segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

                     P E R D Í  U M  A M I G O

          Não  somente eu,  perdí um amigo. Muitos perderam.
O falecimento ontem, do Sr. Ildefonso Garcia Albarran, tenho a mais absoluta certeza, provocou esta mesma afirmação em muitos venceslauenses.
Uma vida de 84 anos, de simplicidade, bondade, trabalho, honestidade,  correta, prestativa, solidária, familiar exemplar e Cristã. Assim foi, o sr. Ildefonso Garcia Albarran. Um homem do tempo antigo, que honrava sua palavra e amigos. Que estava sempre alí, encorujado no seu canto na Agropecuária Confiante, ao lado do seu filho Valdir, companheiro inseparável, cumprimentando a todos que chegavam. 
          Com seu jeitão espanhol de ser, enquanto a saúde lhe permitiu, era o primeiro que chegava e abria a loja, esperando os  funcionários, os fregueses e seu querido filho Valdir e ocasionalmente os netos.
           Tenho por êle, um carinho especial. Foi dêle a primeira propriedade rural que adquiri em 1971, o sitio de 12 alqueires no Ninho das Cobras. Mesmo sem muito me conhecer, foi o primeiro que acreditou em mim e deu um prazo de 1 ano, para que pagasse a metade da compra.
            Deste negócio nasceu uma amizade sólida que nos acompanhou por mais de 40 anos. Admiração recíproca, que a gente sentia quando se cumprimentava e se olhava. Ildefonso há mais ou menos 20 anos mostrou toda a sua amizade em um episódio, no qual eu precisava de ajuda e êle me deu esta ajuda e mostrou toda sua solidariedade, enfrentando uma situação que poucos teriam coragem.
            Lembro, com gratidão, das muitas vezes que o procurei para abrir a loja para arrumar remédios para meus animais. Nunca se negou...Estava sempre pronto, fosse o dia e a hora que fossem.
            Um amigo antigo, verdadeiro, forte, solidário, simples e bom.
            Quando foi descoberto o câncer do qual sou portador, uma das primeiras pessoas a me visitar foi Ildefonso, que passou mais de meia hora ao meu lado, sem muitas palavras, mas demonstrando muita dor, a mesma que experimento agora com os olhos cheios de lágrimas ao vê-lo partir.
            A Bíblia, diz que a morte faz parte da vida. Cristão praticante, ministro da Igreja, tenho a mais absoluta certeza de que o querido amigo Ildefonso não está triste, pois sabe que cumpriu os ensinamentos de Deus e nos deixou um substituto à altura, seu filho Valdir, que vai sempre honrar o seu nome e procurar ocupar no coração de todos os seus amigos, um pedacinho mesmo que pequeno, porque o grande era dele.
            Ildefonso está ao lado de Deus e neste momento sorrí vendo que seus amigos lembram com uma imensa saudade de sua grande figura. não só no tamanho físico mas na bondade da sua alma e do seu coração.
            Descanse em paz, amigo querido.

Nenhum comentário: