segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

SEGURANÇA PÚBLICA

O governo estadual tem na segurança pública um de seus maiores problemas. Nas pesquisas feitas por institutos especializados a população se refere ao item como um dos que precisam ser melhorados. O vereador de Marabá Paulista Antonio Edvan, o Sodinha, que é presidente da Câmara Municipal, fez graves acusações contra a administração José Serra. Chegou a ponto de dizer que “o governo do Estado de São Paulo mente quando se refere a melhorias na Segurança Pública”.
Justifica – “o descaso para com sua cidade” – citando – “o governo tem enaltecido medidas adotadas no setor, mas elas estão longe de Marabá Paulista”. Para o vereador, 5 mil habitantes da cidade necessitam de um Delegado com presença diária diante do aumento de pequenos furtos e desentendimentos constantes ocorridos no município.
Em Marabá Paulista uma agência bancária foi furtada três vezes. A Câmara e a Prefeitura também foram alvos de ladrões. O vereador diz que todas as ocorrências estão sem solução e em janeiro a situação precária piorou com a ausência do escrevente e do investigador, que estão de férias, permanecendo o atendimento diário apenas de um servente.
O vereador aponta a instalação de uma Penitenciária, a existência de 5 assentamentos e 1.105 km2 de extensão como fatores que deveriam preocupar a Secretaria de Segurança Pública em investir no município.
Procuramos algumas informações junto aos órgãos policiais de Presidente Venceslau que sedia a Delegacia Seccional de Polícia. Há muita reserva entre os agentes policiais em tecer comentários sobre a situação. Mas pudemos constatar que a falta de efetivo é o principal problema. Existem poucos delegados para atuar na sub-região. Alguns próximos da aposentadoria. Todos assoberbados pela extensão territorial. Acumulam várias delegacias. Em janeiro alguns estão em férias, o que aumenta o déficit de agentes da lei.
O Estado precisa aumentar o número de delegados. A remuneração que paga é pouca em relação a outros estados. Mato Grosso do Sul paga o dobro para seus agentes. Isto também dificulta o acesso à profissão, gerando desinteresse por parte dos bacharéis em direito.
Se o governador Serra tem aspirações presidenciais, precisa debruçar sobre o problema, que não é apenas de Marabá Paulista, mas de todas as cidades do interior paulista. Segurança é primordial para que a população possa ter tranqüilidade e conseguir trabalhar para o progresso da Nação.

Clóvis More
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: