sexta-feira, 16 de maio de 2008

Piolhos etc e tal...

Pelo exercício da profissão gosto de ler o resumo das sessões da Câmara Municipal. No feriado fui ler sobre o trabalho dos vereadores.
Surpresa logo no início da leitura. Um projeto de Decreto de autoria do vereador Sebastião Erculiani, PT, “institui Diploma de Atirador Destaque do Ano”. Uma indicação do mesmo edil sugere “a distribuição de medicamentos para combater piolhos”.
Diante da “relevância” dos assuntos procurei maiores informações na “Hora do Expediente” onde falam os vereadores inscritos.
Mais uma surpresa.O vereador líder do PT, ex-Presidente do Diretório Municipal, terceiro homem na hierarquia política petista, retorna ao assunto da Santa Casa. Comenta e parabeniza a enfermeira Maria Aparecida Davanso, que segundo ele “é uma das enfermeiras mais antigas” do hospital. Enfatizou que os cumprimentos eram “pela lucidez e pelos esclarecimentos prestados à população”.
Explico porque fiquei surpreso. A direção da Santa Casa, que sofre intervenção do governo do PT, e tem sido alvo de reclamações da população, parece não gostar que falem do hospital. Pediu até que “Respeitem a Santa Casa” em carta à redação publicada neste jornal. Agora, volta um membro do PT, a falar sobre o assunto.
Vamos então atendê-lo. Duas famílias de Presidente Venceslau, reclamaram durante a semana sobre o atendimento prestado no hospital. Uma pessoa chegou a falecer. Sei que houve orientação para que não houvesse repercussão. Os reclamantes protestaram, mas os fatos não foram divulgados. Acredito que por respeito ao hospital.
Parece que o vereador petista quer voltar ao assunto e assim a Santa Casa ser novamente manchete, pois revive episódio que já se acreditava devidamente esclarecido.
Outra surpresa ficou pelo Projeto de Decreto Legislativo 04/08 que institui Diploma de “ Atirador Destaque do Ano”. Fomos atrás do que pretende o vereador Sebastião Erculiani e que o diploma “deve ser outorgado a um dos atiradores matriculados no Tiro de Guerra 02-064, que reconhecidamente tenha prestado serviços considerados relevantes ao município “.
Uma comissão de 5 vereadores nomeada pelo Presidente deverá fazer a escolha. Tantos vereadores ocupados, quando há muito mais a ser feito pelos edis.
Não vou nem entrar no mérito da questão. Será que os vereadores, que são 9 na Câmara Municipal, pagos pelo povo para legislar, passarão a ser juizes de atiradores do TG local? O Exército Nacional tem suas normas e regras próprias da caserna e não precisa de intervenções externas. O Diretor do TG é o prefeito e se houver alguma iniciativa com relação ao mesmo teria que ser do chefe do executivo.
Mas, a surpresa maior ficou para a indicação sugerindo a distribuição de medicamentos para combater “o piolho da cabeça”.
Para um líder do partido ocupante do poder, ficaria talvez até mais eficaz uma conversa com o prefeito neste sentido, sem que ninguém soubesse.
Depois, acham ruim quando criticamos. Que tipo de governo administra Presidente Venceslau, se “piolhos” para serem combatidos precisam da indicação de um vereador líder do partido governista. Estamos muito bem...ou muito mal!
Clóvis Moré
Jornalista profissional

Nenhum comentário: