terça-feira, 26 de agosto de 2008

CONSTRANGIMENTO

A vinda do deputado federal José Eduardo Martins Cardoso, PT, a Presidente Venceslau programada para ser um acontecimento político de apoio a um dos candidatos a Prefeito, se transformou em um autêntico constrangimento.
Foi ensaiada uma passeata que não teve a adesão esperada. Poucos carros adesivados e que estão na campanha do candidato saíram às ruas. Carros particulares mesmo, que representam o povo, não foram vistos participando.
O deputado representante do partido na esfera federal foi levado às ruas em cima da carroceria de uma luxuosa camionete. Entre os transeuntes se ignorava quem estava a bordo do veículo. Acenos eram feitos pelos políticos ocupantes do veículo como querendo explicar o que estava acontecendo. Um visitante que veio pela primeira vez em seu novo mandato a Presidente Venceslau. O desinteresse talvez seja, pelo desconhecimento de políticos que estão sempre ausentes na hora que o município deles precisa e que só aparecem nas vésperas de pleitos, como agora.
Entretanto, o constrangimento maior aconteceu no gabinete do prefeito Ângelo Malacrida, segundo testemunhas. O deputado avisou que passaria pela Prefeitura e queria ser recebido pelo prefeito. Malacrida convocou seus auxiliares de primeiro escalão e membros de partidos que dão sustentação ao governo municipal para recepcionar o deputado José Eduardo Cardoso.
Este chegou acompanhado dos candidatos do partido a prefeito e vice-prefeito que ocuparam o gabinete. Antigos petistas se dirigiram ao deputado indagando sobre o regimento e resoluções partidárias a serem seguidos na pré-convenção. Indagaram que o estatuto e normas partidárias não foram seguidas em Presidente Venceslau, numa clara alusão ao afastamento do atual prefeito da disputa convencional.
O prefeito Malacrida sempre contestou a legalidade da constituição do diretório municipal em seguidas manifestações pela imprensa. Não abriu mão de sua candidatura à reeleição, até o último momento.
O deputado constrangido tentou atenuar o questionamento usando a palavra “atípica” para definir a situação do partido em Presidente Venceslau.
Para os que assistiram à cena foi uma autentica “saia justa“. Mais um detalhe revelador. Na abertura da FAIVE o deputado federal Jose Eduardo Cardoso, estava presente e não foi convidado para descerrar a fita ou fazer uso da palavra. Entrevistado pela imprensa falada, perguntado sobre alguma grande obra do seu partido no município, o deputado tergiversou e nada respondeu de concreto. Somados, estes acontecimentos são uma prova evidente do ambiente conturbado que vive o partido líder de uma das coligações que disputa as eleições municipais de 5 de outubro.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: