domingo, 14 de junho de 2015

POLITICA MUNICIPAL

              As eleições municipais de 2.016 requerem dos que militam na política, ações que geram especulações e trazem o assunto no seio da comunidade.
              Diante disto, por um dispositivo legal determinado pelo calendário eleitoral e das aspirações de possíveis postulantes o assunto vai ganhar a cada dia mais relevância.
              Dentro dos partidos políticos, que são a base legal para o acolhimento das candidaturas e nas conversas e encontros do dia a dia entre os que pretendem se submeter ao julgamento publico.
              Neste contexto,  os partidos  políticos, surgem como  primeiro fator determinante do que poderá acontecer no pleito sucessório.
              Sem filiação eleitoral e partidária nenhum cidadão pode concorrer.
              Em Presidente Venceslau, como no cenário politico nacional, existem mais inumeras siglas registradas e em condições de apresentar candidatos.
              Mas, aquelas de maior relevância são as que realmente ditam as regras nos bastidores, devido seus líderes e que podem sensibilizar o eleitorado.
             Isto posto há possibilidade de se colocar algumas opiniões sobre a politica municipal.
             PT, PDT, PSDB, PMDB, principais agremiações partidárias nacionais, são o fóco de qualquer movimentação política.
             Aquí em Presidente Venceslau, o PT tem como seu mais expressivo líder o vice-prefeito Osvaldo Melo. Uma liderança eleitoral inconteste e provada nos diversos pleitos que disputou nas vitórias ou derrotas
             Durante o atual governo quando é vice de Jorge Duran do PDT, foram incontáveis os rumores de que os dois não se entendiam.Mas, nada foi oficializado a não ser um documento publicado na imprensa local, no qual o vice demonstrava insatisfação.
              A situação do PT a nível nacional com crescente rejeição, deve respingar sobre o vice prefeito, exercendo efeito contrário de anos atrás quando o projetou.
             O prefeito Duran, que sem declarar publicamente, é o nome mais citado e deve buscar a reeleição está em um partido, sem grande alcance nacional. Em Pres. Venceslau, o PDT  tem o prefeito, alguns vereadores e o major Olímpio eleito deputado federal, o que lhe dá força e prestígio junto aos integrantes da comunidade.
             O PSDB, apesar de comandar o governo estadual e ter o deputado Bragato, como sua grande estrela é sempre uma incógnita. Aliás, segue sua saga, na qual adversarios e a imprensa sempre citaram " de que está sempre em cima do muro".
              Tem nomes que podem disputar a Prefeitura até com chances dependendo do empenho do governador e do deputado Bragato.
               Apesar das posições ambíguas até agora, será,pela sua força e prestígio de comandante da oposição a nível nacional, decisivo para o pleito municipal. Dizem integrantes que desta vez não será integrante de coligação. Terá seu candidato.
                Na ultima análise, surge o PMDB e aquí acredito estar o nó de todas as provaveis composições.
                A volta do ex-prefeito Tacinho ao cenário politico municipal através do seu filho PI, desencadeou um panorama diferente do que era imaginado.
               A sigla é disputada pelo atual chefe de gabinete do prefeito Duran, Elcio Junior e por Tacito Cortes, que por várias vezes teve como seu vice Luis Geraldo Galvão, grande amigo do vice-Presidente da Republica e Presidente Nacional do PMDB, Michel Temer.
               O ex-prefeitro Ernane Erbella, que deixou o PMDB e foi para o PTB partido tradicional,mas sem grande eleitorado, foi cogitado pelo jornal Tribuna Livre, como companheiro de chapa em com-posição com Tacinho.
              Nada até agora confirmado,mas tudo em discussão, nas reuniões, contatos, bastidores e conversas de rua.
              Os partido menores, através de presidentes e vereadores esperam o desenrolar dos fatos entre estes que hoje comandam a política local.
               Vamos continuar aguardando e se possível, colocando nossos leitores informados destes lances e acontecimentos que envolverão as eleições de 2.016.          

Nenhum comentário: