terça-feira, 28 de outubro de 2008

HUMILDADE, GRATIDÃO E RECONHECIMENTO

O prefeito eleito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez um pronunciamento após as eleições da capital que todos políticos deveriam ter como exemplo. Vitoriosos ou perdedores.
Demonstrou humildade ao falar à imprensa, salientando as dificuldades que enfrentou durante o desenrolar da campanha. De um início tímido em que quase ninguém acreditava nele. Da sua persistência e de alguns companheiros do DEM que o apoiaram até chegar ao segundo turno. Não esqueceu nem mesmo a sua adversária Marta Suplicy. É lógico, que não com tanta ênfase em vista dos ataques infames que recebeu. Mas lembrou e não menosprezou ninguém. Foi humilde, como devem ser os vencedores que têm juízo e a cabeça no lugar.
Demonstrou gratidão àqueles que estiveram desde o primeiro momento ao seu lado. Não se esqueceu de ninguém. Dos companheiros de campanha. Dos aliados do segundo turno. Falou da morte da mãe e um gesto de fraternidade e de valor aos valores pessoais, colocou o governador José Serra como o seu grande apoio moral e afetivo. Foi grato àquele que mesmo contrariando aos companheiros do PSDB, deu-lhe o necessário respaldo. Uma atitude digna que só engrandece aqueles que sabem ser gratos a quem lhes apoiou nos momentos de dificuldades.
Demonstrou reconhecimento ao povo de São Paulo que soube avaliar a sua obra administrativa e permitiu-lhe que continue a governar a maior cidade do Brasil por mais 4 anos. Não se esqueceu da imprensa, a quem soube dar o devido valor. Uma democracia só existe se a imprensa for livre. Agradeceu a Justiça Eleitoral pela lisura do pleito. O reconhecimento é uma das pedras básicas da carreira de um político que deseja ser líder. Ganhando ou perdendo.
Os verdadeiros democratas, aqueles em quem os seguidores e o povo podem confiar, são os que não inventam subterfúgios para afastar, os que demonstraram fidelidade e colocaram seus sonhos e esperanças em suas campanhas. Acreditaram, lutaram contra todas as adversidades, esperando que as propostas se transformassem em realidade para beneficiar o povo.
Muitas pessoas se envolvem em projetos políticos, pensando na comunidade. Não querem cargos e sim “encargos”. Querem ajudar. Acreditam em pessoas às quais admiravam e das quais nunca esperavam mais do que um gesto de fraternidade, amizade e alegria pelo resultado.
Quando assistimos ao pronunciamento de Gilberto Kassab pela TV, sentimos que ali estava um homem, o qual nem conhecemos, mas que transmitiu uma mensagem humilde, singela, cheia de gratidão e reconhecimento. É assim que um verdadeiro homem público consagrado pelas urnas tem que ser. Grato a quem lhe deu o voto, porque talvez daqui a alguns anos esteja de novo pedindo o apoio daqueles que o ajudaram a eleger.
Clovis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: