sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PRESERVAÇÃO DA IMPRENSA

Como jornalista profissional de maior tempo de atuação na imprensa local, tenho o dever de defender a todos os órgãos de imprensa de Presidente Venceslau. Rádios, jornais, revistas,TV a cabo, enfim, meios de comunicação que são os olhos, ouvidos e bocas da população.
Através destes veículos mantidos com dedicação e persistência por verdadeiros venceslauenses, é que a população toma conhecimento de tudo que acontece na cidade. Quando alguns deles é vilipendiado, atingido na sua dignidade, sinto-me na obrigação de defende-los. Graças a Deus, sou bem recebido em qualquer destes meios de comunicação por seus proprietários e diretores.
Fiquei perplexo, indignado, quando na manhã de ontem vi uma montagem de primeira pagina do Jornal “TRIBUNA LIVRE”, que não condiz com os princípios que norteiam a atuação de seu Diretor-Proprietário, pessoa com a qual mantenho um relacionamento dos melhores pela sua cultura, educação e capacidade profissional.
Uma montagem grosseira feita com o intuito de denegrir a imagem do jornal, imputando-lhe notícia que não era a verdadeira, publicada na primeira página. A montagem grosseira e amadora, com erros de toda espécie, colocava como Manchete uma matéria paga, por uma das coligações que foi colocada em página interna.
O jornal original contém outra Manchete que não tem nada a ver com a que foi grosseiramente falsificada e xerocada, sendo distribuída à população. É fácil perceber que foi feita uma falsificação grosseira com finalidade de desacreditar o próprio jornal, que na verdade, tinha como manchete outra notícia.
Uma maldade sem limites para com os companheiros do jornal, que fizeram uma edição dentro dos ditames da boa imprensa e viram seu trabalho ser violentado por pessoas inescrupulosas que tentaram imputar-lhes informações que são de responsabilidade da respectiva coligação.
Um jornal tem responsabilidade com a lei, com as autoridades, com seus leitores e sobretudo com a população e não pode sofrer a ação de pessoas que agem com má fé e querem distorcer a verdade.
É de uma irresponsabilidade total tentar vilipendiar uma obra literária de cunho popular e noticioso como é um jornal respeitado como a TRIBUNA LIVRE, que nos últimos tempos passou por profundas modificações no sentido de melhorar.
Trava a boa luta de notícia e mercado sem precisar de meios escusos para a sua manutenção.
Não poderia de forma alguma silenciar diante deste atentado contra a imprensa de nossa terra, porque acredito nas pessoas que fazem das rádios, jornais, revistas e TV cabo, órgãos de credibilidade e honestidade de propósitos.
Uma campanha eleitoral não pode ser feita, com a utilização de trucagens, montagens, falsificações de toda espécie para a obtenção de votos. Votos assim obtidos são anti-democráticos, imorais e desonestos. Ferem a democracia com a lança da corrupção, da mentira, do engano para tirar proveito próprio.
A nossa total e irrestrita solidariedade aos companheiros da TRIBUNA LIVRE e que continuem na defesa da liberdade de informação, como sempre fizeram.
Clóvis Moré – Jornalista Profissional

Nenhum comentário: