segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

E V I D Ê N C I A S

Casualmente, estive em Presidente Epitácio durante a semana. Passei pela vicinal que liga Caiuá à chamada Jóia Ribeirinha. A conservação da estrada não é das melhores. Há uma mistura de asfalto com perenização. Isto a deixa com aspecto nada agradável e também perigosa. É mais uma falha da Secretaria de Transportes. A região merece um tratamento melhor.
Entretanto, o que causou surpresa e admiração foi a constatação de que ao terminar a mal cuidada vicinal o aspecto mudou. Um trevo moderno e bem sinalizado é oferecido ao motorista. Com indicações para o cais, orla e bairro Campinal. Uma mudança radical.
Uma moderna avenida com duas vias foi implantada e segue até as proximidades da ponte Maurício Joppert. Para quem não visitava a cidade a algum tempo uma boa surpresa. Mesmo que sejam obras compensatórias da Cesp, o fato demonstra que Presidente Epitácio recebe melhorias e a paisagem urbana ganhou em beleza e praticidade.
A ida à cidade rendeu um rápido contato com o Secretário de Planejamento do Município, Sergio Maroto. Não o conhecíamos e a impressão foi muito boa. Representa a nova geração de empresários do município e que se dedica à administração pública. Disse da tranqüilidade política, mesmo na fase pré-eleitoral, no município.
Outra surpresa durante o rápido bate papo. Falou que o município, apesar de ser dirigido por um prefeito, Antonio Furlan, que não é do PT, tem feito convênios com o governo federal. Conseqüentemente, recebeu e recebe verbas que estão sendo aplicadas em benefício da população. Em resumo, o governo federal tem sido um parceiro importante para o crescimento de Presidente Epitácio. Neste início de 2008 um total de R$ 1,2 milhão está sendo conveniado.
Para este jornalista veio a indagação. E Presidente Venceslau, que tem há mais de 10 anos um governo do PT, não merece o mesmo tratamento?
Não existe neste raciocínio nenhuma inveja de Presidente Epitácio. Existe apenas a tentativa de buscar uma razão para este fato.
Temos aqui o ex-prefeito que é assessor do Presidente da Câmara de Deputados e que recentemente escreveu em resposta a um nosso artigo –“no momento que redigimos essa resposta estamos operando no gabinete do deputado em Brasília para a liberação de recursos não só para Presidente Venceslau, mas também para Presidente Epitácio...”. Será que os recursos só vieram para Presidente Epitácio ?
Como explicar, que depois de mais de 10 anos de governo do PT, os investimentos feitos tanto pelo governo estadual como pelo federal, são tão pífios na cidade.
Será que falta vontade para reivindicar. Talvez seja uma explicação. Será que o propalado prestígio político junto à direção do PT em Brasília se resume em um cargo de assessor parlamentar. Pode ser outra explicação.
O que podemos afirmar, e isto ninguém precisa ser um gênio, é que Presidente Venceslau perdeu a liderança regional e corre sério risco de continuar descendo a ladeira. Presidente Epitácio aprendeu a lição e depois de vários anos cresce com lideranças políticas advindas do meio empresarial e se projeta no cenário regional. Uma evidência...
Clóvis Moré
Jornalista profissional

Nenhum comentário: