sábado, 16 de junho de 2012

PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

No momento em que o planeta olha o Brasil como o centro das discussões sobre o futuro do planeta, sentimos a necessidade de escrever algo sobre o meio ambiente de nossa microregião.
Habitamos, por uma dádiva de Deus uma area da terra, em que a Natureza é pródiga em beleza.
Este Pontal do Paranapanema, tem uma topografia plana, sem grandes acidentes topográficos, o que torna evidente que o Criador nos legou um pedaço de chão privilegiado.
Temos terra de primeira qualidade que produz, tudo que é plantado e rios caudalosos que cortam toda a area, proporcionando um espetáculo digno de ser visto e observado.
O nosso clima é tropical, e não causa problemas para quem habita a região. Não chega a a extremos a ponto de tornar a vida muito dificil.
As chuvas são regulares e permite que a produção agropecuária seja desenvolvida sem que exista a necessidade de grandes gastos e investimentos em irrigações e outras complementações.
Enfim, estamos em um autêntico paraíso em "que se plantando tudo dá" e que a própria natureza nos contempla com a sua força e exuberância.
Todos estes adjetivos, entretanto, não conseguem esconder que ao longo dos anos houve uma ação deletéria do homem, que deixou sequelas que são visíveis a olho nú e que precisam ser corrigidas, se quisermos que nossos filhos, netos e descendentes possam usufruir das mesmas benessses naturais com que Deus nos contemplou.
            EROSÕES E VOÇOROCAS
Um dia, o conhecido piloto e amante da Natureza, Artêmio Godóy, nos confidenciou.... " dá pena de ver a região do alto, tantos os buracos e erosões que se espalham por ela".
Nunca esquecí desta sua colocação feita sem nenhuma maldade e apenas fruto da observação de alguém que conhece toda esta área, fruto do trabalho que tanto desenvolveu e ainda faz.
Realmente, as nossas cidades e a zona rural apresentam grandes falhas na topógrafia com enormes erosões se propagando há vários anos, sem que nenhuma providência seja tomada.
Sabemos da preocupação de órgãos do governo estadual em combater e procurar evitar que isto aconteça. Mas, sem recursos monetários e ajuda oficial, não há como até mesmo as prefeituras e os proprietários de areas rurais desenvolverem ações que possam combater este mal.
O momento é propício para que seja feita uma campanha para conseguir recursos a fim de combater a proliferação destas erosões.
          CONSERVAÇÃO DE RIOS
Especificamente em Presidente Venceslau, sem falar na doentia poluição que toma conta dos nossos dois rios que são limites de municipio, o do Peixe e Santo Anastácio, Presidente Venceslau tem em seu território a nascente de dois córregos de suma importância para a preservação do meio ambiente.
Muitos talvez não saibam, mas o Córrego Água da Colonia, nasce logo atrás da Peniotenciária Zwinglio Ferreira, e ségue seu curso sem nenhuma poluição até desaguar no Córrego do Veado, que vai ao Rio Paraná.
O pequeno Água da Colonia, tem uma água limpa, sem nenhuma poluição que dá a sensação a quem pode olhá-lo, que nem tudo está perdido.
Corta boa parte do nosso território pelo oeste e a sua preservação, felizmente, tem sido natural sem que ninguém da area urbana ou rural esteja utilizando seu curso para despejo de dejetos que possam poluí-lo, como acontece com o córrego Aymoré ou do Veado, pois tem estes dois nomes.
Outro córrego importante que nasce em Presidente Venceslau, logo após o aeroporto em terras da antiga Santa Sofia, é o Caiuazinho.
Também com águas límpidas e perfeitas, vai até o municipio de Caiuá, na Fazenda |Recreio, onde suas águas são poluidas com  dejetos da cidade de Caiuá.
Uma pena que isto aconteça atualmente, pois antes Caiuá construiu uma estação de tratamento e não poluia tanto o riacho que lhe empresta o nomne.
Estes dois cursos dàgua devem ser preservados em seus estados naturais e acreditamos que se assim fizermos estaremos dando uma grande contribuição ao futuro.
Vivemos um momento em que o nosso Brasil, sedía um importante evento sobre a proteção do meio ambiente e o pouco que cada um de nós puder fazer, estará fazendo para sí próprio e os seus descendentes.
Isto sem falar em outras ações que são simples no dia a dia, como o cuidado com os plásticos e outros objetos que podem comprometer e danificar o meio ambiente.
Boa vontade e disciplina são essencias neste momento de reflexão sobre o futuro da Humanidade.

Nenhum comentário: