sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PRESIDIOS NA REGIÃO - QUAL A DIFERENÇA ?

O  vereador e Presidente do PPS local, Raphael do Forum, estava satisfeito com o anuncio feito pelo governador Geraldo Alckmin, de que a micro-região de Presidente Venceslau, mais propriamente Caiuá, irá receber um CDP, ao lado do existente, com capacidade para mais de 700 detentos.
Raphael, externava seu contentamento, por ter liderado durante campanha eleitoral , a instalação de 1 Hospital, 1 presídio masculino e 1 feminino junto à Penitenciária Zwinglio Ferreira, em Presidente Venceslau.
Pregava que além do aumento da oferta de trabalho com a contratação de mais agentes, poderão retornar às suas cidades de origem, os agentes que trabalham em cidades distantes de Presidente Venceslau. Demonstrou por numeros que os presídios injetam uma soma maior de dinheiro no comércio local, que o orçamento municipal, aumentando a massa de pessoas que compram no comércio local.
Outra referencia do vereador é a provável criação do Fundo Penitenciário que vai contemplar municipios com recursos para infra-estrutura.
Raphael afirmava " estive reinvidicando várias vezes com o governador Geraldo Alckmin e Secretario de Assuntos Penitenciários e obtive sinal verde para que Presidente Venceslau, pudesse ter os presídios. Faltou apenas o "sim" do prefeito Duran, que até hoje não se manifestou, ficando tergiversando que queria compensações do governo estadual, quando sabia que isto não acontecería.
O vereador que tem todos os seus projetos rejeitados pelo plenário da Câmara Municipal e sofre uma perseguição política sem precedentes na história do legislativo, concluiu -
" Mesmo assim estou satisfeito e valeu a luta, porque os agentes da micro região, terão oportunidade de retornar aos seus lares, o novo CDP, distante apenas 15 kilometros de Pres. Venceslau pela Raposo Tavares,  trará benefícios para o comércio local e o prefeito Cicero Sobrinho está de parabéns, pois soube aproveitar a chance e certamente a arrecadação melhorá e o seu municipio será beneficiado".
Aproveitando a informação e justificando o título - QUAL A DIFERENÇA ? - queremos acrescentar.
Por que tanta resistência à instalação de presídios em Presidente Venceslau, com a justificativa de que " a marginalidade vai aumentar, porque na PII estão presos de alta periculosidade e se chefiam de lá, ações criminosas a culpa não é da população e êles estão DETIDOS".
Qual a diferença que existe entre estes detentos chefes de organização criminosa que age nos presídios do estado de São Paulo,  e aqueles que "SOLTOS"  estão surgindo no noticiário local, com apadrinhamentos, nepotismo, fraudes, altos salários recriando  os Marajás, perseguições, mensalinhos, prejuízos na Faive e outras mazelas de autêntica corrupção.
Como disse o Papa Francisco, não devemos deixar que o dinheiro seja o nosso objetivo maior.

Nenhum comentário: