quarta-feira, 8 de outubro de 2008

RESGATE DO PASSADO

Em meus artigos no Integração nos últimos meses dei ênfase à valorização do passado e dos seus valores. Sempre defendi com convicção na certeza de que são fatos inquestionáveis e que não poderiam ser esquecidos pela comunidade. Participei destes acontecimentos como jornalista e radialista e sei da importância deles para o progresso da cidade.
Menosprezar o que foi construído é um erro que custou caro. 0 candidato Osvaldo Melo, desde a propaganda institucional veiculada na TV pelo PT, tinha como objetivo bater “nas forças do passado”. Foi um grande erro, porque atingiu as pessoas tradicionais da cidade. Políticos, famílias e todos que têm raízes fincadas em Presidente Venceslau. A sua própria família é tradicional aqui. Conheço o Luís Melo há mais de 50 anos e o próprio Osvaldo há mais de 40, sem falar na doce e inesquecível Dalvinha..
O resultado foi a formação de uma frente anti-Osvaldo, como nunca se viu na cidade. Foi a mais fragorosa derrota dos últimos 50 anos de um candidato a prefeito. Alguns correligionários “fanáticos” diziam em tom de desafio que ele tinha tanto prestigio que elegeria até “um latão de lixo”. Ledo engano. As urnas demonstraram.
O que era classificado como “passado” virou presente. Inocêncio Erbela elegeu seu filho Ernane prefeito. A própria Denise Erbela deve sua eleição ao pai. O nome valeu muito. João Monteiro, veterano em política, elegeu-se vice-prefeito e o filho Rodrigo vereador com a maior votação.
Nos vereadores o resultado mostra uma conjugação de fatores que merece uma análise. O velho João Rondó Filho, Zuza, presidente do PPS, elegeu seu filho João Paulo. O velho Tufy Nicolau elegeu seu filho Tufy Junior. O ex-prefeito Tacinho colocou sua mão sobre Serafim e o elegeu. Os outros vereadores eleitos, João Cola e Nilson Scalon, têm militância no passado da política venceslauense. As “novidades” são Eliseu Bayer e Zé Carlão. Também nem tanto assim. O primeiro é das Igrejas Evangélicas tradicionais. O segundo, candidato do prefeito Malacrida. Os outros 7 vereadores são ligados umbilicalmente ao passado.
Nenhum dos eleitos do passado esteve ligado a Osvaldo Melo na campanha à exceção de Denise Erbella, que deve seguir sua orientação na Câmara Municipal na oposição. Seu posicionamento político durante a eleição permite esta previsão. Defendeu com lealdade a candidatura de Osvaldo contra seu irmão Ernane.
Um resgate total das “tradições” da comunidade. É bom esclarecer que não somos contra o presente e o futuro. Não somos irracionais. A vida é composta de passado, presente e futuro. Idiota é quem pensa o contrário, que pode haver separações.
Tudo é atrelado aos acontecimentos e determinante no comportamento de cada um. Não pode haver rompimento deste elo, desta cadeia que é ligada indissoluvelmente ao destino das pessoas.
Nossa vida tem um condicionante que vem do próprio Criador e durante o seu transcorrer vamos estabelecendo vínculos que carregamos por toda existência. Dizem que Deus contabiliza todos no Juízo Final.
Um ditado popular explica bem tudo que escrevemos. Quando alguém extrapola os limites, há uma advertência: “Não se preocupe, o dele está guardado”. Concluímos - “o castigo sempre vem para aqueles que menosprezam a humildade e a sabedoria do povo. O povo é sábio e inclemente. Sabe quando está sendo enganado e dá o troco”.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: