segunda-feira, 2 de junho de 2008

BARULHO NO TRÂNSITO

Um tema que tem sido discutido pela população. A poluição sonora. Principalmente àquela provocada por motocicletas e automóveis. As motocicletas pelos escapamentos abertos. E também por uma prática para “encher o saco”. Desligar a ignição para ligar em seguida, provocando um ruído como um tiro de arma de fogo.
Os automóveis pela aparelhagem de som, que desloca os tímpanos e causa irritação. Alguns “pseudo-surdos” transformam seus veículos em verdadeiros “trios elétricos”. Quando passam deslocam vidros, alguns chegam a quebrar. Que prazer mais estranho e porque não dizer “desaforento”.
Os motoqueiros transitam pelas ruas da cidade, em excesso de velocidade e de som, irritando os transeuntes, numa autêntica provocação. Existem aparelhos que medem os decibéis e que demonstram quanto mal faz à saúde estes excessos.
Existe uma legislação do DETRAN, que determina os níveis de ruído e faz exigências quanto ao uso dos equipamentos. Acontece que, para burlar a legislação quando dos licenciamentos destas máquinas de barulho, os escapamentos abertos são substituídos pelos que têm abafador e a vistoria é feita normalmente.
Quando saem da vistoria os proprietários das motos vão a oficinas que visitaram antes e recolocam os canos abertos. E a polícia sabe desta prática. Que tal uma “blitz” nestas oficinas, com a finalidade de punir estes maus cidadãos que colaboram com a poluição.
Da mesma forma deveriam ser punidos os que colocam sons com potência superiores às estabelecidas pela legislação. Quando alguns forem punidos com repercussão na imprensa talvez aprendam a respeitar o sossego público e a privacidade das pessoas.
São comuns as reclamações de moradores em toda cidade de que não tem sossego para assistir televisão, ler um livro ou jornal, ou mesmo repousar em paz em seus lares.
Tanto a polícia civil como militar poderiam se unir para realizar junto com a imprensa campanhas de conscientização, prometendo rigor aos que não obedecerem às determinações contidas no Código de Trânsito.
O que não pode continuar são estes abusos de pessoas que parecem ter prazer em importunar a vida alheia, circulando fazendo barulho insuportável, na maioria das vezes quando estamos dormindo. Temos o direito de reclamar e exigir providências de nossas autoridades.

Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: