segunda-feira, 11 de agosto de 2008

TERMINOLOGIA POLÍTICA

Fui buscar no dicionário o sentido deste substantivo feminino – terminologia. Encontrei: “Tratado dos têrmos técnicos de uma arte ou ciência; conjunto dêsses termos; nomenclatura”
Explico a minha curiosidade: estamos em plena campanha eleitoral - daí o outro termo “política “. A mídia impressa e eletrônica tem dado destaque ultimamente a uma terminologia que destaca certos aspectos daqueles que estão envolvidos na política. Muitos termos têm sido empregados para definir certas situações. Vamos a alguns deles.
FICHA SUJA – surgiu como definidor de políticos que exerceram cargos em qualquer esfera e que cometeram atos desabanadores e que de um modo ou de outro prejudicaram a população. Ao analisar as contas destas gestões os tribunais de conta as rejeitaram. Na maioria das vezes as câmaras municipais também rejeitaram estas contas. Foram todas para a Justiça, algumas julgadas com pesadas condenações e outras em processo de julgamento. Daí a denominação “ficha suja”.
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – também dizendo respeito a políticos que agiram quando em cargos públicos sem o necessário cuidado com o cumprimento das leis. Aqueles que pensaram que governar é fazer cumprir as suas próprias leis e interesses, sem respeitar os procedimentos legais.
FUNCIONÁRIOS FANTASMAS – são aqueles que mesmo à distância do local de trabalho recebem polpudos vencimentos do erário público, sem nenhuma fiscalização quanto a horários, prestação de serviços e procedimentos legais para o exercício da função. Uma forma sutil de “receber sem trabalhar” e ainda exercer influência em decisões que podem ajudar ou prejudicar uma cidade ou município.
MARAJÁS – um velho termo, muito usado para eleger um Presidente que foi tirado pelo povo do poder. O que é o “marajá”. Aquele que nunca faz nada, que tem poder e ascendencia em partidos políticos. Que leva a vida tranqüila porque sabe que seus vencimentos estão garantidos.
OPORTUNISTAS DE PLANTÃO – este têrrmo foi usado na política local. É velho. Não é novidade nenhuma. Mas, como fizeram a citação vamos tentar explica-los. Aqueles que estão sempre à espreita para se eleger a algum cargo, evidentemente para ter a remuneração. Ficam à espera de um “oportunidade” para alcançar este objetivo. Mesmo que contrarie a toda sua história política anterior. Não importa o meio. Interessa o objetivo.
VIDA PREGRESSA – o dr. Michel Feres Juiz Eleitoral foi muito feliz na sexta feira ao dizer “ o eleitor deve observar as plataformas que possam ser efetivadas e olhar a vida pregressa dos candidatos. Tem que saber em quem estará votando porque é como levar alguém para trabalhar em nossa casa, porque aquele que vai ser eleito vai cuidar dos destinos da municipalidade’.
Esperamos com este pequeno resumo, pois existem muitos outros que não citamos, ter dado uma contribuição para que os eleitores comecem a observar esta esta terminologia pode ser aplicada para alguns candidatos que pedem seus votos.

Nenhum comentário: