segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Um leitor nos alertou. O que estão fazendo com a Natureza no final da Tiradentes ?
Há dias, um movimento inusitado vem sendo observado no local. A retirada de terra ao redor dos pés das árvores. Um fato inexplicável.
Mas, como sempre quando a imprensa informa, surgem os que criticam ou se defendem.
O fato observado por todos que por ali passam deixava questionamentos. Qual a solução que irão adotar? Será que ninguém está se preocupando. Afinal, perguntas sem respostas.
Agora, temos a resposta. As frondosas e copiosas árvores darão lugar a mais prédios que deverão ser utilizados para fins comerciais. Mais uma vez a Natureza está sendo agredida. Os homens fingem se esquecer que a Natureza é o bem mais precioso que Deus deixou. A cada agressão a ela, o castigo fatalmente virá.
Hoje, já podemos sentir na pele, com o sol escaldante que nos queima, o troco que está sendo dado por toda fúria destrutiva perpetrada por homens sem consciência.
No local, a entrada da cidade, espécies nativas cinqüentenárias ou até mesmo centenárias, mostravam o que era a fauna do Pontal do Paranapanema.
Com o disfarce da retirada da terra ao redor das árvores no início, várias delas foram derrubadas com a moto-serra que substituiu o machado. À cada corte feito é o mesmo que sangrar a Natureza de forma irreversível.
Será que os autores desta “façanha” serão obrigados a plantar ou repor árvores por aqueles que são responsáveis pela aplicação da lei?
É uma pergunta que fazemos esperando resposta. Aonde está a “consciência ecológica”, que tanto tem sido falada e decantada?
Aquelas árvores representavam um cartão de visita para a nossa cidade. Logo no acesso apareciam opulentas quando das floradas, mostrando um panorama verde e esplendoroso. Fatalmente serão substituídas pelo sol quente e inclemente que vai colaborar mais uma vez para o aquecimento global e o extermínio de todos nós. Aonde está a nossa consciência. Será que ela existe?
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: