terça-feira, 22 de abril de 2008

PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES

O Diretório do PT local chega dividido à sua convenção. A semana foi pródiga em notícias sobre as desavenças entre o prefeito Malacrida e o presidente do diretório e ex-prefeito Osvaldo Melo.
A criatura se rebelou contra o criador e fez revelações públicas, que no meio político já eram conhecidas. Faltava apenas um pronunciamento oficial para que tudo viesse a público.
Não vamos entrar no mérito da questão e tentar adivinhar quem está com a razão. Podem existir mistérios insondáveis, que dificilmente virão a público. Afinal, a integridade partidária tem que ser preservada. O PT entrou na política, com seus membros, criticando a tudo e a todos. Parecia ser a tábua da salvação. Deu no que deu.
Se alguém da imprensa der uma opinião a rápida retórica petista vai funcionar e dizer que o episódio está sendo usado politicamente. Mas, vamos ao que interessa.
Em 10 anos de PT, quanto Presidente Venceslau perdeu com estas desavenças. O prefeito Malacrida diz publicamente que foi boicotado em sua administração e que não foi ele quem rompeu com o compromisso de campanha. Diz que permaneceu calado e tentou aglutinar forças.
Para dirigir uma cidade o prefeito precisa do apoio de todos. Independente de partido. Tem que unir a comunidade. Pelas suas declarações não conseguiu nem o apoio do seu padrinho político, o ex-prefeito Osvaldo Mello, que o abandonou.
Há uma pergunta – onde está a consciência política e administrativa em tais atitudes? A pregação feita nos palanques por todos políticos é o bem da cidade, o bem coletivo, acima de tudo.
Fica evidente e claro que isto não ocorre nem dentro do partido dos trabalhadores. Há uma luta fratricida, que no final resultou em um mal para o município.
Presidente Venceslau, como temos denunciado neste jornal, não tem recebido praticamente nada do governo federal, enquanto que municípios vizinhos são aquinhoados com milhões de reais, apesar de serem governados por partidos que fazem oposição ao PT.
Há de se cobrar a responsabilidade do ex-prefeito Osvaldo Melo, que é assessor do deputado Arlindo Chinaglia, Presidente da Câmara Federal e terceiro homem na hierarquia administrativa da República. Em tal cargo de assessoria que exerce na região, porque Presidente Venceslau tem ficado à margem da distribuição de verbas do governo federal?
O município tem problemas graves, como a crise da Santa Casa, a falta de saneamento básico, as ruas esburacadas, o aterro sanitário, e outras mazelas, que poderiam ser resolvidos pelo ex-prefeito que diz ter prestígio em Brasília.
Será que isto não aconteceu pelos problemas internos do PT que agora estão sendo revelados publicamente? Pela entrevista dada pelo prefeito Malacrida os desentendimentos vêm de longa data.
Realmente, se isto for o certo, quem perdeu e muito foi Presidente Venceslau e seus habitantes que têm sido vítimas de vaidades pessoais daqueles que detêm o poder político no PT - Partido dos Trabalhadores.

Clóvis Moré – jornalista profissional

Nenhum comentário: