segunda-feira, 24 de junho de 2013

                                          MAL,  MAS ACOSTUMADO

         "Um dos maiores perigos que nos afetam é o acostumar-se. Vamos nos acostumando tanto à vida e a tudo que há nela que já nada nos assombra.Causou-me assombro e perplexidade perguntar a um conhecido como estava e ouvir a resposta - Mal, mas acostumado - ".
          Este é um trecho que lí no Estadão de domingo 23 de junho de 2.013 e tais palavras são atribuídas ao Papa Francisco quando era Cardeal em Buenos Aires.
            Daí a pergunta - "Como estamos em Presidente Venceslau ? " - A resposta pode ser a mesma que o Papa ouviu " Mal, mas acostumados".  E uma réplica -  Até quando ? Uma tréplica - Até quando o povo quiser......
            Estamos chegando aos 6 mêses do governo Duran e o perfil da administração municipal não  mudou nada na vida do municipio, pelo contrário piorou em um aspécto que vou abordar.
            O prefeito até agora não disse ao que veio em termos de renovação na administração e mantem uma atitude passiva e inconcebível diante dos que foram eleitos como seus opositores na Câmara Municipal.
            É refém de alguns vereadores, que em nome de uma maioria privilegiada lhe cobram favores, com ameaças incabíveis para um chefe de executivo que cede o comando e usa este argumento em encontros nos quais devería demonstrar segurança e firmeza.
            Chegou ao ponto de afirmar que um prefeito do passado,que vou respeitar o nome,foi cassado porque não fez o que a Câmara de então, quis.
             Este tipo de comportamento demonstra falta de pulso, de liderança, de coordenação politica.
             Vereadores não podem impor suas vontades, eis que são parte de um poder que tem a função de legislar e não nomear e mandar na administração como se fosse o quintal de suas casas.
              O prefeito Duran, que sempre tive como um democrata, mostrou nos ultimos dias, que passou por Pres. Venceslau, talvez vindo do além, o espírito do Hugo Chavez . Em atitude revanchista, porque seus gostos foram contrariados, desmentiu, demitiu e ameaçou, àqueles que não obedeceram às suas ordens, emanadas de um equívoco da tentativa de  supressão da Resolução dos 45 dias do vereador João Paulo Rondó.
             Não é desconhecido de ninguém, que uma maioria, que hoje ninguém sabe de quem é composta, tenha dado um tiro no pé,  que foi a resolução infeliz, que  quería aumentar ainda mais a folga dos respeitados edís para 90 dias, pensando que isto diminuiria o "trabalho" do poder executivo que tem muitas demandas para atender dos" pródigos, criativos e laboriosos vereadores "que fazem a base hetereogênea e confusa que apoia o atual prefeito.
               Quando o Raphael do Forum denunciou o fato, a notícia "dormiu" nos computadores de um diário local, segundo seu diretor a pedido do prefeito.
                Duran, não se fez de rogado. De subserviente aos vereadores, que o apoiam, mesmo sendo da oposição, passou a ameaças e a ação, demonstrando neste momento agilidade que não tem em outros assuntos de muito maior importância.
                Este é o panorama da situação em Presidente Venceslau, lembrando o título inicial "Mal, mas acostumados".
                 O Papa prega uma revolução cristã e pacífica na Igreja e nos seus primeiros 100 dias de pontificado, faz renascer a esperança na alma católica. Nos, venceslauenses, também temos este dever. Vamos nos desacostumar a ver candidatos, comprarem vótos, dinheiro de terceiros aparecer no balanço da Faive, promessas de acabar com o páteo de veículos não serem cumpridas, corrupção denunciadas e correndo na Justiça, sendo acobertadas na imprensa local e muitas outras mazelas, às quais temos que dar um basta, soprando em Pres. Venceslau o vento que transforma o Brasil com as grandes manifestações populares. Sem baderna e vandalismos.
                                                               Clóvis Moré -
                                                       Jornalista Profissional - nunca acostumado.
 
              
           

Nenhum comentário: