sábado, 22 de dezembro de 2007

TÍTULO HONORÍFICO

A nossa TV a Cabo mostrou a sessão de entrega do título de “Cidadão Venceslauense” ao engenheiro José Fernando Pinto da Costa, na noite de sexta-feira na Câmara Municipal. Recinto lotado com expressiva participação de autoridades, apesar de ausências, a reunião pode ser o ponto de partida para a expansão do ensino superior no município.
A leitura do “curriculum vitae” do homenageado e as palavras do vereador João Cola foram expressiva manifestação da importância da concessão da honraria. A vereadora Luiza Nunes, de improviso, foi descontraída e simpática, explicando a sua indicação para o título.
O ex-prefeito Inocêncio Erbela parece ser como o vinho: “quanto mais velho melhor”. É um grande orador. Sabe falar com ênfase e desenvoltura.
O Diretor-Presidente da UNIESP, homenageado da noite, fez um pronunciamento, no qual revelou publicamente a parceria com a AEPREVE. Sobre este tópico queremos tecer algumas considerações.
A AEPREVE, entidade sem fins lucrativos, é a mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Pres. Venceslau que existe há mais de 35 anos. Instalada pelo saudoso Dr. Antonio Eufrásio de Toledo, Reitor da ITE – Instituição Toledo de Ensino – na época. A FAFIPREVE é o resultado de uma luta da comunidade venceslauense, que custou sacrifícios de toda ordem para os que a ela se dedicaram.
É um patrimônio do município. De todos nós. Uma mobilização sem precedentes comandada pelo então prefeito Inocêncio Erbela resultou na sua implantação. É uma das vitórias enaltecedoras do valor dos que aqui moram. Pela perseverança, tenacidade e disposição dos que ajudaram a construir o passado, a Instituição de Ensino Superior, nestes 35 anos, sempre foi motivo de orgulho para Presidente Venceslau. Instalada em prédio público, que foi devolvido ao município, granjeou recursos para construir um dos cartões postais da cidade, aplicando aqui mesmo, o dinheiro gerado pelas administrações que por ela passaram, das quais tenho orgulho de ter sido um dos seus Presidentes.
O engenheiro Fernando, que desde sexta-feira é cidadão venceslauense, assume este patrimônio físico e cultural da cidade, pelas suas palavras, com a missão de dar a ele, continuidade.
E muito mais.... Pela sua oração no plenário Joaquim Gorgulho de instalar vários cursos, entre eles os mais importantes, ciências agrárias e veterinária, além da criação da um instituto de Ensino Superior para formar professores. Foram palavras claras, envolventes, do Presidente da Uniesp, que prometeu muito aos que ouviram, criando uma atmosfera de esperança para todos nós.
Pelo que foi dito, Presidente Venceslau vai ingressar em uma nova era na sua história. Todos sabem da importância da educação na formação do ser humano. 0s cursos superiores além dos ensinamentos trazem desenvolvimento e crescimento onde são instalados. Pela expectativa gerada pelas palavras do dirigente máximo da UNIESP, sempre se escudando na honorabilidade e credibilidade de Inocêncio Erbela, seu parceiro, podemos antever dias melhores para a nossa comunidade. Este é o nosso desejo...

PS: Um agradecimento ao velho companheiro de Rádio Pres. Venceslau – AM, Dr. Brás Aristeu de Lima. Abraços e a retribuição com as mesmas palavras pelo seu grande valor na nossa comunidade.
Clovis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: