sexta-feira, 17 de março de 2017

BENDITO FRUTO

                                      
Os bons exemplos são para ser  lembrados e exaltados.
 Na década de 70, exercia a função de Gerente da Rádio Presidente Venceslau.
Era comum ter na recepção da emissora um "menino" para ir ao correio buscar a correspondência, selecionar as cartas, atender aos que procuravam a rádio e cuidar do expediente da portaria, que era muito procurada pela população que tinha nela o seu único meio de comunicação falado.
A troca era constante e motivada pela ascensão dos que se destacavam no posto ou pela demissão dos que não atendiam aos objetivos.
Neste relato vou procurar detalhar como um "menino" pode iniciar, apesar de sua pouca idade, uma história bonita e exemplar.
A vaga estava aberta e anunciamos pela emissora que faríamos uma seleção dos que pretendessem ocupá-la.
No dia marcado apareceram vários "meninos" interessados, cada um com o seu jeito peculiar, humildes e cheios de vontade de trabalhar para ajudar a família.
O teste era de datilografia, desenibição , maneiras pessoais e a nossa observação rigorosa e cheia de " manias" que caracterizavam a nossa personalidade de "implicante e chato " na escolha.
Os "meninos" começaram a escrever na velha máquina da portaria e logo um nos chamou a atenção.
Rapidamente,  fiz a escolha de um que estava com uma "calça de veludo" e foi o mais desenvolto na datilografia e que me agradou pessoalmente ao primeiro olhar. Como sempre, impliquei com sua "calça de veludo" e disse que no outro dia  podería  vir trabalhar que o lugar era seu.
Percebi  que o "menino" não gostou da observação sobre a calça, mas rispidamente, repeti que ele era o escolhido.  
No dia seguinte, no horário de abertura da portaria, ele estava lá e começou a tomar conhecimento do serviço que no mesmo dia assimilou e passou a executar.
 Na época tínhamos um programa de "Interesse Público", às 17h25, que dava a relação das cartas que vinham para a zona rural e pessoas da periferia, e colhia avisos para as fazendas, além de divulgar festas rurais e todo tipo de interesse público.
O "menino"  fez a lista com desenvoltura, procurou orientação sobre os avisos e, em pouco tempo, dominava a recepção,conquistava amizade com os colegas e se tornou indispensável.
 É lógico que  foi promovido e passou a ser peça importante na rádio.
Tinha uma teimosia benéfica e, aos poucos, foi crescendo e acalentando seus sonhos e partiu para voos mais altos, sofrendo toda sorte de agruras e desconforto nesta aventura.
  Mas soube, com vontade extraordinária e espírito de luta incomum, enfrentá-las na busca de superá-las.
Casou com dona Margareth - amor de adolescente, foi diretor do Jornal Integração e procurou São Paulo para prestar concursos e acabou voltando para sua terra natal, sempre obstinado pela Magistratura.  Advogava.
Outra coincidência...
Eu também tinha deixado a direção da Rádio, indo trabalhar no  jornal O Imparcial e voltei, na época acumulando os cargo de Gerente da Radio e Direto- Presidente da Aepreve.
O "menino" agora homem, formado advogado, foi contratado para ser o Diretor do Jornal Integração e passou a ser o Secretario da AEPREVE, morando na própria unidade.
A sua ascensão foi meteórica, passando  de correspondente do Jornal " O Estado de São Paulo" de Presidente Venceslau para   Correspondente Regional,  abrangemdo toda região Oeste do Estado.
Constituiu sólida amizade com o mano Toninho Moré, mas não deixou de prestar concursos para a Magistratura, onde acabou ingressando e, devido a sua perspicácia, inteligência e competência, veio para Presidente Prudente onde alcança notoriedade graças a sua destemida atuação, deixando como marca maior a construção do Fórum Regional do Trabalho.
Escreveu livros de ampla repercussão sobre o Direito do Trabalho, Professor por longos anos na Toledo de Prudente, esteve substituindo desembargadores no TRT de Campinas, conferencista em várias capitais do Brasil, pelo Tribunal Superior do Trabalho, enfim,  um grande destaque deste ramo do Direito em todo o Brasil na era contemporânea.
Minha admiração  e incontido orgulho por este filho do carpinteiro senhor Albino e dona Zilda, que até hoje moram na Vila Baruta, em Presidente Venceslau.
Durante esta semana soube que voltou para Presidente Venceslau e que foi empossado n o cargo de Juiz do Trabalho da junta local.
Todos compreendem que este é um breve resumo, da vida de uma pessoa, que nascida de berço humilde, educado nos moldes antigos, seguindo preceitos ditos  conservadores",  venceu na vida constituindo uma família com sua esposa Margareth e formando dois filhos, a Juiza Dayane e o filho Danilo, que são os seus bens maiores,ao lado do genro , nora e netos.
É o "Bendito Fruto" que a sociedade pode produzir, desde que os ensinamentos divinos sejam seguidos por ser  o Espírito que nos guia, ter no corpo o "o templo sagrado" que Deus nos deu.
Dr.José Roberto Dantas 0liva.
Se Deus o traz a esta terra que o viu nascer é porque tem muito ainda a fazer por ela, que tenho a absoluta certeza é um dos seus maiores amores.
Parabéns...Bendito Fruto.

Nenhum comentário: