quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ESQUECERAM DE NÓS

De Santo Anastácio a Presidente Epitácio está cada dia pior a situação da Rodovia Raposo Tavares. O asfalto apresenta ondulações que podem provocar descontrole nos veículos. Há buracos. A sinalização é deficiente. Não existe acostamento para emergências.
O governador Serra, que obteve esmagadora votação nos municípios servidos pela estrada, ignora a existência desta população do oeste paulista. Anuncia obras na Raposo Tavares que não contemplam a nossa região. Nos últimos dias, o que fez : anunciou que o trecho será o ultimo na reformulação que ligará o litoral às margens do Rio Paraná.
A cobrança de pedágio continua tendo sido reajustado recentemente. Os dispositivos de acesso das cidades continuam perigosos. Muitas pessoas perderam a vida nos últimos anos pelas condições inadequadas. Nada disto sensibiliza a Secretaria de Transportes em São Paulo.
Conhecemos de longa data o trabalho do Diretor Regional Dr. João Augusto Ribeiro, para que a micro-região receba as obras necessárias. Não tem sido atendido em suas solicitações. Estamos relegados a um segundo plano, por aqueles que manipulam os recursos no governo estadual.
As entidades representativas dos municípios abrangidos pouco ou nada têm feito no sentido de reivindicar uma maior atenção ao estado da rodovia e vias vicinais que também estão deterioradas.
Levantamento feito na área de abrangência do EDR – Escritório de Desenvolvimento Rural de Presidente Venceslau – dá conta que os U$$ 112,7 milhões exportados em 2007 foram totalmente provenientes de produtos do agronegócio, segundo o IEA – Instituto de Economia Agrícola. É o único EDR do Estado que tem toda sua exportação baseada neste tipo de produto. Os produtos do agronegócio são carnes, grãos e subprodutos, o que demonstra a importância do campo para a região.
Para o país, o agronegócio é o sustentáculo da pauta de exportações, gerando superávit para a balança comercial e nos colocando em posição nunca antes alcançada na economia mundial.
O vereador Rodrigo Monteiro, PSDB, Presidente da Câmara Municipal, nas duas primeiras sessões deste ano reivindicou do governo estadual a implantação da marginal ligando o trevo do Kaiowa à P2. Lembramos ao vereador que há mais de 10 anos, antes do PT, foram efetuadas obras de terraplanagem no local, para implantar a marginal. Estão abandonadas.
Há de se continuar reivindicando aos órgãos estaduais na região, como o Escritório de Desenvolvimento Regional, que tem na direção o venceslauense Mauro Vilanova. Sabemos das limitações e das dificuldades, mas se ficarmos atrelados a isto nunca conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Temos sempre que lembrar por que na verdade “esqueceram de nós” e já faz muito tempo
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: