Existem aqueles amigos que por simpatia e amor, ocupam um lugar especial em nossos corações.
Durante nossas vidas que correm paralelas, vamos aprendendo a admirá-los e a amá-los.
São pessoas especiais, leais simpáticas, cativantes, prestativas, trabalhadoras, pontuais, honestas, às vezes implicantes, mas que com um simples sorriso ou gesto, nos fazem cada dia mais amigos.
Amigos que ficam guardados no fundo do coração. São irmãos no trato, na gentileza, na presteza, no convívio social, naquela certeza de que se precisarmos dele ou vice-versa, seremos atendidos.
Assim foi para mim e a minha família Armando Otsuka. Um grande amigo e que amigo.
Lembro de 1976, já se vão 31 anos, quando dirigia a sucursal do Jornal O Imparcial de Presidente Prudente em nossa cidade, e pegamos uma empreitada difícil de executar... Uma edição especial de 2 de setembro dos 50 anos de Presidente Venceslau.
O primeiro nome lembrado foi de Armando Otsuka com seu Foto Líder na Pedro II. Fotógrafo profissional, de acurada sensibilidade e que retratava como ninguém a realidade. Muita gente não considera. Mas, o fotógrafo é o jornalista nato. Aquele que reproduz com nitidez através de suas lentes, os fatos e acontecimentos. Assim era o pequenino Armando... Sempre com seu jeitinho, ia devagarzinho e com carinho, colhendo uma imagem aqui outra acolá e retratando com perfeição tudo que estava à sua volta. A edição de 16 páginas do Imparcial foi o maior trabalho jornalístico de uma cidade da região que até hoje o conceituado jornal publicou. Tudo fotografado por Armando Otsuka, com amor.
Hoje, quando soube da sua morte, fiquei paralisado de dor, com aquela vontade de chorar e confesso que chorei... Chorei pela perda de um verdadeiro amigo. Hoje, os verdadeiros amigos são poucos, infelizmente.
O Armando foi um amigo que chegava sorrindo, perguntando da família. Ah ! família. Toda a trajetória infantil da Cristina, Luciana e Luzia tem as fotos do Armando. O nosso casamento em 10 de julho de 1.971. As fotos são suas em preto e branco. Depois das fotos vieram as filmagens. Sempre com o Armando.
O que dizer de um amigo assim? Os desígnios de Deus são insondáveis. O Armando lutou contra um câncer no intestino e ajudou muita gente, explicando pacientemente o tratamento a que seu submeteu com ervas. Tinha uma vontade ferrenha de viver. Uma queda aparentemente sem importância lhe ceifou a vida as 68 anos de idade.
Ao lado deste seu perfil de grande amigo era um grande cidadão. Fez muito pelos mais necessitados. Era de um coração transbordante de bondade.
Durante o longo período que trabalhou na avenida Pedro II, sempre foi exemplo de comerciante honesto e cumpridor dos seus deveres.
Estamos tristes. Presidente Venceslau está triste. Perde neste final de março um dos seus grandes filhos. Nós particularmente perdemos um irmão de fé e profissão. Descanse em paz, querido Armando Otsuka.
Clóvis Moré
Jornalista Profissional
quarta-feira, 26 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário