É o que ocorre agora, com o ägronegócio "dentro da conjuntura nacional.
Na economia do país, tanto a agricultura, como a pecuária , que sao a base primaria da estrutura representam o suporte da cadeia produtiva.
Formam o alicerce necessario, produtivo e básico para o inicio do processo..
Nos dias atuais, mais do que nunca, o agronegócio é o "gancho "para as principais manchetes e noticias, devido ao que muitos afirmam, erroneamente, que a carne subiu demais no seu preco.
Nao é verdade....
Uma rapida analise nos ultimos anos dos numeros da economia mostra, que o agronegocio, além de cumprir o papel de alimentar a nacao produzindo a comida para a mesa do brasileiro, tambem gerou divisas com a exportacao do excedente de sua producao.
Agricultura, pecuaria de leite e corte, colocaram o Brasil como país de ponta para alimentar o mundo, batendo recordes sucessivos de superavits em dolares na balanca comercial.
Mesmo pagando um preco alto para produzir, devido a inflacao de insumos, - há dez anos atras, uma arroba de boi que custava 30 reais, comprava um rolo de arame, - hoje sao necessarias tres arrobas, o setor superou os entraves, e a capacidade dos empresarios rurais destaca o país.
Além deste fator crucial, avancou tecnologicamente e a industria e o comércio fossem beneficiarios deste progresso, comprando adubo, maquinas, implementos e os bens necessarios para produzir.
É óbvio que tudo isto gera milhares de empregos em todo polo produtivo, oportunizando que as familias sejam sustentadas por este mecanismo que nao para de girar.
É preciso que a nacao reconheca a importancia destes fatos e nao fique sempre, servindo aos "ganchos "de quem nada entende do assunto abordando, e taxando o agronegocio como vilao e aproveitador de situacoes em que a lei da oferta e procura é aplicada naturalmente.
0 agronegocio é hoje, uma das poucas areas em que os brasileiros podem se orgulhar.
Opções
Nenhum comentário:
Postar um comentário