segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O TRIO DE FERRO

                  Na década de 50, quando São Paulo, a cidade, passava por um surto de desenvolvimento que  a  denominava a cidade que "mais cresce no mundo " e, ainda não havia Brasília, o futebol era o assunto que dominava a vida dos paulistanos.
                  Corinthians, Palmeiras e São Paulo, os três grandes, eram chamados " O Trio de Ferro", tal o numero de torcedores que tinham, a força dos seus elencos e a "paixão" que provocavam nos paulistanos.
                 Era o tempo áureo dos grandes locutores esportivos, Pedro Luiz, Edson Leite, Fiori Gigliotti,  que com suas narrações e os comentarios de Mario Moraes pela Radio Bandeirantes faziam os corações apaixonados da capital e do interior vibrar com as conquistas dos seus times.
                O Corinthians " Campeão do IV Centenário da cidade de São Paulo " era o time dos pobres, o Palmeiras. mais conhecido por Palestra Itália, agregava a vasta e poderosa colonia Italiana, e o São Paulo mais conhecido por " Vovô " do futebol paulista congregava a elite econômica e intelectual.
                O Corinthians da "Fazendinha- Parque São Jorge" à beira do Tietê, que ainda não era  tão poluído, o Palmeiras do antigo "Estádio Palestra Itália" dos Jardins Suspensos da Barra Funda e São Paulo na construção do Morumbí  programado para ser, como foi, o maior estádio do Estado de São Paulo, rivalizando com o Maracanã, o maior estádio do mundo.
                No meio deles, no Centro da Cidade,  o " Estádio Municipal do Pacaembu " a jóia da coroa, onde se disputavam os grandes " clássicos" do Campeonato Paulista.
                Bem.... Tudo que escreví é nostalgia, saudade e rememorização de quem ficava ao lado do velho Radio "Aston" da velha Lourdes, ouvindo pelas ondas curtas que iam e viam em um chiado ensurdecedor, mas que servia para alimentar os desejos do torcedor de ver o seu Corinthians ganhar ou perder.
                Estas lembranças são pelo fato de que o Trio de Ferro voltou.....
                Corinthians - campeão brasileiro de 2015,
                Palmeiras - campeão da Copa Brasil,
                São Paulo - classificado para a Libertadores.
               São os "velhos" que estão de volta, como que a profetizar -  Não podemos menosprezar os que têm longevidade, experiência, conhecimentos lapidados pelo tempo e que podem dar sua con-tribuição.
              É bom lembrar, que as civilizações antigas - mantinham conselho de anciãos, a quem recorriam quando as dificuldades eram imensas.  
              Para finalizar acredito fazer justiça à Pelé - desde o seu aparecimento em 1958, o trio de ferro teve sempre a companhia do Santos F.C.
               Sobre o maior jogador de futebol do mundo hoje com 75 anos, uma frase....
      " Pelé, não tem o físico de antigamente, mas será que na sua mente desaprendeu a jogar ?

Nenhum comentário: