quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

INICIATIVA COMUNITÁRIA

O que está faltando aos políticos de plantão, a socióloga Prof.Maria Ângela Dìncao fêz. Entregou ao governador José Serra no Palácio dos Bandeirantes uma pauta de reinvidicações para o município e região. Se, vai ser atendida, não se sabe. Mas teve a iniciativa e a coragem de ir até o máximo mandatário paulista para bradar pela solução de problemas que são de toda comunidade. Iniciativa louvável que deve servir de exemplo. Alguns poderão objetar que a socióloga tem filiação partidária e pretende ingressar na política. Se assim for, também é saudável. Preparada intelectualmente ela é.
Presidente Venceslau precisa alavancar seus valores comunitários. Temos na comunidade pessoas preparadas e que estão omissas, no ostracismo. Permitem com esta passividade, a assunção a cargos importantes daqueles que apesar da boa vontade não tem qualificação e competência para executar certas funções.
Acreditamos que está chegando a hora de uma revoada geral de todas as forças vivas da comunidade. Há de se lutar pelos propósitos e objetivos comunitários. Somente a união faz a força. Sentimos que o modelo de governo instalado a mais de 10 anos é improdutivo, ineficiente e inócuo. Nada acrescentou ao progresso municipal. Pelo contrário. A comunidade diminuiu perdendo população, posições no ranking regional e órgãos públicos. A iniciativa privada é que tem mantido o crescimento urbano.
Daí a satisfação com a iniciativa da Maria Ângela. Se o primeiro dos seus pleitos for atendido, - a criação da Universidade Livre em ciência e tecnologia – no prédio do antigo CEFAM, já terá valido a pena. A desativação do CEFAM é um dos maiores erros do "alkmismo" no estado de São Paulo. Quércia acertou e Alckmin errou. A construção e instalação da escola de formação no Magistério foi uma conquista da dupla Tufi-Inocêncio e trazia alunos de toda região. Como o governo pode fechar uma escola de grande alcance sócio-educacional?
Pretendem alojar a polícia civil naquela área que está retirada do centro da cidade. A seccional esta bem instalada. O 1o.e 2o. DPs funcionam há longos anos em seus prédios. Ate para comodidade da populacao deveriam permanecer nos mesmos locais. Uma sugestao.
A professora ainda pautou a instalacao de um Hospital Regional de 80 a 1OO leitos e a compra do Casarao que foi tombado pelo Condephaat . O mesmo que tem sido alvo de polemica na comunidade e que a SACEA esta lutando para adquiri-lo. O casarão foi do pioneiro Dr.Álvaro Coelho e poderá ser restaurado e nele instalado a Casa de Cultura e Historia e a Associa;’ao Venceslauense de Letras.
Uma iniciativa ousada e arrojada que repercute na cidade. Vale lembrar que o Estado deve muito ao município. Aqui instalou dois presídios e tem de alguma forma que compensar a populacao pela intranqüilidade e aumento da criminalidade verificadas nos ultimos anos.Estamos otimistas em ver que nossas forcas vivas estao se movimentando, criando novas expectativas para nosso futuro. Temos que despertar da letargia petista dos últimos 10 anos.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: