segunda-feira, 22 de setembro de 2008

“E SE FORAM 50 ANOS”

O que alegra, satisfaz, orgulha e faz bem é falar do passado de nossa gente.
Faz muito bem. Rememora, conforta, refaz as forças. Revigora para a labuta do dia a dia.
Hoje, encontrei um velho amigo. Daqueles diletos, que fizeram de suas vidas um apanágio de honestidade, seriedade e luta comunitária.
Falo do Waldemar Röder, que completa amanhã, domingo 69 anos de idade. Comemora com a chegada da primavera a estação das flores, o seu aniverário.
Waldemar estava todo feliz, exibindo com orgulho incontido daqueles que prezam seu passado, um pequeno álbum de fotografias. Continuam imagens de 50 anos atrás. Retratavam, a turma de atiradores de 1.958, do nosso glorioso Tiro de Guerra, 232, que tinha no comando o inesquecível Sargento Nabucodonosor de Oliveira, auxiliado pelo sargento Sadi Shell.
Waldemar na sua simplicidade de homem humilde, trabalhador, pai de família, nascido em Pres. Venceslau, escreveu :
E se foram 50 anos.... Lendo o jornal da cidade, “Integração”, sobre a seleção inicial do Serviço Militar, entre o dia 22 a 24 de setembro de 2.008, e recebendo a visita do meu amigo Nildo Jorge, me fez relembrar o tempo do Serviço Militar em 1.958. Aí, caímos na realidade que já se passaram 50 anos.
Ao pegar o álbum de fotos do Tiro de Guerra sinto-me orgulhoso de fazer parte da Corporação, que em 1.958, sob o comando do Sargento Nabucodonosor de Oliveira, auxiliado pelo Sargento Shell, instrutores capazes quer aprimoraram a disciplina e o respeito que ainda hoje tenho dos emblemas nacionais”
Continua – “entre os companheiros, lembro do Lauro Muchon Velasquez, Yassuo Kitayama, Nildo Jorge, Paulo Batista, Guimarães, Argeu Barbosa, Runkel, Wilson, Otta, Moribe, Araújo, Chico Forró, etc.....
Diz Waldemar – “como é bom lembrar os tempos passados e se possível, reencontrarmos alguns dêles”. Faz um apelo por nosso jornal – “ se possível, comuniquem-se conosco, pois é um prazer, mesmo que morem longe, saber de notícias suas”.
Quanta singeleza, simplicidade, humildade, amor e humanidade. Waldemar é assim. Gente, antes de tudo. Homem dedicado à comunidade. Foi um dos grandes Presidentes que a Associação Comercial de nossa cidade já teve. E, está lá, e agora como Presidente do Conselho Deliberativo.
Passado limpo de honestidade e probidade. Coração generoso dedicado à sua família. Carrega consigo uma dor imensa pela perda de sua grande companheira de 44 anos de casados, dona Alice Edith Röeder. Lamenta sua falta, mas aceita os desígnios de Deus.
Este é o exemplo do passado de Presidente Venceslau, que tanto amamos e defendemos. Feito por homens de estirpe, vergonha e dedicação ao bem comum. Deram de sí, sem nada pedir em troca.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: