quarta-feira, 30 de setembro de 2020

FÉ E ESPERANÇA NO FUTURO DO MUNICÍPIO

                                   "O tempo é o Senhor da razão ". 

                                     Faltam 45 dias para as eleições municipais, que estarão definindo o futuro do município.

                                     0s números são superlativos de candidatos a prefeito e vereadores, indicativo de que esta sendo iniciada uma maratona em busca dos votos.

                                    Os gastos com o apoio do Fundo Partidário, poderão ser impulsionados pelos candidatos, que entretanto terão que apresentar os gastos, sem omissões e sem a ajuda de terceiros, oque eu pode caracterizar caixa dois e problemas de toda ordem para os políticos que infringirem as normas.

                                   Observando, procurando manter a neutralidade e imparcialidade, deslumbramos um cenário politico inusitado e interessante em Presidente Venceslau. São os candidatos a prefeito, em um mosaico em que todos os gostos podem ser experimentados.

                                   Pela diversidade e heterogeneidade, o panorama, permite muitos comentários e hipóteses, ao redor do que se passa e se vê.

                                  Pelas restrições da lei, as campanhas ainda não ganharam a rua ap[os apresentarem documentação para registro há poucos dias..

                                  As chapas postulantes apresentam historia e características que permitem comentários balizadores da possível escolha na hora de votar.

                                 Pela ordem publicada no Tribuna Livre, Barbara Vilches PV, é uma das novidades do  pleito. Tem momento oportuno por ser mulher nesta época de busca de valorização do sexo feminino e com certeza pela facilidade de comunicação, poderá despontar na campanha.

                                Fernando Hamada , PROS, é outro concorrente de primeira vez e transitou em cargos nas ultimas administrações. 

                                Lauren Cesar Lima, PRTB, também é neófito na disputa e sua atuação tem sido cercada de polemica em termos abordados recentemente.

                                Lucimara Dias,PSD, vereadora muito atuante, é outra grata surpresa para a disputa e encara a figura feminina, como opção no quadro eleitoral e conta com o apoio do prefeito municipal e certamente a maquina administrativa proporciona muito  suporte.

                                João Paulo Rondó, PSB, vereador, filho do Zuza Rondó, um verdadeiro venceslauense, também disputa pela primeira vez o cargo executivo e goza de prestígio , visto as votações obtidas para mandatos na Câmara Municipal.

                               Marcelo Roncolato, PL, também é novato em politica, goza de bom relacionamento religioso, e devera ser uma opção para os que preferem quem nunca teve militância politica. 

                              Osvaldo Melo (PT), ex-prefeito municipal  e atual vice-prefeito, tem grande ,militância na politica local, ocupando sempre destaque nas ultimas eleições. Traz como novidade, o vice Elcio Junior, que é advogado e radialista, também estreante, oficial de gabinete do prefeito municipal.  

                              Anunciado como candidato  pelo PMDB, com apoio do  prefeito, provocou surpresa quando se aliou a Osvaldo Melo e se compôs como vice. A amizade pessoal entre os dois foi a motivação para a união, provavelmente.

                              Tufi Nicolau Junior, PSDB, filho do ex-prefeito Tufi Nicolau, é do partido do  governador, faz sua estreia para a disputa de cargo majoritário, e conta com o Mestre Tota como vice, também estreando para as majoritárias e figura importante na periferia da cidade. Ambos advogados.

                              Este é o quadro dos candidatos a prefeito no dia 15 de novembro de 2020. Palpites, são temerários e exercício inócuo de futurologia. Existem candidatos para todos os gostos e vontades.

                             0 voto é a maior arma que a democracia oferece. 


terça-feira, 22 de setembro de 2020

ELEICOES MUNICIPAIS - NOVO CONTEXTO

                            A nova ordem imposta a humanidade no conhecimento cientifico, tecnológico e por este fenômeno viral, que mata sem ser descoberto, traz indagações para analises sobre a realidade.
                            Vivenciamos com a rapidez dos novos meios, situações inusitadas permissivas a pensamentos e conjecturas surpreendentes para quem passa décadas sobrevivendo.
                             As eleições municipais adiadas para novembro mostram um quadro nunca antes visto.
                             A proliferação de candidaturas com números recordes de postulantes, querendo chegar aos postos eletivos, talvez levados pela "nova onda" de que tudo é possível, sem ao menos fazer uma auto-critica de suas  potencialidades intelectuais, que lhes permitam ocupar cargos de tamanha responsabilidade.
                            Não seria nada demais se olharmos para o nível de nossos políticos, que é baixíssimo.
                            Mas, se queremos melhoras na administração do bem publico, nada mais certo e justo do que renovar os quadros de mandatários com indivíduos que pelo menos sejam alfabetizados.
                            O que se vê ,nesta primeira apresentação de quem quer ocupar os cargos, é uma correria em busca do exercício de um cargo para o qual muitas vezes não se tem qualificação.
                            Muito tem se falado que o "fundo partidário"que injetará bilhões de dinheiro publico, é uma das grandes motivações para este súbito interesse.
                            Mal sabem estes desinformados que a prestação de contas deste dinheiro, é rígida o suficiente para condenar e levar a cadeia aqueles que dele dispuserem sem o cuidado necessário para apreciação dos órgãos fiscalizadores.
                           São tantos os candidatos, principalmente a prefeito e vice, que pessoas narcisistas estão submetendo seus nomes para apreciação do eleitor, sem olhar para o currículo, que apenas demonstra sua filiação e nada de bom realizado pela comunidade.
                          Pelos primeiros passos, podemos esperar uma busca de votos, expondo a mediocridade dos que se habilitam a serem representantes do povo.
                         O ditado popular pode ser contestado de "pode ficar pior do que está ".

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Um Homem Admirável

                A região do oeste paulista perdeu um grande realizador admirável em suas obras e grande empresário. Leal, brincalhão, amigo e tudo de bom que Deus pode dar ao ser humano 

 Conheci o Milton Penachi na década de 1970, através da gentil Odila Alons outra grande amiga                                                            

        Odila me convidou para ser professor da ITE em uma visita que faz a Radio presidente Venceslau AM, para fazer propaganda de um novo curso na Toledo.

       Honraria muito grande para um menino pobre e da periferia venceslauense

 Aos 24 anos tive a honra e a responsabilidade de ser um dos primeiros mestres da faculdade de Ciências Administrativa de Presidente Prudente. Não é preciso explicar o sentimento que me invadiu neste dia ao receber o convite e perante 100 alunos do primeiro termo proferir a minha primeira aula.

                Milton, quando o conheci, apresentado pela Odila me tratou como alguém que conhecia há muitos tempo.

                   Me apresentou a toda família e ao coordenador dos cursos de Direito e administração, Professor Almoste Manfrinato , que era de Bauru, homem de confiança do Dr.Antonio Eufrasio De Toledo  Magnifico Reitor  da ITE em Bauru , Presidente Prudente e Araçatuba.

                   Nas idas a Presidente Prudente para ministrar aulas, Milton Penachi, estava sempre sentado estrategicamente na secretaria onde saudava aos professores que chegavam.   

                Eram juízes, promotores e advogados que compunham o corpo docente dos cursos e o professor Milton com alegria e bom humor os saudava, chamando  a  todos de doutores. Tinha sempre uma palavra de carinho e afeto para todos.

               Era dono de tudo, mas agia com a simplicidade de um secretario sempre solicito’

               Milton “O Mineiro” como o chamávamos a tudo via e resolvia com um sorriso largo, sem estardalhaço com a picardia dos mineiros, tão famosos na paciência e no trato pessoal.

              Mas nesta vida tudo passa e chega ao final e hoje, 20 de setembro é um dia triste para nos e todos que o amavam. Melancólico e triste para quem perdeu esta grande brasileiro.

            Apesar de afastados da convivência pessoal, sempre lembrei do Milton Penachi, com amor e sobretudo gratidão, pois um dia junto com a Odila e sua família me tronaram Professor da Toledo, um dos mais altos reconhecimento pessoais; de qualquer indivíduo no nosso país.

              Uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil.

           Deixo aqui minha homenagem a este ser humano inesquecível e se Deus quiser ainda escreverei sobre a importância do Milton, como empreendedor no campo educacional, o qual considero um dos homens mais importantes da nossa região.

Que Deus o acolha em sua imensa escola. Meu agradecimento por mim e tenho a certeza que por todos que um dia foram seus amigos.


terça-feira, 15 de setembro de 2020

VACILO PARA OS INCAUTOS

'DEUS ACIMA DE TUDO  - O BRASIL ACIMA DE TODOS '
                                 Este slogan tem sido utilizado em toda mídia nacional,Invocando o Santo Nome de Deus, para enaltecer o  modo de vida, em que o Brasil está mergulhado.
                                  Para os que acreditam na indecisão, no vacilo, como modo de governar, é um meio seguro de ser enganado pelo "status quo " do momento..
                             Sabemos, todos os brasileiros, que estamos sendo enganados e muita gente geralmente de forma ao intencional está sendo iludida pelo erro ou desvio de quem detém o poder.
                                   Há uma serie de "vacilos ou seja bobeadas" que deliberadamente indecisas, confundindo ao povo que vive esta terrível pandemia, que ocupa todo espaço de tempo da existência pelos cuidados oque temos que ter para continuar sobreviver. 
                                  Isto sim, é um vacilo deliberado" no qual se percebe que tudo é orquestrado e patrulhado como o Blog do mano Toninho More, que foi covardemente "Hackeado" no final de semana.
                                  Quem postou o nariz do palhaço que nos faz rir, projetou a sua imagem de fiel servidor de mentes maléficas,que ao invés de cuidar da saúde do povo perde tempo publicando metáforas para denegrir imagens.
                                Se esquece que a VERDADE, sempre aparece, por mais que demore e que tudo vai passar e estes maldosos ficarão no anonimato que sempre estiveram, sem coragem de colocar "suas caras " cheias de vacilo, hesitação,engano,erro, desvio, deslizes, bobeadas, descuidos, distrações, hesitações, indecisões, titubeios e sobretudo de vergonha por não terem coragem de exercer a democracia, para expor suas ideias por mais fanáticas que sejam.