segunda-feira, 26 de maio de 2008

C A N D I D AT O S

O mês de junho será definitivo para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores nas eleições de outubro de 2.008. Muitas especulações cercam a definição dos nomes que vão disputar estes cargos. As eleições serão em todo o país. Nem é preciso dizer o “burburinho” que provocam em todos os recantos do Brasil. Cada município, com suas peculiaridades e problemas, apresentam situações diferentes. Junho, mês das convenções, vai definir “quem é quem”.
Presidente Venceslau não é diferente. Estamos vivenciando o período dos pré-candidatos. Os partidos com maior número de filiados são os que mais chamam a atenção sobre os nomes escolhidos. PT e PMDB que formaram cabeças de chapas nos últimos pleitos municipais são os focos de comentários e discussões nos diferentes locais.
Os outros partidos menores, apesar de lançarem alguns nomes, sabem das restrições e dificuldades da disputa e aguardam em compasso de espera a possibilidade de composições. Nada de surpreendente, quando se sabe que em política tudo é possível. Os adversários de hoje são os aliados de amanhã. Uma questão de estratégia política, ou até mesmo, interesses pessoais.
Isto posto, o cenário mostra um PT dividido em suas fileiras, com candidatos fortes e um PMDB buscando composições para firmar uma oposição forte ao partido que está no poder. Ninguém pode negar que o ex-prefeito Osvaldo Melo, pré-candidato escolhido pelo diretório do PT, goza de prestígio eleitoral. O prefeito Malacrida pelo próprio cargo que ocupa é outra opção respeitável dentro do partido. Conta com a possibilidade de vir a ser o candidato por uma intervenção do diretório estadual. Denise Erbela é a terceira via no partido e tem aceitação no eleitorado. No PMDB, o pré-candidato Ernane Erbela vem fazendo trabalho de “mineiro” e de maneira discreta, mas persistente, praticamente acertou a coligação com o PSDB, formando chapa com o pré-candidato João Monteiro, que certamente será seu vice. Outros partidos estão sendo contatados para engrossar os opositores no pleito que se avizinha.
Esta fotografia da situação eleitoral, que está em calmaria, mostra que o próximo pleito deverá ser disputado em alto nível, sem ataques pessoais.
É uma previsão otimista, mas que pode ser feita, pelas perspectivas apresentadas, onde o PT pretende ficar no poder onde está a mais de 10 anos. Tentará se defender de possíveis impugnações que poderão ser feitas se o ex-prefeito Osvaldo Melo for o candidato. Melo tem mais uma dor de cabeça na justiça com a abertura dos 5 inquéritos determinadas pela Promotoria Publica, sobre suas contas de 2.003. Outro processo de rejeição das contas de 1.998 já puniu em 1ª instância o ex-prefeito, que recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Fala-se que em caso de impugnação, Melo teria três nomes para escolher – o professor de inglês José Milton, vereador Sebastião Erculiani ou José Clovis Fróes, ex-diretor da DAE. Tentaria repetir o expediente das últimas eleições quando apoiou Ângelo Malacrida 15 dias antes das eleições e com sua foto na cédula de votação o PT venceu as eleições.
Este panorama é uma síntese da situação eleitoral em Presidente Venceslau e que certamente evoluirá nos próximos dias. Estamos no final do mês de maio e junho será determinante. Haverá a polarização entre o PT contra os demais partidos ou poderá aparecer uma terceira via?
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: