quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

INICIATIVA PRIVADA

Ontem, um leitor do Integração, questionou frase do comentário “Iniciativa Comunitária. Perguntou, porque o argumento – “a iniciativa privada é que tem mantido o crescimento urbano”. Temos afirmado constantemente que expomos nossas opiniões, sem a pretensão de sermos os donos da verdade. Isto deixamos para outros, que gostam deste rótulo.
A “iniciativa privada” consiste nas pessoas físicas e jurídicas que, agindo legalmente, exercem atividades na sociedade. Estas atividades podem ser econômicas, financeiras, educacionais, sociais, filantrópicas culturais, esportivas, assistenciais. Não são diferentes das exercidas pelo poder público. Os recursos têm origem diferente. O poder público cobra impostos, taxas, tarifas, da sociedade. Tem o objetivo de retornar estes impostos em obras e serviços. Isto nem sempre acontece. Aliás, no Brasil, não é preciso nem comentar.
A iniciativa privada é o povo. É a nação. Somos todos nós, que trabalhamos para sobreviver. De acordo com a nossa maior ou menor capacidade de “tocar a vida”, conseguimos juntar bens e patrimônio. É evidente que, para tanto, necessitamos realizar investimentos, que vão gerar empregos e bens. Surge o lucro que é reaplicado, gerando a atividade econômica.
A base de tudo é o núcleo familiar. Na família, “célula mater da sociedade”, está o princípio de tudo. Sem sua estruturação, nada é possível. Com o “trabalho” dos seus membros apoiados no alicerce moral do lar é possível crescer. Parece tudo muito simples, se tiver princípios éticos e morais e crença em Deus.
Mas o que tem a ver com tudo isto a iniciativa privada. Tudo. Uma casa que é construída, seja na periferia ou no bairro mais elegante, é fruto de alguém do povo. A instalação de uma empresa de pequeno ou grande porte. A geração de empregos daí decorrente e o desencadear da atividade produtiva.
Basta passear por Presidente Venceslau para sentir o quanto nestes últimos 10 anos a iniciativa privada fez pela cidade. Novas casas humildes ou suntuosas foram reformadas e edificadas. O comércio aumentou. Novos estabelecimentos foram edificados. A cidade já ganhou dois supermercados e tem mais dois hiper em construção. O prédio da Faculdade é um cartão postal. A família Matsuura construiu vários prédios para abrigar bancos e repartições públicas. É a iniciativa privada em plena atividade, gerando progresso e desenvolvimento. Pagando os mais pesados impostos do planeta.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: