sexta-feira, 13 de abril de 2012

HELIO SEREJO JUSTA HOMENAGEM

Tudo que diz respeito ao bem de Presidente Venceslau, será por nós exaltado.
Uma comunidade vale pelos que a habitam e têm amor por ela.
Hélio Serejo, foi assim. Apesar de não ter nascido em Pres. Venceslau, foi aquí que viveu seus melhores dias e pode desfrutar de sua inteligência nos escritos folcloricos do seu Mato Grosso querido.
Escritor, jornalista e folclorista brasileiro, nato, Serejo se preocupava com a história dos que conviviam com o bravo sertão brasileiro, e apesar, aquí confesso, de não ser um leitor assíduo de suas obras, sempre sentí nos contatos pessoais, que eram sempre festejados,que estava junto a um brasileiro autêntico. Daqueles "matutos pela alma e pelo jeito de ser, sem subterfúgios na exposição pessoal de suas palavras e escritos".
Agora, quando seu nome é lembrado e certamente ficará para sempre eternizado nos pilares e vãos da ponte interestadual que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul, o Estado Brasileiro faz justiça a um homem que sempre acreditou no Brasil e que como tantos outros fizeram da caneta e da velha máquina de escrever suas armas mais poderosas.
Não é do meu feitio tecer críticas a quem não conheço. Não conhecí Maurício Joppert da Silva. E, uma curiosidade. Em 1.964 estive na equipe de reportagem comandada pelo Altino Correia, na inauguiração da ponte, cobrindo o lado paulistta da solenidade. Jovem ainda, 17 anos, não sabia e nem tinha noção da dimensão da importância do ato que estava transmitindo pela saudosa ZYH-7. Só sei que militares fortemente armados haviam às pampas pelos aterros e morros que cercavam a ponte pois alí estaría o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco,primeiro presidente militar do golpe de 31 de março de 1.964. Adhemar de Barros era o governador paulista e também estava lá, êle que depois foi cassado pelos militares.
Helio Serejo exultava pela conclusão da ponte de mais de 2 mil metros e via alí o coroamento de uma luta de peregrinações por órgãos federais , estaduais, municipais para que a ligação asfáltica entre os dois estados pudesse ser feita.
Ninguém pode negar os benefícios que tal ponte proporciona ao progresso do país, se constituindo em importante elo de escoamento das riquezas geradas no centro-oeste do Brasil, verdadeiro celeiro de produção não só do nosso país, mas de todo planeta.
Acredito que Helio Serejo, esteja hoje dormindo o sono dos justos, junto a Deus e em sua filha Dra. Nahara Tatiana, que conheço pela probidade e integridades profissionais, quero parabenizar toda família Serejo e Presidente Venceslau, pela homenagem agora recebida do governo federal.

Nenhum comentário: