sábado, 26 de janeiro de 2008

O APOIO DO GOVERNO ESTADUAL

No primeiro artigo desta série escrevi – “para governar um município o prefeito precisa de apoio dos escalões superiores: dos governos federal e estadual”. Presidente Venceslau tem se ressentido nos últimos mandatos da falta de ajuda. Apesar do partido do atual prefeito ser do governo federal, muito pouco tem sido divulgado”.
Nesta afirmação ficou claro que, em 10 anos de governo do PT o nosso município praticamente nada recebeu. A não ser a nomeação de assessores à distância, que recebem de Brasília. São benefícios pagos à profissionais da política.
Justifico a volta ao assunto, lembrando um velho adágio - “o tempo é o senhor da razão”.
O governador José Serra anunciou neste final de semana, em Assis, a desapropriação do Hospital Universitário de Presidente Prudente. Em dimensões físicas o maior da região e em condições de atender a uma demanda enorme de pacientes.
Será ainda mais do que é um hospital regional para todas as classes da população, seja rica ou pobre. O HU é um orgulho regional, nascido do vanguardismo e da capacidade de realização de Agripino Lima. O governador vai seguir o caminho legal da utilidade pública e da desapropriação, discutindo os valores na justiça.
E o mais importante. O hospital continuará ligado a UNOESTE dando suporte aos novos profissionais que sairão das faculdades ligadas à saúde. Será ao mesmo tempo útil à população, contribuindo com pesquisas e o aprofundamento de conhecimento de novos formandos nas mais diversas e evoluídas áreas da medicina. Não só da região como de todo país. Terá o apoio do governo estadual.
Vale lembrar que o atual prefeito de Presidente Prudente, Biancardi, é do PSDB, onde ingressou há pouco tempo. Manteve contatos com Bragato e Ed Thomas, que são da base aliada do governador na Assembléia, o que facilitou e agilizou a decisão do governador.
Aqui em Presidente Venceslau continuamos com a nossa Santa Casa em dificuldades. Apesar dos esforços da nova administração, está difícil de reconquistar a confiança da população. É necessário muito mais para que a Santa Casa volte a ser o que foi no passado. Um hospital de caráter regional e que atenda a todos que precisam.
Há necessidade de acertar a situação financeira, os encargos devidos, o reaparelhamento do equipamento, a contratação de mais médicos e o oferecimento de mais prestação de serviços ligados à saúde.
Para tanto o apoio dos políticos ligados ao governo estadual é fundamental para que possam abrir as portas ao prefeito, que tem dado a sua parcela de colaboração, mesmo contando com a incompreensão de alguns companheiros, que parecem torcer para que ele não acerte. As suas atitudes em relação ao seu antecessor têm sido mais positivas e impediram o locaute.
Sem querer menosprezar quem nos criticou, podemos dizer que nosso comentário tinha um objetivo médico-social e não antecipou nenhum debate político. A desinformação não era minha e sim daqueles que sabem pedir votos para o povo e depois se esquecem de suas obrigações. Reafirmo: são rápidos na oratória e lerdos na administração.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: