terça-feira, 7 de outubro de 2008

A VITÓRIA DA DEMOCRACIA

Somente o voto secreto e livre é o instrumento para o exercício pleno da democracia.
O voto é o poder exercido pelo povo para decidir o seu destino.
O voto representa a vontade popular. É pessoal e intransferível. No seu conjunto é a maior força dos tempos modernos. O regime republicano permite a escolha direta e soberana, que tem que ser acatada e respeitada.
A vontade do povo é o resultado final de uma eleição. Representa a escolha, a preferência daquele que o povo acreditou nas suas propostas feitas na campanha.
Há de se respeitar o resultado, sabendo que a democracia foi praticada com decência e dignidade. Sempre há as exceções. Minorias despreparadas e inexpressivas, como mostram seus históricos de vida. Merecem comiseração e perdão.
No final de uma eleição não pode haver vencidos e vencedores. Ninguém pode tripudiar sobre ninguém. É lógico que às vezes as emoções, superam a racionalidade. Faz parte do jogo democrático.
Presidente Venceslau, deu mais uma vez uma demonstração de civismo, ao votar de forma ordeira e pacífica em quem se propunha a dirigir a cidade.
O resultado proclamado, antes de ser um motivo para chacotas e achincalhações, deve ser um parâmetro orientador para os dias futuros.
Somos uma comunidade ordeira, trabalhadora, que precisa orientar seus rumos para ter qualidade de vida, respeito mútuo entre os seus cidadãos.
Não devemos guardar ódios, rancores e sentimentos de vingança, sob pena de conspurcar o brilho da democracia. Não vi, mas me contaram. Quando a passeata do 15 passou defronte a sede do 13, os cabos eleitorais, as pessoas simples que trabalharam arduamente, saíram à frente do Comitê e aplaudiram os seus adversários, mesmo que com lágrimas nos olhos.
Atitude, democrática, digna, comovente que precisa ser respeitada, como prova de que todos somos iguais. Não importam as convicções eleitorais.
Quando me deram a notícia, fique imensamente feliz e orgulhoso do nosso povo.
É assim que temos que ser. Unidos, juntos, disputando a boa luta, acreditando em nossas vontades, lutando pelos nossos ideais.
Espero que este fato seja o ponto de partida para uma convivência pacifica entre todos nós. Afinal de contas não há vencidos e nem vencedores. Há venceslauenses que querem com a ajuda de Deus ter uma vida pacífica, ordeira e Feliz.
Prefeito eleito Ernane Erbella e vice João Monteiro.O povo espera muito de vocês. Vamos ao trabalho com humildade, amor, perdão, seguindo o exemplo do grande Inocêncio Erbella, para quem no coração só cabe amor e trabalho para todos os venceslauenses, razão maior de sua existência.

Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: