sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

ROBERTO CARLOS


O especial de Natal da Rede Globo, o único show que resiste ao tempo, trouxe Roberto Carlos. Antes, de qualquer comentário, quero declarar que sou seu fã incondicional. Se houver exageros, peço perdão antecipadamente.
Acompanho suas músicas desde 1.963, quando começava a carreira de locutor na Rádio Presidente Venceslau –AM – “A Gigante do Oeste Paulista”. Aprendi a gostar e admirar Roberto Carlos, com o amigo inesquecível, Aimar Marcus Vanalli, outro seu fã ardoroso. Do rock’n’roll, alucinado, às baladas de letra simples e singelas, Roberto Carlos, era o “Rei da Juventude”.
Naquele tempo não havia televisão nas pequenas cidades, e o que mandava era o velho rádio à válvula. As emissoras de AM, eram só audiência e Roberto Carlos & Cia., giravam seus discos de vinil no ritmo da estrada de Santos em todo país.
No Rádio Variedades, ao meio-dia, era uma festa quando em dezembro chegava o novo disco do cantor. Toda uma publicidade era feita para promover o tão esperado lançamento. Em 2.009, o rei vai completar 50 anos de carreira.Lançou em 1959, pela Polydor um 78 rpm, que hoje vale uma fortuna e não faz parte de sua discografia oficial. Este disco foi mantido por muitos anos, como uma relíquia na discoteca da Rádio P.Venceslau –AM, quando uma mente sem referências, autorizou a venda por uma bagatela de todo acerco de discos da emissora. Ali, se perderam anos de trabalho, por todos que fundaram e dirigiram a rádio e ajudaram a construir uma discoteca invejada em toda a Alta Sorocabana. Deus há de perdoar tais ignorantes, pois não sabiam o que faziam.
Mas, voltemos a Roberto Carlos, o maior ídolo da música brasileira em todos os tempos. Esteve em Presidente Venceslau, no dia 12 de abril de 1965, no auge da música “O Calhambeque”. Na quadra de esportes da A.A.Venceslauense, com lotação total. Fomos nós da Rádio que o trouxemos, aproveitando sua vinda a Presidente Prudente, numa promoção da co-irmã Rádio Presidente Prudente. Lembro que sobraram 2 reais de lucro. Mas,valeu a pena, ver o ídolo de perto cantando ao vivo.Alguns engraçadinhos, tentaram estragar a festa, mas no final Roberto Carlos superou tudo.
Aliás, é um vencedor. Superou o trauma do atropelamento pelo trem que lhe custou uma das pernas. É o único dos anos 60 que brilha intensamente. Antes da nossa geração, cantando como ninguém o amor apaixonado, apimentado, respeitoso, passional, ardente, malicioso, gostoso, impossível, distante, ciumento, rotineiro, transcendental, espiritual, fez canções que retratam milhões de vidas de pessoas comuns, mas, que têm um coração. Assim é Roberto Carlos. Um iluminado, que começou como um cabeludo e se transformou com o amor em Cristo neste fenômeno brasileiro.
Esta transformação é uma verdade. Quando o maior dos papas João Paulo II, cantou “Um milhão de amigos”, sedimentou a carreira deste patrimônio musical que vai ser referência para muitas gerações.
O programa da Noite de Natal consagrou em nossos corações o amor pelo seu talento e admiração pelo seu caráter e companheirismo ao receber Alcione, outro exemplo de artista, não se esquecendo do seu grande amor Maria Rita. Valeu.....Rei !!!!!!
* Foto acima do show do "Rei", em Presidente Prudente, cedida por José Mário Bonfim
Clóvis Moré Jornalista Profissional

Nenhum comentário: