sábado, 16 de fevereiro de 2008

NOVO COMANDO NA 1ª. CIA DA PM

A 1ª.Cia. da Polícia Militar do 42º. Batalhão tem novo comandante. É o 1º. Tenente Marco Túlio Mariano Brunhara, que tem jurisdição sobre 4 municípios da micro-região.
Ao assumir tão importante comando, o Tenente Brunhara encontra uma fase da polícia em que problemas são ventilados na imprensa envolvendo a polícia do Estado de São Paulo e especificamente a da nossa região. A Ouvidoria da Polícia, pela sua assessoria de imprensa, registra denúncias por conta de possíveis irregularidades praticadas pela Polícia Civil e Militar. Em Presidente Venceslau, em 2007, foram apresentados 20 casos, contra 19 em Presidente Prudente, município com população muito superior à nossa.
As denúncias elencam abusos, homicídio, ameaça, corrupção passiva, infração disciplinar, negligência entre outros. Não há uma informação de qual setor, se a Polícia Civil ou a Militar foi a mais denunciada.
Na Câmara Municipal de Presidente Venceslau, a vereadora Luiza Nunes, fez duras críticas a um “cidadão que veste farda”, dando-lhe a denominação de “xerife das multas”. A vereadora foi mais além: “Presidente Venceslau é uma cidade pequena, onde toda a polícia conhece todos os munícipes, há casos que podem ser ponderados”. Disse que poderá fazer outra denúncia na Corregedoria. Em seu pronunciamento a parlamentar disse “nós estamos vendo aí na cidade outra indústria de multas”.
A estes dois fatos some-se a denúncia do vereador João Cola de que as multas feitas em Presidente Venceslau pela polícia militar podem ser irregulares.
Na nota distribuída à imprensa, o objetivo do novo comando é de reforçar cada vez mais as doutrinas do policiamento comunitário, entre outras providências, empenhando esforços para a reativação da Base Móvel Comunitária e do policiamento ciclístico na área central da cidade.
Vejo com otimismo tal informação. Eis que no site da Polícia Militar há um texto que destaca: “com o policiamento comunitário ao invés de simplesmente sustentar prioridades e estratégias impostas de cima para baixo por governos e chefes de polícia, a polícia passa a sustentar prioridades e estratégias desenvolvidas em cada local através de parcerias entre os policiais e as lideranças e grupos comunitários”.
Vai mais além ao afirmar: “policiais em todos os níveis hierárquicos de todos os setores da polícia, assim como os membros da comunidade passam a atuar de forma integrada”.
São afirmações que, somadas a assunção da nova chefia, nos dão a esperança de que haverá realmente uma mudança no relacionamento entre a Polícia e a comunidade. Não que ele seja ruim. Pelo contrário. Como salientei em ocasiões anteriores, a maioria dos policiais militares, desenvolve um relacionamento extremamente saudável com a população.
Saudamos com esperança e confiança no novo comando da PM, que as novas medidas vão proporcionar um ótimo relacionamento, incrementando de forma real e eficaz o policiamento comunitário para o bem de todos nós.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: