quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATERRO SANITÁRIO - A LUTA COMUNITÁRIA

As comunidades, sempre têm os seus pedidos e suas reinvidicações.
Presidente Prudente pede agora a regulatização do seu aterro sanitário. A mídia está dando destaque ao fato do maior municipio da região não ter resolvido este problema.
Lembram-se de Presidente Venceslau, na gestão de Angelo Malacrida. Há mais de 6 anos atrás, o mesmo Rapahel Balhestero que hoje envida esforços em favor de reinvidicações de interesse da comunidade, se empenhou com um grupo de proprietários para que o aterro sanitário não fosse implantado junto à SP 20, vicinal que vai ao Pontal do Paranapanema.
Na ocasião a imprensa deu grande destaque, o Ministerio Publico participou, a CETESB foi acionada, a prefeitura se defendeu e os proprietarios rurais liderados pelo Raphael, lutaram juntos aos órgãos publicos e conseguiram, - apesar da pretensão inicial não ser totalmente atendida - que o aterro sanitário fosse implantado dentro de condições estabelecidas pela legislação.
A municipalidade, com a assunção da administração Ernane Erbela, vem cumprindo o estabelecido e o aterro sanitário é uma realidade dentro do municipio, pelo menos em parte não agredindo tanto ao meio ambiente, como era feito anteriormente.
Há inclusive sentenças judiciais que determinam sanções ao municipio, se não atender ao que a legislaçao determina. A ação tramitou no Forum local e existem resquícios que até hoje dão proteção à natureza, pois a principal alegação dos proprietarios era de que o lençol freático poderia ser alcançado.
Tal possibilidade, a contaminação das águas subterrâneas, gerou uma preocupação de todos e o aterro sanitário foi feito e está funcionando apesar de algumas falhas, de forma a mostrar que há preocupação com a proteção ambiental.
Como estas linhas estamos procurando mostrar que qualquer pessoa, independente de ser política ou não, pode com suas ações agir em favor da comunidade.

Nenhum comentário: