sábado, 23 de agosto de 2008

FAIVE – PASSAD0 E TRADIÇÃO

Começa hoje a FAIVE. Em julho de 1.975, exercia a profissão da qual muito me orgulho. Jornalista Profissional com registro 9.450 no MTPS, desde 8 de outubro de 1.971. Estava na direção da Rádio Presidente Venceslau a antiga ZYH-7. Cheio de vontade de vencer na vida, vindo de origem humilde, de pés descalços e calças curtas fui cobrador, office boy e tudo que se pode imaginar na Rádio. Oportunidade dada por Altino Correia, Esidro Tacca e o sr. Carlos Platzeck.
Fico feliz e agradecido em poder recordar este passado. È gratificante sentir que estas pessoas tão importantes naquela época, olharam para um menino pobre, vindo de camadas humildes, morando na periferia, perto da Zona. Daí a minha indignação quando ouço alguém criticar o passado, ignorando avós, pais, amigos e até irmãos. Falam por falar, procurando denegrir aqueles que construíram o nosso presente. Um grande erro. Não digo engano, porque o fazem de caso pensado.
Mas, o que tem a ver com isto a FAIVE. Em 1.972, adquiri um pequeno sítio de 12 alqueires do Ildefonso Garcia Albarran, no chamado Ninho das Cobras. Talvez por falta de juízo assumindo um compromisso financeiro muito elevado. Mas Deus e os amigos ajudaram e o sítio foi pago.
O saudoso dr.Osvaldo Murad uma das pessoas que mais admirei, já criava gado Nelore na Estância Figueira. Quando lhe falei que tinha umas vacas leiteiras velhas e magras, preparou uma surpresa. Deu-me de presente um tourinho Nelore com quase dois anos. Pediu um nome que eu escolhi como CRISMO, em homenagem a minha primogênita a Cristina Scarcelli Moré, hoje com 35 anos.
O Dr. Osvaldo Murad, irmão do saudoso Ernane Murad, pediu ao seu capataz o Gaúcho que tratasse do animal na cocheira e disse –“ vou levar este animal no seu nome na FEIRA que o Manoel Rainho vai fazer no mês de julho”.
De gado devo dizer que não entendia nada, como até hoje, aliás sem mentira nenhuma. Quem entende é a Luzia. E quem tem medo é a Luciana. A Maria Luiza gosta muito e não quer vender nada.
O CRISMO ficou na exposição e foi aqui em Presidente Venceslau que ganhei o primeiro troféu, por participação, pois não havia julgamento. O Dr. Osvaldo expôs o Rio Preto, touro Reservado Grande Campeão Internacional, título ganho em Campo Grande (MS).
A 1ª. FAIVE foi realizada na antiga Anderson Clayton, pelo Manoel Rainho, cedida pelo Jorge Antonio Sobrinho em 1.975 e foi um sucesso.
Ficou um ano sem ser realizada porque o prefeito Inocêncio Erbella estava preparando o atual recinto, dotando o amplo terreno do mínimo de infra-estrutura para que a segunda edição, pudesse ser realizada.Aquele terreno sempre foi da Prefeitura. Muitos combateram a idéia do local, por ser longe da cidade, mas que se revelou na atualidade como o melhor de toda a região. Mais um acerto do ex-prefeito Inocêncio Erbella, a quem muito deve o município de Presidente Venceslau, pelo seu progresso e desenvolvimento.
Lembro que ajudei a elaborar com o Osvaldo Soares de Almeida o logotipo da FAIVE que felizmente está preservado até hoje. Aquela cabeça de boi estilizada.
Hoje estamos começando uma nova FAIVE. À frente mais uma vez este incansável e admirável Emilson Soriano, com uma equipe extraordinária de venceslauenses que conseguiu agregar e congregar em torno desta festa regional. De sua capacidade não precisamos falar. Provas de sua capacidade são as feiras que realizou.
O sucesso está garantido pela perspectiva otimista que tomou conta de toda região. Lembrei de 1.975 para reafirmar que sem passado não existiria o presente e o futuro seria incerto. As grandes iniciativas são imorredouras e marcam a vida de uma comunidade,
Clovis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: