quarta-feira, 11 de abril de 2012

O BOI ESTÁ INDO EMBORA

Sim, o boi está nos deixando.....
Quanta saudade do tempo de criança, quando ainda meninos, víamos as imensas boiadas, passarem pela cidade, vindas da "Barra Funda" - da "Aymoré" - do " Pontal do Paranapanema" via rua "Ararigbóia" - de " Piquerobí" para embarcarem nos trens da Sorocabana, com destino à São Paulo e outras cidades distantes para serem abatidas e consumidas.
Quantos de nós, assistimos ao "estouro da boiada" que saía nervosa, levando tudo à frente, com ferozes cachorros Buldoguers em seu encalço, e lépidos vaqueiros que apesar do cansaço ainda conseguiam jogar o laço e aplacar num duro golpe a ira dos bovinos, que pareciam adivinhar seus destinos, quando aquí chegavam.
Morávamos perto da "zona do meretrício" e depois do embarque de mais de 20 vagões, era para lá que se dirigiam, os peões, que sempre protagonizavam em um final de muita mulher e cachaça, a aventura de passar dias e noite à frio ou calor em um lombo do cavalo, para trazer a boiada para o embarque.
O boi sempre fez parte de nossas vidas e da paisagem verde e alegre de nossa região.Fomos a maior produtora de animais para abate de todo país.
Frigoríficos aquí chegaram capitaneados por empresários até do exterior para explorar nossa pujante e progressista pecuária.
Muito do progresso destas terras, nasceu do pastejo, do ruminar e da "bosta" do boi, animal sagrado na Índia e que para nós é um valioso bem de consumo e alegra as mesas das festas de aniversário, casamento, políticas e até jantar de presidentes no consumo gostoso de um saboroso churrasco.
Pois é.....O boi está indo embora...As pastagens estão escasseando, cedendo lugar para a cana de açucar, que oxalá tenha a mesma importância nos dias futuros e possa nos legar o mesmo progresso e a mesma saudade.

Nenhum comentário: