terça-feira, 3 de abril de 2012

NO PODER TUDO É DIFERENTE

Aos domingos gosto de ler o jornal " O Estado de São Paulo". Durante vários anos fui seu correspondente em Pres. Venceslau. Guardo belas lembranças de reportagens publicadas no centenário jornal de São Paulo.
Na ultima edição dominical, nos chamou a atenção uma ampla reportagem publicada no caderno -'"ALIÁS - a semana revista "- com o título " Sob a brisa do Caribe ". Refere-se a recente visita do Papa Bento XVI aos países de língua espanhola, México e Cuba.
E, o que tal acontecimento tem a ver conosco, que habitamos Presidente Venceslau e nos propomos neste blog a "comentar "os assuntos locais.
Fizemos uma analogia ao que lemos e ao que presenciamos em nossa longa carreira jornalística. Reflexão fruto da realidade. Daí o título " no poder tudo é diferente".
O teologo Leonardo Boff, que forma ao lado do Frei Beto,. uma ala dissidente da Igreja Católica, "relembra o mestre que o formou o Cardeal Ratzinger, agora papa, e depois o censurou.
Boff, avalia que a América Latina não é prioridade do papa alemão mas sim, a Europa".
-A concepção que ouvia nas aulas do Cardeal sobre a Igreja, são diferentes das que prega hoje como Papa - pontuna Leonardo Boff.
Não vamos nos aprofundar no tema, aliás muito complexo para ser tratado superficialmente, mas apenas como um exemplo, que ocorre em todos oo setores da vida humana.
Falamos mal dos políticos, que ao assumir o poder, se esquecem rapidamente das promessas feitas aos seus eleitores. Sobem ao poder ficam inebriados e mudam suas personalidades, tratando aqueles que nêle votaram com desprezo e arrogância.
No poder tudo é diferente. Ele inebria, contagia, fortalece o "ego", traz esquecimentos e muda as pessoas que o exercem, que passam a se ver como seres superiores.
Faço este comentário, aproveitando a reportagem lida, para sugerir que isto acontece até mesmo com aqueles que são vistos como intelectuais de profundos conhecimentos do espírito e da alma humanas.
Estas heteroses estão aí em todos os lugares e volto a lembrar um ditado popular " Dê poder a um homem e o conhecerá verdadeiramente".

Nenhum comentário: