Resguardei o meu posicionamento, durante um longo tempo sobre o IPREVEN - Instituto de Previdência Municipal de Presidente Venceslau.
Explico esta posição - minha filha Bel.Luzia Scarcelli Moré Borges, foi escolhida através de licitação com a participação de outros advogados interessados como uma das assessoras jurídicas do órgão na gestão Ernane Erbella.
Fui contra a sua escolha, porque não concordava com o estilo administrativo, - diga-se escolha dos seus auxiliares - que o então prefeito adotava e que não cumpria o que durante a campanha eleitoral - Ernane e João Monteiro - prometeram. " Mudar para melhorar ". Nunca escondí de ninguém que me empenhei pessoalmente, profissionalmente até a exaustão para que Ernane, fosse eleito. Fiz isto, em gratidão ao seu pai Inocencio Erbela, que sempre reputei como um dos maiores políticos de Presidente Venceslau. Achava que com Ernane na Prefeitura, seu pai lhe auxiliaria com seus amigos, e me coloco entre êles e Presidente Venceslau poderia ocupar novamente a pósição de liderança que teve outrora no Pontal do Paranapananema. Hoje, posso dizer, que já não penso mais assim....fruto do que passei,logo após a vitória do Ernane.
Este desabafo vem depois de muito tempo, mas,como diz o ditado, "o tempo é o senhor da razão" e, é sempre bom tirar as mágoas subjetivas "pois nunca é tarde para recomeçar".
Continuando com esta explicação, tenho a a dizer que " a minha filha Luzia ao assumir a asses-soria jurídica do IPREVEN, deparou com um " esquema " montado dentro do órgão, que privilegiava pessoas que dele se utilizavam para tirar proveitos pecuniários do Instituto e consequentemente do erário público.
Apesar das relações um tanto estremecidas por ter assumido o cargo contrariando a minha vontade, minha filha acabou trazendo os fatos ao meu conhecimento, pois ficou estarrecida com o que conseguiu apurar.
Ao ser informado, disse a ela que levasse estes mesmos fatos ao prefeito Ernane e também ao Ministério Publico, sob pena de que, no futuro a culpa podería recair sobre seus ombros por ter "prevaricado".
Foi o que fez. No Fórum da Comarca local existe em um as Promotorias, a quem não nos cabe jugar os atos, tal expediente.
Foi aberto na Prefeitura Municipal um concurso para Orientador Jurídico do CREAS, órgão de assistencia social e a Luzia passou em primeiro lugar, tornando-se efetiva no funcionalismo público municipal.
Vieram as ultimas eleições e como já declarei publicamente, votei em" branco" contrariando meus princípios democráticos.
Com a eleição de Jorge Duran, jovem, entusiasta, mas ao qual já fazia algumas ressalvas quando o ajudei em campanha anterior, a "esperança " voltou e com a eleição do meu genro Raphael do Forum, com maior votação para a Câmara Municipal, achei que devia ajudar.
Fui várias vezes procurado durante as eleições para ajudar à coligação liderada pelo PT, mas sempre me neguei, por achar que "alí não era meu lugar" pois sempre fiz oposição ao partido quando esteve no governo.
No primeiro episódio político, a eleição do Presidente da Câmara Municipal, notei, eu e o Raphael, que havia "algo de estranho" pois o novo prefeito se omitia quando indagado sobre suas preferencias para a Presidencia da Câmara Municipal.
Diante deste quadro " tivemos um encontro, eu, o Rapahael, o Elcio Junior, já então indicado Chefe de gabinete, a filha Luzia e o prefeito Jorge Duran no Escritorio de Advocacia do Elcio, a quem sempre tive grandes afinidades, pois êle iniciou sua carreira profissional na Radio AM, da qual eu era o Gerente".
A Luzia, surpreendendo a mim e ao Rapahael e talvez ao Elcio e ao prefeito, deu uma autentica aula sobre o IPREVEN, demonstrando que estava apta a ser a Diretora Presidente do Instituto.
Notamos que o prefeito Duran, se impressionou e foi claro, dizendo que "ainda não havia decidido quem sería o Presidente do IPREVEN, e que em reunião que mantería com sua equipe podería sugerir o nome da Luzia".
E isto acabou acontecendo. A Luzia foi nomeada Diretora Presidente com a ordem expressa do Prefeito Duran de apurar tudo que havia acontecido e o que pudesse acontecer no Instituto levando até êle os acontecimentos.
Talvez, na minha ótica, o unico procedimento que podería ser adotado tendo em vista o que vinha acontecendo anteriormente no Instituto. O prefeito havia prometido transparência em seu governo nos pronunciamentos pós eleições.
O assunto é longo, e nos dias subsequentes, vou contar toda a história, pois o Diretorio do PT local, fez um importante comunicado pelos dois jornais da cidade, o oficial da prefeitura entre êles, e vou se Deus quiser, tirar esta angústia que me atormentou durante estes quase 7 mêses com o que se passa na autêntica " CAIXA PRETA' chamada IPREVEN.
domingo, 21 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário