sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A DANÇA DAS CADEIRAS

Conforme o prometido em um dos últimos artigos, vamos tecer considerações sobre o resultado das urnas relacionado à Câmara de Vereadores.
Das nove cadeiras existentes no legislativo, 6 foram renovadas e 3 com reeleição. Os reeleitos, Rodrigo Monteiro, PSDB, João Cola, PMDB e João Paulo Arfelli, PPS. O primeiro um campeão de votos, filho do vice-eleito João Monteiro, fez campanha apoiado na ajuda do deputado Mauro Bragato e utilizou o nome do governador José Serra como âncora. João Cola, outro campeão de votos, colheu os frutos de um mandato no qual foi combativo, principalmente contra o PT. João Paulo Arfelli, filho do Presidente do PPS, João Rondó Filho, soube conduzir sua campanha com discrição e se reelegeu. É um bom vereador.
Os novos eleitos: Eliseu Bayer, PSDB, outro campeão de votos. Quem passou dos 1.000 votos deve ser assim considerado. Contou com apoio dos evangélicos e durante a campanha demonstrou potencial. Tufi Nicolau, PSDB, também teve o prestígio do pai e da mãe, que contaram muito para sua eleição. Jovem como Bayer promete muito em sua atuação. Serafim, PMDB, um batalhador de várias eleições e agora chega ao podium. O ex-prefeito Tacinho e esposa Sonia foram fundamentais para sua eleição. Um prêmio a quem perseverou. Nilson Scalon, PMDB, é outro nome de destaque da política venceslauense. Tem uma história de luta na cidade, pertence a uma das tradicionais famílias locais e batalhou como um leão pela sua eleição. Reelege-se, eis que foi vereador na legislatura passada.
Entre os vereadores ditos da oposição, PT, Denise Erbella, teve votação razoável. O nome do pai, sempre pesa em qualquer ação política em Presidente Venceslau. Acreditamos que fará uma oposição responsável. No PT, depois da entrevista do prefeito Malacrida, haverá uma disputa pelo diretório e certamente ela será uma das postulantes.
Outro vereador Zé Carlão, PT travou uma batalha heróica pela sua candidatura, escudado pelo prefeito Malacrida e chegou lá. Tem histórico dentro do partido e certamente fará valer esta condição. É petista autêntico, dentro das novas características que deverão nortear o partido de agora em diante.
Mestre Tota, Luiza Nunes, Afonso Pneus, Zezinho do Táxi, Sorigotti não conseguiram a reeleição apesar de muitos sufrágios. Obtiveram votações expressivas e certamente farão parte de um banco de reservas que poderá ser utilizado a qualquer momento. Gonini não disputou a reeleição.
No PT duas votações pífias. Sebastião Erculiani e Marcelo Aldo, não reeleitos. Não conseguiram juntos as votações de John Lenon e Carla Zíper, duas figuras folclóricas. Sebastião e Aldo, integravam a linha de frente do PT na Câmara Municipal e pareciam ter muitos votos. Uma decepção no resultado final. O mandato parece ter derretido o suposto prestígio que teriam.
Votações expressivas contabilizadas. Serginho Galvão, PMDB, 603 votos, 200 a mais do que na eleição passada. É o primeiro suplente do partido. John Lenon do Brasil, PPS, 303 votos. Não foi surpresa. Lenon é querido na comunidade. Nunca fez mal a ninguém. Carla Zíper, PPS, 263 votos também foi bem votada. Faz um trabalho de assistência social na periferia e é muito querida.
Outros nomes foram bem ou mal votados e sobre estes não vamos emitir comentários, deixando para os eleitores o devido julgamento.
De tudo, o que se depreende é que a Câmara Municipal sofreu uma renovação da ordem de 66%, o que é muito bom e salutar. Praticamente, toda comunidade está representada em sua composição e esperamos que os novos vereadores sejam dignos do cargo que vão ocupar.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: