segunda-feira, 19 de maio de 2008

POLUIÇÃO QUE AGRIDE A TODOS

Não é preciso muita leitura para saber que o mundo todo tem uma grande preocupação. A degradação do meio ambiente ao longo dos anos. Os grandes responsáveis somos todos nós. Os efeitos da ação deletéria que temos exercido sobre os meios naturais se fazem sentir. Aumento das áreas desérticas, rios poluídos e improdutivos, diminuição das espécies da flora e fauna, grandes áreas degradadas por uso indevido e o desmatamento que é uma das causas das mudanças climáticas, que assolam várias partes do planeta.
O assunto é tão complexo e de difícil solução, como é a cura do câncer e de outras doenças que matam milhares de pessoas anualmente.
De quem é a culpa. De todos nós. Não adianta querer a velha desculpa de que não tenho nada com isto, este não é problema meu. Basta ver as imagens dos tufões, maremotos, terremotos, que se espalham pelo mundo num rastro de destruição implacável. Até o mais insensato e duro coração se comove com o que vê. Um sofrimento atroz de pessoas que antes tinham um lar e segundos após perdem tudo.
Mas, o que fazer? – Podemos fazer muito, desde que tenhamos vontade, planejamento, ousadia e coragem para ajudar a Mãe Natureza, que na sua essência é DEUS, e vai nos ajudar a encontrar as soluções apoiadas na fé de um objetivo comum. A inteligência humana que faz prodígios, tem que buscar na simplicidade da vida em comum, a solução para este crucial problema que está nos matando.
Vamos tomar como exemplo Presidente Venceslau. Quem circunda a sede do município de carro, a pé, ou qualquer outro meio, sente um cheiro desagradável que se espalha e invade nosso olfato provocando uma sensação desconfortável.
Ao cair da tarde este odor é maior. Mostra a nossa insensibilidade. São os pequenos riachos que nos servem e deveriam ser protegidos e guardados como tesouros da natureza. Têm água limpa. Nascida nas minas. Verdadeiros presentes do Criador.
E o que fazemos nós? Jogamos nossos restos, dejetos e toda espécie de sujeira para que a água os leve. Não sabemos para onde. Pura ignorância do ser humano que é dotado de inteligência dada por Deus. Mas, não a usa a não ser para se desfazer do objeto que usou e já não serve mais. Assim é jogado o esgoto das casas. As nossas fezes. Fétidas, poluidoras, destruidoras.
Quanta insensatez. Dos que parecem não saber o que fazem e dos que deveriam zelar para que isto não aconteça. Presidente Venceslau, a não ser por uma tímida ação do passado, teve uma pequena estação de tratamento de esgoto, próxima à Vila Luiza. A incúria, o menosprezo, a falta de vontade, o desamor à Natureza, fez com que os que governaram a cidade nos últimos anos, a deixassem ser destruída.
Nesta lamúria, que muitos dirão inconveniente, tola, política, rabujenta, chata, está implícito um pedido simples e humilde. Candidatos a prefeito, sejam de que partido for. Prometam que vão cuidar do meio ambiente, da natureza, da terra que nos criou e sustenta. Só assim, poderemos continua vivos e garantindo o futuro de nossas famílias.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: