quarta-feira, 24 de julho de 2013

POSSIVEIS FRAUDES CONTRA INSS CAUSAM INDIGNAÇÃO

Várias pessoas que leram neste blog que " possiveis fraudes contra INSS em Presidente Venceslau" estaríam ocorrendo nos telefonaram ou em contatos pessoais, queriam saber do que realmente se trata e quais os beneficiários que recebem um salario mínimo do Instituto, sem merecer e se locupletando.
Diante da gravidade da denuncia, procuramos pessoas ligadas ao setor que  "em off" confirmaram que existiu um esquema, mas não sabem se está em andamento, envolvendo individuos conhecidos na política local, que se associaram para efetuar o trabalho junto a um "escritório" na capital paulista.
As informações dão conta de que "todo trabalho" era feito em São Paulo por este escritório em conluio com funcionários do Instituto que inseriam os nomes dos beneficiários na lista que temos em mãos.
Sem ter conhecimento pleno  das pessoas relacionadas, - com certeza algumas são merecedoras do recebimento do benefício -  procuramos  quem tem maior conhecimento dos nomes, que ficaram estarrecidos diante dos que constam na lista - alguns, segundo esta mesma fonte podem até preencher os requisitos para receber os benefícios, mas a maioria é de pessoas de famílias que têm renda suficiente e que não precisam de tais vencimentos para sobreviver.
Nomes de familiares de importantes politicos do passado e da atualidade estão na relação e a denuncia vai mais longe dizendo que "  tais procedimentos já vem sendo investigados pela Polícia Federal, que podería ter desencadeado a ação, mas que trabalha na coleta de provas irrefutáveis que comprometem tanto os autores da coleta de dados com a respectiva cobrança, como os que aceitaram".
Os investigados poderão ser inidiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e corrupção passiva.
Soubemos que uma pessoa bastante humilde e que recebe o benefício hálonga data e quando o conseguiu não participou de nenhum esquema fraudulento, foi visitado por homens que se identificaram como "agentes federais" em uma prova evidente que a investigação está sendo feita e poderá ter o mesmo desfecho da que ocorreu em Mato Grosso e foi por nós denunciada.
Estamos atentos aos acontecimentos e se o resultado das investgações chegar ao nosso conhecimento, de maneira oficial, não vamos ficar "com medo "  de divulgá-lo pois sempre combatemos a corrupção e o anonimato daqueles que dão o tapa e escondem as mãos.
Estamos vivendo em uma época de manifestações do povo, contra os corruptos e sentimos que tudo pode ser passado a limpo a partir de agora, porque a prática do político, que foi eleito para combater a corrupção e os desmandos, não condiz com o discurso que fez nos palanques. Muito pelo contrário.
Dá condições e cargos para que continuem solapando e dilapidando o patrimonio publico.

terça-feira, 23 de julho de 2013

POSSIVEIS FRAUDES CONTRA INSS EM PRESIDENTE VENCESLAU


                       Nos últimos dias, circulam em Presidente Venceslau que importantes figuras da nossa sociedade estariam envolvidas em uma série de atos fraudulentos contra o INSS na concessão de benefícios previdenciários, como em declarações inverídicas dos segurados, em relação à composição da renda familiar.

                      As fraudes, para conseguir um benefício assistencial, gerariam o pagamento ao intermediário – suposto advogado – da importância de R$ 3 mil reais, em dez parcelas mensais.

                      A inserção de dados falsos nos sistemas da Previdência Social, para serem utilizados nas concessões dos benefícios teria a conivência e participação de funcionários do próprio órgão, principalmente em São Paulo.

                      Em Presidente Venceslau são mais de 200 (duzentas) pessoas que recebem Benefícios de Prestação Continuada – Amparo Social ao Idoso, segundo uma listagem que obtivemos e várias concessões estão sendo investigadas por agentes federais para saber a forma como foram conseguidas, se houve legalidade ou ilegalidade na concessão.

                    Este mesmo trabalho foi feito por uma Força Tarefa Previdenciária no Estado de Mato Grosso, composta pela Policia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, para expedição de mandados judiciais requeridos pela Policia Federal para busca e apreensão de documentos e conduções coercitivas.

                    A listagem que temos em mãos, tem nomes importantes ligados a políticos e famílias abastadas da cidade, que  se forem divulgados serão uma autêntica “bomba”.

                   As investigações no Mato Grosso duraram 14 meses e revelaram  a atuação de um esquema voltado para a obtenção fraudulenta de Benefícios de Prestação Continuada – Amparo Social ao Idoso. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e corrupção passiva.

                   O Benefício de Prestação  Continuada de Assistência  Social - BPC –LOAS, trata-se de benefício de assistência social  - integrante do Sistema Único de Assistência Social - SUAS –destinado aos idosos e pessoas com deficiência e sem condições mínimas de sobrevivência.

                  Para o recebimento desse benefício o requerente deve comprovar que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar “per capita” é inferior a ¼ do salário mínimo no país.

                  A relação dos beneficiários de Presidente Venceslau é bastante extensa e segundo comentários que circulam pela cidade, alguns teriam conseguido os benefícios através de agências da cidade de São Paulo, eis que ocupam posição sócio-econômica superiores a estas exigências em nossa cidade.

                 A relação de beneficiários é surpreendente.

                  É um assunto tratado com muita reserva e a boca pequena nas rodas de conversa, mas, que deve vir à tona em breve, pois sabemos que as investigações estão adiantadas.  

domingo, 21 de julho de 2013

IPREVEN ' A CAIXA PRETA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL '

           Resguardei o meu posicionamento, durante um longo tempo sobre o IPREVEN - Instituto de Previdência Municipal de Presidente Venceslau.
           Explico esta posição - minha filha Bel.Luzia Scarcelli Moré Borges, foi escolhida através de licitação com a participação de outros advogados interessados como uma das assessoras jurídicas do órgão na gestão Ernane Erbella.
           Fui contra a sua escolha, porque não concordava com o estilo administrativo, - diga-se escolha dos seus auxiliares - que o então prefeito adotava e que não cumpria o que durante a campanha eleitoral - Ernane e João Monteiro - prometeram.  " Mudar para melhorar ". Nunca escondí de ninguém que me empenhei pessoalmente, profissionalmente até a exaustão para que Ernane, fosse eleito. Fiz isto, em gratidão ao seu pai Inocencio Erbela, que sempre reputei como um dos maiores políticos de Presidente Venceslau. Achava que com Ernane na Prefeitura, seu pai lhe auxiliaria com seus amigos, e me coloco entre êles e Presidente Venceslau poderia ocupar novamente a pósição de liderança que teve outrora no Pontal do Paranapananema. Hoje, posso dizer, que já não penso mais assim....fruto do que passei,logo após a vitória do Ernane.
           Este desabafo vem depois de muito tempo, mas,como diz o ditado, "o tempo é o senhor da razão" e, é sempre bom tirar as mágoas subjetivas "pois nunca é tarde para recomeçar".
           Continuando com esta explicação, tenho a a dizer que " a minha filha Luzia ao assumir a asses-soria jurídica do IPREVEN, deparou com um " esquema " montado dentro do órgão, que privilegiava pessoas que dele se utilizavam para tirar proveitos pecuniários do Instituto e consequentemente do erário público.
            Apesar das relações um tanto estremecidas por ter assumido o cargo contrariando a minha vontade, minha filha acabou trazendo os fatos ao meu conhecimento, pois ficou estarrecida com o que conseguiu apurar.
            Ao ser informado, disse a ela que levasse estes mesmos fatos ao prefeito Ernane e também ao Ministério Publico, sob pena de que, no futuro a culpa podería recair sobre seus ombros por ter "prevaricado".
            Foi o que fez. No Fórum da Comarca local existe em um as Promotorias, a quem não nos cabe jugar os atos, tal expediente.
            Foi aberto na Prefeitura Municipal um concurso para Orientador Jurídico do CREAS, órgão de assistencia social e a Luzia passou em primeiro lugar, tornando-se efetiva no funcionalismo público municipal.
            Vieram as ultimas eleições e como já declarei publicamente, votei em" branco" contrariando meus princípios democráticos.
             Com a eleição de Jorge Duran, jovem, entusiasta, mas ao qual já fazia algumas ressalvas quando o ajudei em campanha anterior, a "esperança " voltou e com a eleição do meu genro Raphael do Forum, com maior votação para a Câmara Municipal, achei que devia ajudar.
             Fui várias vezes procurado durante as eleições para ajudar à coligação liderada pelo PT, mas sempre me neguei, por achar que "alí não era meu lugar" pois sempre fiz oposição ao partido quando esteve no governo.
             No primeiro episódio político, a eleição do Presidente da Câmara Municipal, notei, eu e o Raphael, que havia  "algo de estranho" pois o novo prefeito se omitia quando indagado sobre suas preferencias para a Presidencia da Câmara Municipal.
             Diante deste quadro  " tivemos um encontro, eu, o Rapahael, o Elcio Junior, já então indicado Chefe de gabinete, a filha Luzia e o prefeito Jorge Duran no Escritorio de Advocacia do Elcio, a quem sempre tive grandes afinidades, pois êle iniciou sua carreira profissional na Radio AM, da qual eu era o Gerente".
             A Luzia, surpreendendo a mim e ao Rapahael e talvez ao Elcio e ao prefeito, deu uma autentica aula sobre o IPREVEN, demonstrando que estava apta a ser a Diretora Presidente do Instituto.
             Notamos que o prefeito Duran, se impressionou e foi claro, dizendo que "ainda não havia decidido quem sería o Presidente do IPREVEN, e que em reunião que mantería com sua equipe podería sugerir o nome da Luzia".
             E isto acabou acontecendo. A Luzia foi nomeada Diretora Presidente com a ordem expressa do  Prefeito Duran de apurar tudo que havia acontecido e o que pudesse acontecer no Instituto levando até êle os acontecimentos.
             Talvez, na minha ótica, o unico procedimento que podería ser adotado tendo em vista o que vinha acontecendo anteriormente no Instituto. O prefeito havia prometido transparência em seu governo nos pronunciamentos pós eleições.
              O assunto é longo, e nos dias subsequentes, vou contar toda a história, pois o Diretorio do PT local, fez um importante comunicado pelos dois jornais da cidade, o oficial da prefeitura entre êles, e vou se Deus quiser, tirar esta angústia que me atormentou durante estes quase 7 mêses com o que se passa na autêntica " CAIXA PRETA' chamada IPREVEN.


          

sexta-feira, 5 de julho de 2013

LEMBRANDO PUBLICAÇÃO DE O ''INTEGRAÇÃO''

                                Talvez, para muitos leitores, do jornal "INEGRAÇÃO'' - órgão oficial dos municipios de Presidente Venceslau e Caiuá, passou desapercebida a publicação :
                              ATOS OFICIAIS -PAG 14 - TERÇA-FEIRA 25 DE JUNHO DE 2013.
                     PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIUÁ
Extrato de contrato no. 043/2013
Processo Licitatório - 023/2013
Convite no. 007/2013
CONTRATANTE ; Prefeitura Municipal de Caiuá.
CONTRATADO ; ADRIANA DA SILVA PEREIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OBJETO ; Contratação de Assessoria Jurídica, na área de Educação e cpntencioso judicial
CIGÊNCIA : 31 de Dezembro de 2013
VALOR DO CONTRATO ; R$ 6.500,00 (Seis mil,quinhentos reais) mensal (sic) valor do contrato global R$ 45.500,00 (quarenta e cinco mil, quinhentos reais)
DATA : 20 de junho de 2.013.
                                Nota do jornalista - A Bel. Adriana da Silva Pereira é a esposa do prefeito de Presidente Vdenceslau, Jorge Duran Gonsalez.


INFORMAÇÕES SOBRE 36A. FAIVE PEDIDAS PELA PROMOTORIA PARA A PREFEITURA
                             A diligente assessoria de imprensa da atual administração de Presidente Venceslau, ainda não tornou publica pelo Jornal INTEGRAÇÃO, - órgão oficial do municipio - como faz com todos os atos do prefeito Jorge Duran, se foram prestadas as informações sobre a 36a. FAIVE solicitadas pelo dr. Ricardo Rodrigues Salvato, Promotor  da la. Vara de Justiça de Presidente Venceslau.
O promotor oficiou no dia 22 de maio de 2.013, ao prefeito Jorge Duran, solicitando que " no prazo de 10 dias a contar do recebimento, que informe se foi instaurado no âmbito do Poder Executivo local, Procedimento Administrativo em face do sr. Roberto Rodrigues, a fim de apurar as irregularidades ocorridas na XXXVIa. FAIVE de 2.012".
                             O promotor pontua " sendo afirmativa a resposta, requeiro cópia integral do referido procedimento. Sendo contudo negativa, por fim que informe no mesmo prazo, quais as providencias que serão tomadas por Vossa Excelência para apuração das supostas irregularidades e defesa do erário público".
                              Segundo consta " o prefeito Jorge Duran Gonsalez remeteu com a data de 7 de junhode 2.013 para o Departamento Jurídico a matéria para providências".
                                Um comentário de nossa parte - dias atrás a "diligente" assessoria de imprensa
do Prefeito local, publicou em portal que mantem na Internet um "Direito de Resposta" que o verador Raphael Balhestero havia solicitado ao Diretor do Jornal Integração Jornalista Moacyr Bento.
                                Não se sabe como, pois o documento só foi remetido ao Integração, o direito de resposta foi publicado no Portal do Assessor de Imprensa da Prefeitura, demonstrando a intensa ligação entre o que se diz assessor de imprensa, pois não foi aprovado em concurso publico para tal e o dono do jornal.
                                O que aconteceu, foi que o portal ficou fora da rede por várias horas e quando voltou  estava sem a respectiva matéria.
                                É óbvio que o vereador Raphael do Forum se regozijou com o fato, mas, pelo que tem dito não pensa em seguir avante com o seu pedido de resposat ao Integração.
                                

quarta-feira, 3 de julho de 2013

BLOGGANDO - COMENTANDO

          Perdemos Gerson Dias. Um grande amigo. Lembro da CongregaçãoMariana há 40 anos atrás, quando Gerson com sua voz potente inundava a Igreja N. S. de Fátima com seus cânticos de amor ao Senhor.
          Era uma grande figura no tamanho e no ser humano.Com seus mais de 80 anos trabalhava de eletricista e contava um epiosdio curioos. Comoeletricista da Pentenciária I, Zwinglio Ferreira era um dos homens de confiança do "Bacharel". Um dia, ao executar um reparo na rede elétrica do Presídio,levou uma descraga eletria e caiu de um poste desacordado.Os presos que estavam auxiliando lhe deram imediata assistencia, praticando até respiração boca a boa, puxando  suaa língua e salvando a vida de Gerson Dias. Ele contava o episódio exaltano o ser humano e a solidariedade.
        Um fato relatado pelo meu grande mestre Altino Correia, no dia do seu sepultamento e que era compadre do Gerson Dias e que por si só demonstra o grande homem que Presidente Venceslau perdeu. Como sempre tenho dito, baseado no livro Sagrado, " a morte faz parte da vida e a ela devemos nos resignar". Descanse em paz " camisa nota 10" Gerson Dias, nosso amigo.

BLOGANDO E COMENTANDO - Posso prever que o prefeito Jorge Duran enfrentará dias dificeis pela frente. Aliás, já está enfrentando,  porque por mais que neguem, as suas relações com a base que lhe dá sustentação política, digo a autêntica de antes das eleiçoes   nao é das melhores. Duran, tem sido  criticado pelas suas atitudes que ferem o bom relacionamento com os que o elegeram em favor da prestação de favores a outros que foram contra. Há mutia brasa encoberta lembrando as festas juninas, escondida em baixo da lenha e que poderão virar fogueiras.

FAIVE - Até agora, são se sabe, se há uma Comissão com CNPJ da Prefeitura que não foi nomeada pelo prefeito ou uma Associação recentemente criada  que ainda pelo que se fala não conseguiu se oficializar. Pecuaristas, comerciantes, apoiadores e a grade maioria da população, há menos de 60 dias do evento, ainda não tem uma programação.Pelo que se fala há ingerencia de gente de fora, diga-se Presidente Epitácio, e de pessoas que não tem nada a ver com o evento pois exercem outros ramos de atividade, que não são   do ramo agropecuário. Duran, que prometeu ingresso livre e mudanças radicais na FAIVE, pelo que soubemos já levou um chega prá-lá da Comissão  e vai ter que resolver os problemas, sob pena de um grande fracassso que óbviamente vai refletir sobre sua administração.

HOMENAGEM A BRISOLLA - Mesmo a contra gosto dos vereadores que votaram contra o simples estabelecimeno de um protocolo para homenagear .o coronel Miguel Bisolla de Oliveira no dia 9 de julho, só porque a honraria foi proposta pelo vereador Raphael do Forum, que foi considerado " proscrito" pelo prefeito Duran e bancada , os convites de muito bom gosto estão sendo distribudos. Uma prova de que não existe ressentimentos do vereador é o fato de que no dia 9 de julho, data oficial da Revolução Constitucionalista, houve o adiamento para que o prefeito que tinha agenda em Brasília no dia 9 pudesse participar.