terça-feira, 23 de julho de 2013

POSSIVEIS FRAUDES CONTRA INSS EM PRESIDENTE VENCESLAU


                       Nos últimos dias, circulam em Presidente Venceslau que importantes figuras da nossa sociedade estariam envolvidas em uma série de atos fraudulentos contra o INSS na concessão de benefícios previdenciários, como em declarações inverídicas dos segurados, em relação à composição da renda familiar.

                      As fraudes, para conseguir um benefício assistencial, gerariam o pagamento ao intermediário – suposto advogado – da importância de R$ 3 mil reais, em dez parcelas mensais.

                      A inserção de dados falsos nos sistemas da Previdência Social, para serem utilizados nas concessões dos benefícios teria a conivência e participação de funcionários do próprio órgão, principalmente em São Paulo.

                      Em Presidente Venceslau são mais de 200 (duzentas) pessoas que recebem Benefícios de Prestação Continuada – Amparo Social ao Idoso, segundo uma listagem que obtivemos e várias concessões estão sendo investigadas por agentes federais para saber a forma como foram conseguidas, se houve legalidade ou ilegalidade na concessão.

                    Este mesmo trabalho foi feito por uma Força Tarefa Previdenciária no Estado de Mato Grosso, composta pela Policia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, para expedição de mandados judiciais requeridos pela Policia Federal para busca e apreensão de documentos e conduções coercitivas.

                    A listagem que temos em mãos, tem nomes importantes ligados a políticos e famílias abastadas da cidade, que  se forem divulgados serão uma autêntica “bomba”.

                   As investigações no Mato Grosso duraram 14 meses e revelaram  a atuação de um esquema voltado para a obtenção fraudulenta de Benefícios de Prestação Continuada – Amparo Social ao Idoso. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e corrupção passiva.

                   O Benefício de Prestação  Continuada de Assistência  Social - BPC –LOAS, trata-se de benefício de assistência social  - integrante do Sistema Único de Assistência Social - SUAS –destinado aos idosos e pessoas com deficiência e sem condições mínimas de sobrevivência.

                  Para o recebimento desse benefício o requerente deve comprovar que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar “per capita” é inferior a ¼ do salário mínimo no país.

                  A relação dos beneficiários de Presidente Venceslau é bastante extensa e segundo comentários que circulam pela cidade, alguns teriam conseguido os benefícios através de agências da cidade de São Paulo, eis que ocupam posição sócio-econômica superiores a estas exigências em nossa cidade.

                 A relação de beneficiários é surpreendente.

                  É um assunto tratado com muita reserva e a boca pequena nas rodas de conversa, mas, que deve vir à tona em breve, pois sabemos que as investigações estão adiantadas.  

Nenhum comentário: