sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

                            
A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DA JUSTIÇA

Não é nenhuma pretensão afirmar que: o Brasil tem Joaquim Barbosa, no STF e Presidente Venceslau tem André Felício na Comarca.

Estes dois eminentes juristas brasileiros, protagonizaram os últimos meses. O primeiro com mais alarde e presença midiática, episódios que dão a dimensão exata da importância da Justiça.

O contexto social apresenta em determinados momentos uma sensação de que estamos sozinhos e desamparados pela proteção das leis e diretrizes que norteiam o arcabouço juridico-institucional.

Amiúde se ouve dizer que "somente pobre vai para cadeia, porque rico tem dinheiro para pagar advogados e estes usam de todo arsenal proporcionado pela lei para livrar seus clientes'

Não é assim na forma original, porque existe a Justiça Gratuita que é comandada pela OAB e que dá ao cidadão que a procura a devida proteção com pagamento dos honorários pelo Estado.

Alguns poderão objetar - os valores são parcos e o advogado nomeado não tem o mesmo interesse -. Entretanto, contam-se nos dedos os bacharéis que não estão inscritos da JG e que não recebem pelos seus trabalhos. Comenta-se que muitos têm na JG uma das suas principais fontes de receita.

Este preâmbulo, talvez com falhas que podem ser dirimidas pelos interessados, é somente usado para dar seguimento ao raciocínio inicial.

O Ministro hoje Presidente do STJ, Joaquim Barbosa se notabiliza no início deste século pela postura segura em defesa dos interesses do povo brasileiro com sua atuação como relator do "mensalão" que abalou as estruturas da vida política nacional. E, ainda vai dar muito que falar.

O promotor de Justiça de Presidente Venceslau, André Felício, avocou para si a responsabilidade sobre as investigações da diretoria da APAE, sobre a qual pesavam graves acusações e para evitar danos à venerável entidade pediu "sigilo de justiça", razão pela qual a imprensa local não teve acesso às investigações.

Entretanto, pela ação do promotor de justiça a diretora foi afastada e há um interventor probo e honesto à frente da APAE, para continuar tocando a vida da entidade, o que vem fazendo com muito dificuldade, dadas as precárias condições financeiras em que se encontra a mesma.

Quem tiver amor e vontade de saber o que se passa basta ir até a APAE, procurar o Presidente que será devidamente informado. A APAE é nobre demais, para ter seu nome envolvido em atos ilícitos, cuja divulgação só vai atrapalhar e enxovalhar o nome sagrado da entidade. A imprensa local, tem se comportado com respeito e responsabilidade no episódio. Os que gostam de futricas e fofocas podem exercitar suas línguas ferinas, indo ao local e talvez, deixando a morbidez de lado passem ajudar os que lá estão, tanto profissionais como principalmente os alunos.

Uma outra grande e importante contribuição do Dr. André - e com relação à Associação dos Aposentados e Pensionistas, da qual já afastou seu totalitário Presidente.

Aliás, uma chapa organizada por integrantes da Associação foi montada e pretende resgatar com o apoio do Promotor de Justiça, das autoridades e dos próprios associados os métodos administrativos ali empregados.

Há inclusive boletim de Ocorrência de abusos sexuais denunciados por funcionárias da Associação dos Aposentados e Pensionistas.

O Dr. André Felício, mandou abrir inquérito e está atento às mazelas praticadas e está apurando todos os fatos.

Também, não é preciso dizer da dedicação e empenho que o digníssimo promotor de justiça está tendo no caso FAIVE,  no qual está empenhado em mostrar à população tudo que aconteceu no último grande evento que deu um prejuízo astronômico.

Registramos estes fatos como uma forma de retribuir como cidadão, ao muito que estes dois verdadeiros homens da lei, estão fazendo por todos nós brasileiros.

Nenhum comentário: