 5 de julho de 2013
LEMBRANDO PUBLICAÇÃO DE O ''INTEGRAÇÃO''
Talvez, para muitos leitores, do jornal "INEGRAÇÃO'' - órgão oficial dos municipios de Presidente Venceslau e Caiuá, passou desapercebida a publicação :
ATOS OFICIAIS -PAG 14 - TERÇA-FEIRA 25 DE JUNHO DE 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIUÁ
Extrato de contrato no. 043/2013
Processo Licitatório - 023/2013
Convite no. 007/2013
CONTRATANTE ; Prefeitura Municipal de Caiuá.
CONTRATADO ; ADRIANA DA SILVA PEREIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OBJETO ; Contratação de Assessoria Jurídica, na área de Educação e cpntencioso judicial
CIGÊNCIA : 31 de Dezembro de 2013
VALOR DO CONTRATO ; R$ 6.500,00 (Seis mil,quinhentos reais) mensal (sic) valor do contrato global R$ 45.500,00 (quarenta e cinco mil, quinhentos reais)
DATA : 20 de junho de 2.013.
Nota do jornalista - A Bel. Adriana da Silva Pereira é a esposa do prefeito de Presidente Vdenceslau, Jorge Duran Gonsalez.
INFORMAÇÕES SOBRE 36A. FAIVE PEDIDAS PELA PROMOTORIA PARA A PREFEITURA
A diligente assessoria de imprensa da atual administração de Presidente Venceslau, ainda não tornou publica pelo Jornal INTEGRAÇÃO, - órgão oficial do municipio - como faz com todos os atos do prefeito Jorge Duran, se foram prestadas as informações sobre a 36a. FAIVE solicitadas pelo dr. Ricardo Rodrigues Salvato, Promotor da la. Vara de Justiça de Presidente Venceslau.
O promotor oficiou no dia 22 de maio de 2.013, ao prefeito Jorge Duran, solicitando que " no prazo de 10 dias a contar do recebimento, que informe se foi instaurado no âmbito do Poder Executivo local, Procedimento Administrativo em face do sr. Roberto Rodrigues, a fim de apurar as irregularidades ocorridas na XXXVIa. FAIVE de 2.012".
O promotor pontua " sendo afirmativa a resposta, requeiro cópia integral do referido procedimento. Sendo contudo negativa, por fim que informe no mesmo prazo, quais as providencias que serão tomadas por Vossa Excelência para apuração das supostas irregularidades e defesa do erário público".
Segundo consta " o prefeito Jorge Duran Gonsalez remeteu com a data de 7 de junhode 2.013 para o Departamento Jurídico a matéria para providências".
Um comentário de nossa parte - dias atrás a "diligente" assessoria de imprensa
do Prefeito local, publicou em portal que mantem na Internet um "Direito de Resposta" que o verador Raphael Balhestero havia solicitado ao Diretor do Jornal Integração Jornalista Moacyr Bento.
Não se sabe como, pois o documento só foi remetido ao Integração, o direito de resposta foi publicado no Portal do Assessor de Imprensa da Prefeitura, demonstrando a intensa ligação entre o que se diz assessor de imprensa, pois não foi aprovado em concurso publico para tal e o dono do jornal.
O que aconteceu, foi que o portal ficou fora da rede por várias horas e quando voltou estava sem a respectiva matéria.
É óbvio que o vereador Raphael do Forum se regozijou com o fato, mas, pelo que tem dito não pensa em seguir avante com o seu pedido de resposat ao Integração.
ATOS OFICIAIS -PAG 14 - TERÇA-FEIRA 25 DE JUNHO DE 2013.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIUÁ
Extrato de contrato no. 043/2013
Processo Licitatório - 023/2013
Convite no. 007/2013
CONTRATANTE ; Prefeitura Municipal de Caiuá.
CONTRATADO ; ADRIANA DA SILVA PEREIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OBJETO ; Contratação de Assessoria Jurídica, na área de Educação e cpntencioso judicial
CIGÊNCIA : 31 de Dezembro de 2013
VALOR DO CONTRATO ; R$ 6.500,00 (Seis mil,quinhentos reais) mensal (sic) valor do contrato global R$ 45.500,00 (quarenta e cinco mil, quinhentos reais)
DATA : 20 de junho de 2.013.
Nota do jornalista - A Bel. Adriana da Silva Pereira é a esposa do prefeito de Presidente Vdenceslau, Jorge Duran Gonsalez.
INFORMAÇÕES SOBRE 36A. FAIVE PEDIDAS PELA PROMOTORIA PARA A PREFEITURA
A diligente assessoria de imprensa da atual administração de Presidente Venceslau, ainda não tornou publica pelo Jornal INTEGRAÇÃO, - órgão oficial do municipio - como faz com todos os atos do prefeito Jorge Duran, se foram prestadas as informações sobre a 36a. FAIVE solicitadas pelo dr. Ricardo Rodrigues Salvato, Promotor da la. Vara de Justiça de Presidente Venceslau.
O promotor oficiou no dia 22 de maio de 2.013, ao prefeito Jorge Duran, solicitando que " no prazo de 10 dias a contar do recebimento, que informe se foi instaurado no âmbito do Poder Executivo local, Procedimento Administrativo em face do sr. Roberto Rodrigues, a fim de apurar as irregularidades ocorridas na XXXVIa. FAIVE de 2.012".
O promotor pontua " sendo afirmativa a resposta, requeiro cópia integral do referido procedimento. Sendo contudo negativa, por fim que informe no mesmo prazo, quais as providencias que serão tomadas por Vossa Excelência para apuração das supostas irregularidades e defesa do erário público".
Segundo consta " o prefeito Jorge Duran Gonsalez remeteu com a data de 7 de junhode 2.013 para o Departamento Jurídico a matéria para providências".
Um comentário de nossa parte - dias atrás a "diligente" assessoria de imprensa
do Prefeito local, publicou em portal que mantem na Internet um "Direito de Resposta" que o verador Raphael Balhestero havia solicitado ao Diretor do Jornal Integração Jornalista Moacyr Bento.
Não se sabe como, pois o documento só foi remetido ao Integração, o direito de resposta foi publicado no Portal do Assessor de Imprensa da Prefeitura, demonstrando a intensa ligação entre o que se diz assessor de imprensa, pois não foi aprovado em concurso publico para tal e o dono do jornal.
O que aconteceu, foi que o portal ficou fora da rede por várias horas e quando voltou estava sem a respectiva matéria.
É óbvio que o vereador Raphael do Forum se regozijou com o fato, mas, pelo que tem dito não pensa em seguir avante com o seu pedido de resposat ao Integração.
quarta-feira, 3 de julho de 2013
BLOGGANDO - COMENTANDO
Perdemos Gerson Dias. Um grande amigo. Lembro da CongregaçãoMariana há 40 anos atrás, quando Gerson com sua voz potente inundava a Igreja N. S. de Fátima com seus cânticos de amor ao Senhor.
Era uma grande figura no tamanho e no ser humano.Com seus mais de 80 anos trabalhava de eletricista e contava um epiosdio curioos. Comoeletricista da Pentenciária I, Zwinglio Ferreira era um dos homens de confiança do "Bacharel". Um dia, ao executar um reparo na rede elétrica do Presídio,levou uma descraga eletria e caiu de um poste desacordado.Os presos que estavam auxiliando lhe deram imediata assistencia, praticando até respiração boca a boa, puxando suaa língua e salvando a vida de Gerson Dias. Ele contava o episódio exaltano o ser humano e a solidariedade.
Um fato relatado pelo meu grande mestre Altino Correia, no dia do seu sepultamento e que era compadre do Gerson Dias e que por si só demonstra o grande homem que Presidente Venceslau perdeu. Como sempre tenho dito, baseado no livro Sagrado, " a morte faz parte da vida e a ela devemos nos resignar". Descanse em paz " camisa nota 10" Gerson Dias, nosso amigo.
BLOGANDO E COMENTANDO - Posso prever que o prefeito Jorge Duran enfrentará dias dificeis pela frente. Aliás, já está enfrentando, porque por mais que neguem, as suas relações com a base que lhe dá sustentação política, digo a autêntica de antes das eleiçoes nao é das melhores. Duran, tem sido criticado pelas suas atitudes que ferem o bom relacionamento com os que o elegeram em favor da prestação de favores a outros que foram contra. Há mutia brasa encoberta lembrando as festas juninas, escondida em baixo da lenha e que poderão virar fogueiras.
FAIVE - Até agora, são se sabe, se há uma Comissão com CNPJ da Prefeitura que não foi nomeada pelo prefeito ou uma Associação recentemente criada que ainda pelo que se fala não conseguiu se oficializar. Pecuaristas, comerciantes, apoiadores e a grade maioria da população, há menos de 60 dias do evento, ainda não tem uma programação.Pelo que se fala há ingerencia de gente de fora, diga-se Presidente Epitácio, e de pessoas que não tem nada a ver com o evento pois exercem outros ramos de atividade, que não são do ramo agropecuário. Duran, que prometeu ingresso livre e mudanças radicais na FAIVE, pelo que soubemos já levou um chega prá-lá da Comissão e vai ter que resolver os problemas, sob pena de um grande fracassso que óbviamente vai refletir sobre sua administração.
HOMENAGEM A BRISOLLA - Mesmo a contra gosto dos vereadores que votaram contra o simples estabelecimeno de um protocolo para homenagear .o coronel Miguel Bisolla de Oliveira no dia 9 de julho, só porque a honraria foi proposta pelo vereador Raphael do Forum, que foi considerado " proscrito" pelo prefeito Duran e bancada , os convites de muito bom gosto estão sendo distribudos. Uma prova de que não existe ressentimentos do vereador é o fato de que no dia 9 de julho, data oficial da Revolução Constitucionalista, houve o adiamento para que o prefeito que tinha agenda em Brasília no dia 9 pudesse participar.
Era uma grande figura no tamanho e no ser humano.Com seus mais de 80 anos trabalhava de eletricista e contava um epiosdio curioos. Comoeletricista da Pentenciária I, Zwinglio Ferreira era um dos homens de confiança do "Bacharel". Um dia, ao executar um reparo na rede elétrica do Presídio,levou uma descraga eletria e caiu de um poste desacordado.Os presos que estavam auxiliando lhe deram imediata assistencia, praticando até respiração boca a boa, puxando suaa língua e salvando a vida de Gerson Dias. Ele contava o episódio exaltano o ser humano e a solidariedade.
Um fato relatado pelo meu grande mestre Altino Correia, no dia do seu sepultamento e que era compadre do Gerson Dias e que por si só demonstra o grande homem que Presidente Venceslau perdeu. Como sempre tenho dito, baseado no livro Sagrado, " a morte faz parte da vida e a ela devemos nos resignar". Descanse em paz " camisa nota 10" Gerson Dias, nosso amigo.
BLOGANDO E COMENTANDO - Posso prever que o prefeito Jorge Duran enfrentará dias dificeis pela frente. Aliás, já está enfrentando, porque por mais que neguem, as suas relações com a base que lhe dá sustentação política, digo a autêntica de antes das eleiçoes nao é das melhores. Duran, tem sido criticado pelas suas atitudes que ferem o bom relacionamento com os que o elegeram em favor da prestação de favores a outros que foram contra. Há mutia brasa encoberta lembrando as festas juninas, escondida em baixo da lenha e que poderão virar fogueiras.
FAIVE - Até agora, são se sabe, se há uma Comissão com CNPJ da Prefeitura que não foi nomeada pelo prefeito ou uma Associação recentemente criada que ainda pelo que se fala não conseguiu se oficializar. Pecuaristas, comerciantes, apoiadores e a grade maioria da população, há menos de 60 dias do evento, ainda não tem uma programação.Pelo que se fala há ingerencia de gente de fora, diga-se Presidente Epitácio, e de pessoas que não tem nada a ver com o evento pois exercem outros ramos de atividade, que não são do ramo agropecuário. Duran, que prometeu ingresso livre e mudanças radicais na FAIVE, pelo que soubemos já levou um chega prá-lá da Comissão e vai ter que resolver os problemas, sob pena de um grande fracassso que óbviamente vai refletir sobre sua administração.
HOMENAGEM A BRISOLLA - Mesmo a contra gosto dos vereadores que votaram contra o simples estabelecimeno de um protocolo para homenagear .o coronel Miguel Bisolla de Oliveira no dia 9 de julho, só porque a honraria foi proposta pelo vereador Raphael do Forum, que foi considerado " proscrito" pelo prefeito Duran e bancada , os convites de muito bom gosto estão sendo distribudos. Uma prova de que não existe ressentimentos do vereador é o fato de que no dia 9 de julho, data oficial da Revolução Constitucionalista, houve o adiamento para que o prefeito que tinha agenda em Brasília no dia 9 pudesse participar.
sábado, 29 de junho de 2013
PUBLICIDADE NÃO PODE SER ENGANOSA
Um dos temas abordados pelo "Código do Consumidor " diz respeito à propaganda. O Código é bastante rigoroso com relação à propaganda enganosa, aquela que só mosra os aspéctos positivos, deixando de citar o inteiro teôr do que se pretende divulgar.
Temos acompanhado com atenção aos jornais locais e notamos que o "INTEGRAÇÃO" tem sido uma espécie de "ORGÂO OFICIAL" do governo do prefeito Jorge Duran Gonsalez.
As manchetes diárias,na sua maioria são exaltações de atos do prefeito e até uma simples reforma de um caminhão velho no páteo da Prefeitura tem sido nociticiada, como que a demonstrar que o jornal, serve de forma indiscriminada aos interesses da atual administração.
Vou citar um exemplo - lembrando que muitos, não precisamos quantos - foram divulgados.
Na edição de sabado, p´rimeira página o prefeito aparece na entrega de novos veículos Resgate aos Bombeiros, como se fosse o municipio o autor da façanha, quando na propria notícia é citada parcería
com o governo do Estado, que nos dois veículos contribuiu com 300 mil e o municipio fará (?) a aquisiição os equipamentos necessários para a unidade nópvel.
Pergunto - quem deu os dois veículos, se 300 mil vieram do Estado ? Quem apareceu na foto ? O prefeito Duran.
A outra reportagem na página 4, cita a entrega de veículo para CATI de Venceslau, que como todos sabem é um órgão do governo estadual, que foi adquirido através do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - microbacias II - Acesso ao Mercado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Sã Paulo. Não especifica com quanto a Prefeitura Municipal contribuiu e o porque de mais uma vez o Prefeito Duran aparecer na fóto, como se fosse êle, quem adquiriru e entregou o veículo à um o órgao do governo estadual.
Esta propaganda é feita pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, no Jornal Integração, que salvo melhor juízo, não tem o cargo de "assessor de imprensa", que, caso prova em contrário vem sido exercido por pessoa que foi "chefe de campanha" do atual prefeito nas ultimas eleições, e agora recebe do povo o prêmio pelos serviços prestados.
Deixo aos meus leitores o julgamento deste tipo de publicidade e digo que estou empenhado e colhendo dados para revelar a " caixa-preta" que parece existir em uma das autarquias do municipio, que ao contrário do que os áulicos do prefeito têm divulgado, tem uma história bem diferente da que propagam......Aguardem, que estou coletando dados e os divulgarei quando tiver em mãos.....
Temos acompanhado com atenção aos jornais locais e notamos que o "INTEGRAÇÃO" tem sido uma espécie de "ORGÂO OFICIAL" do governo do prefeito Jorge Duran Gonsalez.
As manchetes diárias,na sua maioria são exaltações de atos do prefeito e até uma simples reforma de um caminhão velho no páteo da Prefeitura tem sido nociticiada, como que a demonstrar que o jornal, serve de forma indiscriminada aos interesses da atual administração.
Vou citar um exemplo - lembrando que muitos, não precisamos quantos - foram divulgados.
Na edição de sabado, p´rimeira página o prefeito aparece na entrega de novos veículos Resgate aos Bombeiros, como se fosse o municipio o autor da façanha, quando na propria notícia é citada parcería
com o governo do Estado, que nos dois veículos contribuiu com 300 mil e o municipio fará (?) a aquisiição os equipamentos necessários para a unidade nópvel.
Pergunto - quem deu os dois veículos, se 300 mil vieram do Estado ? Quem apareceu na foto ? O prefeito Duran.
A outra reportagem na página 4, cita a entrega de veículo para CATI de Venceslau, que como todos sabem é um órgão do governo estadual, que foi adquirido através do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - microbacias II - Acesso ao Mercado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Sã Paulo. Não especifica com quanto a Prefeitura Municipal contribuiu e o porque de mais uma vez o Prefeito Duran aparecer na fóto, como se fosse êle, quem adquiriru e entregou o veículo à um o órgao do governo estadual.
Esta propaganda é feita pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, no Jornal Integração, que salvo melhor juízo, não tem o cargo de "assessor de imprensa", que, caso prova em contrário vem sido exercido por pessoa que foi "chefe de campanha" do atual prefeito nas ultimas eleições, e agora recebe do povo o prêmio pelos serviços prestados.
Deixo aos meus leitores o julgamento deste tipo de publicidade e digo que estou empenhado e colhendo dados para revelar a " caixa-preta" que parece existir em uma das autarquias do municipio, que ao contrário do que os áulicos do prefeito têm divulgado, tem uma história bem diferente da que propagam......Aguardem, que estou coletando dados e os divulgarei quando tiver em mãos.....
Assinar:
Postagens (Atom)