sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

OS “DONOS” DA VERDADE

Durante 45 anos de exercício profissional, como radialista, professor e jornalista, aprendi a respeitar as interpretações feitas sobre o meu trabalho. Princípio inerente à liberdade de imprensa e ao exercício da democracia. Mas, também aprendi, que aquelas maldosas e cheias de segundas intenções, devem ser rebatidas, desmentidas e repelidas.
Dois ilustres líderes petistas de nossa cidade publicaram comentários sobre o meu artigo “O apoio do governo do Estado”, da edição do dia l2-l2-2007 deste jornal. 0s dois me atribuem a pecha de “desinformado”. Para ambos, digo que não souberam ou não quiseram interpretar o sentido do artigo, visando com suas respostas desviar o assunto. É estranho, pois um é professor e vereador e o outro advogado e ex-prefeito, além de assessor parlamentar à distância. Difícil compreender porque desviaram o assunto, eis que são letrados e obviamente bem informados. Gosto de ditados populares – “cego é aquele que não quer enxergar a verdade”.
Afirmei que para governar um município o prefeito precisa de apoio dos escalões superiores.Dos governos estadual e federal. Isto não é desinformação e nem tentativa de antecipar o debate político-partidário visando as próximas eleições municipais. É um fato insofismável.
Não fiz comparações entre os governos FHC e Lula, companheiros de lutas no passado e que hoje, por conveniência, estão em campos opostos.
Não tenho procuração para defender partidos ou políticos, pois não tenho filiação partidária. Entretanto, sempre estive no exercício de minhas funções convivendo nos meios políticos locais e aprendi a distinguir entre os que defendem os interesses do povo, sem o joguinho “no bar e do tapinha nas costas” para ser assalariado pelo povo. Aliás, prática comum entre alguns dos nossos homens públicos.
Senhor vereador... Fiz umas contas nas verbas que em 10 anos de governo o PT destinou a Presidente Venceslau. Nas “informações“ de V. Excia e do Presidente do partido, que publicaram em seus artigos e cheguei a números interessantes: nas do edil são 603 mil reais e nas do ex-prefeito 636 mil 250 reais. Quem está desinformado? A matemática dos petistas não está batendo. E assim mesmo é muito menor que “a pífia quantia de 700 mil” que o Estado, segundo o nobre vereador, aplicou na Saúde local. E o vereador me pediu que indicasse quanto o governo estadual aplicou na Saúde durante este ano. Não é preciso vereador, o senhor já informou e por ironia é maior que tudo que o PT aplicou nos 10 anos no município.
Sobre a Santa Casa, uma outra curiosidade. Os elogios feitos foram interpretados como críticas. Que pobreza de espírito. Só porque não foram feitos aos “corajosos petistas interventores obrigados pelo Ministério Público”, fui chamado à atenção. Lembro que tempos atrás defendi o sr. Percy Rubens de Mello, homem probo, de conduta ilibada e irretocável, que fora usado pelo prefeito de então do PT para dar confiabilidade e dignidade à Comissão. Acabou sendo vítima de Comissão Especial de Inquérito e passou grandes dissabores junto com seus familiares. Então, caro vereador, não é verdade “que ninguém aparecesse, pelo menos para fazer críticas”. Eu compareci para defender o sr. Percy que dedicou e dedica toda sua vida para obras de benemerências na cidade, sem partidarismo político. Além do mais é um notável jornalista e historiador.
Os elogios feitos a Delvo Danieleto provocaram ciúmes. Que infantilidade ter “ciúme” de homem. Isto não “refresca “a memória de ninguém”. O que esquentou foi a “preciosa informação” do ilustre vereador “que se hoje existe um administrador competente na Santa Casa,é pago pelos serviços que presta”. Que grande novidade,vereador petista. O seu partido é o dos trabalhadores e no passado lutou pela justa remuneração de quem trabalha. O nobre edil não trabalha de graça na Câmara Municipal e se supõe que o seu trabalho é bem menor que o de administrar uma Santa Casa endividada. Falam que a dívida aumentou em passado recente, porque não foram repassados recursos municipais, por mera teimosia de quem estava no poder.
Aliás, no ”Esclarecimento Público” o ex-prefeito diz: “Só posso atribuir à desinformação o artigo denominado “Opinião” veiculado neste jornal em 12 12 2007 assinado por jornalista que via de regra são pessoas bem informadas e imparciais”, (sic!). Soa estranha a concordância.
E, para terminar quero dizer que não sou tão desinformado assim...
Li nos jornais e vi nas televisões que uma funcionária da empreiteira fraudulenta da CDHU, declarou na polícia que uma pessoa se dizendo prefeito de Presidente Venceslau, esteve em Pirapózinho no escritório da empresa e recebeu 30 mil reais. Depois negou tudo, na CEI da Câmara Municipal, na polícia e na justiça. Mudança repentina e estranha. A polícia prendeu dias atrás o advogado desta testemunha acusado de falso testemunho. Estranhas coincidências a bem da verdade.
Li e ouvi que contas municipais foram rejeitadas pela Câmara Municipal e estão em grau de recurso na Justiça, e podem trazer inelegibilidades no futuro.
Li e ouvi que nos 10 anos de governo do PT a população da cidade diminuiu.
Soube que o deputado mensaleiro Luizinho do PT esteve em Presidente Venceslau e foi recebido pelo vereador e ex-prefeito.
Vi pela TV a Cabo e li nas atas da Câmara Municipal, que a intransigência do líder do prefeito foi ponto de discórdia, prejudicando negociações que poderiam ter beneficiado à população.
Sei muito mais. Mas, vou aguardar. Aprendi que o PT é lerdo na administração, mas rápido na retórica de afirmar que não sabe de nada, de que não tem nada com isso. Estamos aqui. Voltando. Não para pedir cargos públicos. E sim na trincheira da democracia, que é o jornalismo que não se deixa seduzir pelos “donos” da verdade. Presidente Venceslau vale o sacrifício.

Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: