segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PETISTAS HISTÓRICOS

Recorda com saudade a professora Neusa Dita “A idéia de fundação do PT venceslauense, nasceu na sala da minha casa. O sr. Luiz do Vale nos procurou para fundar o partido em Presidente Venceslau em 1.985, há 23 anos atrás”.
O partido em Presidente Venceslau, tem história, tem passado. Que não pode ser renegado. Faz parte das tradições políticas de nossa cidade. É uma página brilhante, iniciada antes de 1.985, de combate á repressão militar.
Diz o professor Eri Lima, que se incorporou depois ao partido na companhia das irmãs Dita, do Luiz do Vale, do Ismael Bezerra e de outros: “ O PT é um partido da inteligência nacional. De professores da USP, de intelectuais, jornalistas, artistas, operários que se uniram para lutar pela liberdade de expressão, da imprensa, vislumbrando um país diferente e melhor”
A professora Neusa Dita, que conhecemos há mais de 40 anos marcou posição firme e intransigente em defesa dos professores. A sua luta sempre foi em favor da classe, integrando a nível estadual de 1985/89 a Diretoria da APEOESP. Notabilizou-se pela sua inteligência, pela sua força de vontade na defesa dos interesses dos professores. Teve sempre ao seu lado a irmão Nilda Dita, outra defensora intransigente dos professores.
São petistas históricas, que se juntaram ao Luiz do Vale, sempre na defesa dos mais pobres e frágeis. O Luiz do Vale, primeiro vereador eleito pelo PT, é uma figura conhecida pela pobreza venceslauense. Sempre, e o conheço desde criança, esteve nos Vicentinos, levando comida, roupas, fazendo campanhas, para minorar o sofrimento dos mais humildes. Hoje sem militância política, continua firme e dedicado à sua causa em favor dos pobres.
São pessoas extremamente simples, despidas de qualquer vaidade pessoal em seus trajes, que fazem da ideologia pura e cristã, um objetivo de suas vidas. A ideologia externada em atitudes firmes e seguras, são marcas indeléveis, que conheci e muito bem, em minha atividade de jornalista profissional, por mais de 40 anos.
Nunca mudaram de rumo em suas convicções. Autênticas e defensoras de suas idéias, estão sempre no mesmo barco, lembrando que o PT foi criado em Presidente Venceslau com diretrizes claras para redemocratização do país e assim igualar a tudo e a todos na defesa do bem comum.
Em 1.988, o PT lançou para disputar a Prefeitura Municipal, o professor Parra. Era outro defensor intransigente dos mestres. Sei de sua luta. Naquela época dava aulas no antigo IE e pude constatar que em sua campanha os ideais eram puros, honestos. Saiu candidato mesmo sabendo que as chances eram poucas, para marcar posição na qual era visível a defesa dos interesses dos mestres.
Os professores sempre foram desvalorizados por “todos” os governos estaduais, que nunca remuneraram condignamente aqueles que deveriam ter o maior apoio do poder público e que são responsáveis diretos pela formação da base de nossa sociedade. As Ditas, Eri, Parra e outros sempre estiveram nesta luta.
São petistas autênticos, que sempre merecerão o respeito dos que raciocinam e dão valor àqueles que têm uma causa justa para defender e o fazem ao longo de suas vidas com dignidade e respeito.
É assim a história. Marca as pessoas pelos atos e ações em suas existências. O professor Eri, nos lembrou de Geraldo Vandré, Elis Regina, que marcaram com suas músicas uma posição clara e definida contra a repressão dos militares. Um passado valorizado por aqueles que ainda acreditam no Brasil.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: