quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

                                        FAIVE UMA TRADIÇÃO DE PRES VENCESLAU

                                Os primórdios do Oeste Paulista, desde o seu desbravamento, mostram uma região com vocação para o agro-negócio.
                                Primeiro a extração da madeira, sucedendo a agricultura familiar, a pecuária e agora a cana de açucar.
                                Com o implemento dos assentamentos rurais na reforma agrária executada no oeste, a agricultura de subsistência é responsável por boa parte dos recursos monetários que giram pela economia regional.
                                 A pecuária, que já foi a maior geradora de rendas, teve sua area ocupada em parte pelos assentamentos e depois pela cana de açucar, com a implantação das usinas de alcool.
                                 Na década de 70 quando o então prefeito, ex-vereador, pecuarista  Manoel Rainho foi ungido como candidato unico a prefeito de Pres. Venceslau, teve como grande marca de seu governo a realização da primeira Feira Agro-Pecuária e Industrial de Pres. Venceslau, cuja abreviatura é  - F. A. I. V. E.
                                 Estudioso das coisas locais, democrata cristão, filho de tradicional família venceslauense, Rainho teve o descortínio e a coragem de realizar a exposição, lutando com uma série de contratempos, que iam dos seus proprios companheiros políticos aos críticos de plantão que estão em todos os lugares.
                                  No mês de julho de 1.975, deu-se a primeira FAIVE, no recinto da antiga Anderson Clayton, que foi cedida pelo ex-vereador Jorge Antonio Sobrinho, seu proprietário.
                                 A FAIVE foi um sucesso de publico, de comercialização de gado e teve no dia 15 de julho de 1975, um dos dias mais frios da história da região, mas com o publico assistindo e particpando de um leilão de gado que foi feito sob uma intensa geada.
                                 O gado de elite da região foi exposto, os barraqueiros faturaram, os leilões tiveram vendas totais, enfim, a FAIVE foi um sucesso, graças ao prioneirismo e a vontade do prefeito Manoel Rainho, que praticamente sózinho conseguiu realizá-la.
                                 Alguns perguntarão : Porque escreve estas linhas ?
                                 A resposta, penso eu, no meu apego à Pres. Venceslau e a FAIVE.
                                 Vivemos hoje, um momento dificil da maior festa da pecuária regional, com inquéritos, acusações, muito "diz que diz", e  aquela que é a nossa maior tradição, a festa do povo, se transformando em um "caso de justiça".
                                 Quando existe vontade, determinação, busca de objetivos conseguimos o que procuramos alcançar.
                                  Vamos lembrar do saudoso Manoel Rainho, homem íntegro, honesto, cumpridor de suas palavras, amigo leal, e dar um pouco de cada um de nós, para que a nossa festa maior não se perca no emaranhado de confusões que atrapalham a sua realização.
                                 A realização da FAIVE que já tem seu local próprio, um dos mais belos do Brasil,  nãopode ficar relegada a uma segundo plano, esperando pelo inesperado.
                                 É hora de cada um dar a sua contribuição e que nossas tradições sejam mantidas de acordo com as proprias forças e com o que cada um pode dar de sí para sua realização.
                               









Nenhum comentário: