quarta-feira, 20 de agosto de 2008

PROGRAMAS ELEITORAIS

Começou ontem o horário eleitoral. Oportunidade única para uma análise detalhada das propostas dos políticos. Os vereadores foram os primeiros. Nada de novo. A apresentação pessoal, nome e poucas propostas objetivas e concretas. Está na hora dos marqueteiros reverem as estratégias e apresentarem algo que possa prender a atenção.
A eleição de um vereador é muito importante para qualquer município. São estes os representantes mais próximos do povo. O edil é quem faz o contato direto com a comunidade. Seja na prestação de serviços, ou na apuração do desejo de cada habitante. É uma escolha personalizada e que na verdade expressa um desejo pessoal. É fundamental a formação de uma Câmara de Vereadores competente, responsável e comprometida com a legislação do município. Daí a necessidade da escolha de postulantes que preencham este perfil.
Hoje temos a primeira apresentação dos candidatos à prefeito. Um dia dos mais importantes da campanha eleitoral. Na primeira aparição radiofônica, já será possível ver quem está imbuído de bons propósitos. A população conhece a vida de cada um dos dois postulantes e poderá fazer um juízo de valor. Poderá comprovar se o que estão dizendo representa a verdade ou é apenas mistificação para ganhar votos.
Diz o ditado popular “o peixe morre pela boca”. Daí a importância do que será dito no primeiro programa de rádio. Quem concorre a um cargo de tamanha importância não pode mentir, tergiversar, enganar, esconder a verdade. Tem que ser sério, honesto, responsável, cumpridor dos seus deveres e antes de tudo transmitir uma mensagem de esperança nos dias futuros.
Outro ditado popular “o tempo é o senhor da razão”. Também se aplica a este primeiro dia de programa de rádio. Tudo que for dito pelo candidato neste dia, trará uma retrospectiva de sua vida. Seu passado será lembrado por aqueles que estarão ouvindo. Farão inevitavelmente, uma ligação do seu passado com o que está dizendo. E a comparação se é verdade ou não. Alguns pensam que o passado não conta. Mas conta sim. E muito. Agora é a hora da verdade.
A campanha eleitoral começa realmente a partir de agora. O povo não é bobo. Existem dos dois lados meia dúzia de aficionados que fazem o “jogo de cena” atribuindo favoritismo aos seus candidatos. Tudo “balão de ensaio” que vai ser posto a prova a partir de agora.
Candidatos com a crescente politização da população tem que ter propostas de governo consistentes e que permitam ao povo ter esperança em quem vai votar.
Velhos chavões repetitivos e desgastados, divulgados à exaustão ferem os ouvidos e a sensibilidade do eleitor, que rejeita este tipo de propaganda.
Por isso, os programas eleitorais devem ser feitos com proposituras verdadeiras, inovadoras, criativas, que mostrem à população a capacidade realizadora de cada candidato. A escolha é antes de tudo de um administrador que saiba realizar e não verbalizar. As palavras são o início de um ciclo de governo que as tornem concretas e palpáveis. O povo está cheio de retórica vazia que nada faz e realiza.
Muita atenção aos discursos dos candidatos e às suas propostas.
Clóvis More
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: