terça-feira, 24 de março de 2009

PAULO KARAZAWA – BENFEITOR DA COMUNIDADE


Deus, em todos os seus ensinamentos, aponta “a caridade” como um dos pontos básicos de nossa vida cristã.
“Dar, sem olhar a quem”. – Presidente Venceslau, perdeu no final de semana, um dos seus mais importantes cidadãos.
Toshio Yokoyama, 75 anos de idade, o Paulo da Karazawa, como era chamado e conhecido.
Um benfeitor da comunidade. Acredito que na última década, um dos maiores doadores de tudo que precisava de ajuda dentro da cidade e até mesmo fora dela.
Tinha prazer em ajudar. Creio, que não existe nenhuma obra de benemerência edificada neste torrão, que não tenha sua participação.
Quando alguém pensava em campanha para auxílios, o primeiro local a ser visitado eram as Casas Karazawa. Todos sabiam que ali seriam atendidos.
Este grande amigo de todos nós partiu. Deixa uma enorme saudade e uma lacuna impreenchível dentro da comunidade.
Os seus amigos surpreendidos pela rapidez do desenlace, estupefatos, não compreendiam o “porque” de tudo que estavam vendo e sentindo.
Entretanto, Deus é sempre magnânimo, com aqueles que são bons. Paulo, aparentemente, não sofreu. Quando digo isto, penso nestas doenças terríveis que prostram as pessoas por longos períodos em um leito.
Falar da grande pessoa humana que foi, é uma redundância. Amou esta terra como ninguém. Veio da roça e no comércio construiu uma das mais belas lojas da cidade. Casado com uma mulher admirável, a Dona Ana,criou seus 4 filhos e sofria muito pela desaparecimento prematuro do seu primogênito.
No comércio e depois na pecuária sempre primou por vender o melhor. Seus produtos sempre foram de qualidade.
Um exemplo de cidadão e de homem de negócios. Fui um dos privilegiados por contar com sua amizade durante mais de 45 anos.
Amigo leal, discreto, firme, ponderado, bom conselheiro, nunca traiu a confiança daqueles que lhe confiavam a sua amizade. Posso dizer sem medo de errar, que devo muito a ele, que me apoiou em negócios e na vida cotidiana.
Escrevo estas linhas com o coração e emoção, eis que existem pessoas que marcam definitivamente as nossas cidades e delas não poderemos esquecer, jamais. O Paulo é, e sempre será, nosso eterno amigo.
Deus em sua infinita bondade e sabedoria, já deve ter acolhido no céu, aquele que na terra só soube praticar a caridade. Deus o tenha, querido amigo Paulo Karazawa.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional

Nenhum comentário: